Max Verstappen venceu neste domingo (3) o Grande Prêmio da Itália, 14ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da segunda colocação, mas conseguiu a ultrapassagem sobre Carlos Sainz, o pole position, na 15ª das 51 voltas disputadas no Autódromo Nacional de Monza. O resultado representou a 12ª vitória do holandês no ano, e a décima seguida, marca inédita na história da categoria.
A segunda colocação ficou com Sergio Pérez, que completou o 1-2 da Red Bull após conseguir uma ultrapassagem complicada sobre Sainz, que completou o pódio com o terceiro lugar, após se defender dos ataques de Charles Leclerc. O monegasco da Ferrari completou a prova em quarto, enquanto George Russell, com a Mercedes, ficou com a quinta posição.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, fechou a corrida com a sexta colocação, sendo seguido por Alexander Albon, sétimo com a Williams. Lando Norris levou a McLaren ao oitavo lugar, enquanto Fernando Alonso, com a Aston Martin, foi o nono. A zona de pontos em Monza foi completada por Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo.
LEIA MAIS:
F1: Sainz derrota Verstappen por 0s013 e fatura a pole na Itália
F1: Sainz bate Verstappen e lidera TL3 para o GP da Itália
Sainz coloca Ferrari na frente no segundo treino da F1 na Itália
F1: Verstappen lidera primeiro treino da F1 para o GP da Itália
F1: Mercedes anuncia renovação de contrato com Lewis Hamilton
A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada no dia 17 de setembro, com o Grande Prêmio de Singapura, em Marina Bay.
Confira como foi a corrida
Antes da largada do Grande Prêmio da Itália, a AlphaTauri de Yuki Tsunoda teve um problema, obrigando o japonês a parar na pista. Desta forma, a largada foi abortada. Um novo procedimento foi iniciado e, 20 minutos depois, a prova teve uma nova volta de apresentação e de aquecimento de pneus no Autódromo Nacional de Monza.
Quando a largada foi acionada, Carlos Sainz manteve a primeira posição, sendo seguido por Max Verstappen, que precisou se defender de um ataque de Charles Leclerc. George Russell partiu para cima do monegasco, mas manteve o quarto posto, sendo seguido por Sergio Pérez. Oscar Piastri passou por Alexander Albon para tomar o sexto lugar.
Sainz abriu uma pequena vantagem em relação a Verstappen no complemento da primeira volta, enquanto Albon retomou a sexta posição ao passar por Piastri no segundo giro. Na quarta volta de prova, o uso do DRS foi liberado, e o holandês da Red Bull se aproximou do espanhol da Ferrari, sem conseguir a tentativa de ultrapassagem no quarto giro.
Verstappen tentou a ultrapassagem na sexta volta, mas viu Sainz se defender dando-lhe a linha de fora no final da reta dos boxes, mantendo a primeira posição. Mais atrás, Pérez passou a atacar Russell pela quarta posição a partir da oitava volta. Na 11ª volta, o mexicano voltou a atacar Russell, novamente com o inglês se defendendo.
Pierre Gasly foi o primeiro a parar nos boxes na volta 11. Enquanto isso, Verstappen seguia próximo de Sainz, sem conseguir tentar a ultrapassagem. Pérez chegou a ultrapassar Russell na volta 14, mas passou por fora da primeira chicane, e devolveu a posição pouco depois.
Sainz travou os pneus na abertura da volta 15, e permitiu que Verstappen conseguisse a ultrapassagem para tomar a liderança da prova. Na volta seguinte, Pérez superou Russell e assumiu a quarta posição, no mesmo momento em que Albon foi aos boxes, colocando pneus duros. O holandês da Red Bull abriu vantagem rapidamente sobre Sainz, chegando aos três segundos na volta 18.
Leclerc se aproximou de Sainz, mas não chegou a buscar a ultrapassagem em um primeiro momento. O espanhol foi aos boxes na volta 20, e viu a Ferrari colocar pneus duros em seu carro. A Mercedes fez a mesma coisa com Russell no mesmo giro. Verstappen e Leclerc fizeram suas trocas de pneus no giro seguinte, enquanto Pérez trocou pneus no giro 22, bem como Fernando Alonso. Todos ganharam pneus duros.
Lando Norris, que segurava Lewis Hamilton há algumas voltas, trocou pneus na volta 23, o que foi seguido por Piastri na volta seguinte. Os dois se tocaram no retorno do australiano à pista, com o inglês tomando a posição. Russell recebeu uma punição de cinco segundos por levar vantagem em uma saída de pista. Verstappen voltou à ponta após superar Hamilton na volta 25.
Sainz e Leclerc passaram por Hamilton na 27ª volta, e o inglês da Mercedes visitou os boxes para receber pneus médios da Mercedes, retornando à pista em décimo, atrás de Alonso, a quem ele superou no giro 29. Norris, por sua vez, passou a atacar Albon pela sexta posição, trazendo consigo Piastri. Pérez abriu ataque sobre Leclerc na volta 31 pela terceira posição, com o monegasco prevalecendo.
Na volta seguinte, o mexicano da Red Bull conseguiu superar Leclerc e entrou na zona de pódio, enquanto Gasly fez sua segunda parada nos boxes. Na frente, Verstappen aparecia com pouco mais de sete segundos de frente para Sainz na 34ª volta de prova. Liam Lawson e GuanYu Zhou se dirigiram aos boxes também no 34º giro.
Norris seguia próximo de Albon, mas sem conseguir a ultrapassagem. Na volta 38, o inglês tentou o ataque, mas escapou da pista. Enquanto Lawson passou por Ocon para tomar a 15ª colocação na 40ª volta, Hamilton atacou Piastri, sem conseguir a ultrapassagem. Outro que tentou uma ultrapassagem sem sucesso foi Pérez sobre Sainz.
Hamilton voltou a atacar Piastri na volta 41, mas os dois se tocaram e saíram da pista. O inglês conseguiu a ultrapassagem pouco depois, e o lance passou a ser investigado. Pérez seguia atacando Sainz, sem conseguir a manobra para tomar a segunda colocação. O mexicano tentou novamente a ultrapassagem, novamente na volta 45, e viu Sainz se defender outra vez.
Hamilton acabou punido em cinco segundos pelo lance com Piastri, mas seguiu avançando ao deixar Norris para trás na volta 45. No giro seguinte, Pérez conseguiu a ultrapassagem sobre Sainz, tomando o segundo lugar. Com 47 voltas, Leclerc passou pelo companheiro de equipe, mas viu o espanhol retomar a posição.
Na volta 48, Hamilton passou por Albon, tomando a sexta posição, enquanto Sainz seguia se defendendo como podia dos ataques de Leclerc.
Deixe seu Comentário