Costumamos definir carro como um veículo de quatro rodas movido por um motor a combustão que anda em ruas e estradas, asfaltadas ou de terra. Não com essas palavras, a Oxford English Dictionary (OED) e os Oxford Dictionaries também classificam a palavra carro desta forma. A Jaguar, porém, busca mudar esta definição através de uma campanha para que esta definição seja alterada.
A razão para tal esforço da fabricante inglesa se dá por conta do I-Pace, SUV totalmente elétrico da marca, premiado como o Carro Mundial do ano e o Carro Europeu do ano em 2019. Apesar disso, de acordo com as definições das duas entidades inglesas, o veículo (e outros modelos elétricos de fabricantes diversas) não pode ser classificado como carro por não possuir um motor a combustão.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Para o OED, carro é definido como “veículo rodoviário alimentado por um motor (normalmente um sistema de combustão interna), desenvolvido para levar um motorista e um número pequeno de passageiros, e normalmente possui duas rodas dianteiras e duas traseiras, para uso privado, comercial, ou de lazer”. Para o Oxford Dictionaries.com, a definição é semelhante: “Um veículo rodoviário, tipicamente com quatro rodas, alimentado por um motor de combustão interna e capaz de carregar um número pequeno de pessoas”.
LEIA MAIS:
Audi apresenta no Brasil o novo Q8
BMW lança novo M850i de 530 cavalos
Gabriel Medina sofre para falar em alemão em campanha da Audi
Audi traz ao Brasil os novos A4 Avant e A5 Sportback
“Investimos muito tempo e esforços nos nomes de cada veículo e tecnologias para garantir que serão agradáveis ao consumidor, então nos surpreende que a definição de ‘carro’ esteja um pouco desatualizada. Por isso estamos convidando o Oxford English Dictionary e o Oxford Dictionaries a atualizar suas classificações online, refletindo a mudança do tradicional motor de combustão interna para motorizações mais sustentáveis”, diz David Browne, head do comitê de nomeações da Jaguar.
A Jaguar apresentou o I-Pace em 2018, na Áustria, e o modelo chegou ao Brasil em maio deste ano. No âmbito esportivo, a marca inglesa realizou um campeonato de Turismo com corridas na programação da Fórmula E, com o brasileiro Sérgio Jimenez saindo como campeão.
Deixe seu Comentário