Card image
Notícias
F1: Verstappen lidera primeiro treino da F1 para o GP da Itália

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/09/2023
  • Atualizado: 01/09/2023 às 11:03
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Itália, 14ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (1) no Autódromo Nacional de Monza, o holandês da Red Bull e líder do campeonato anotou 1min22s657, usando pneus duros em seu melhor giro.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda colocação acabou nas mãos de Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi 0s046 mais lento em relação a Verstappen. Sergio Pérez, com a outra Red Bull do grid, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco melhores da sessão foi completado por George Russell, piloto da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Fernando Alonso, com uma Aston Martin, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren. Lewis Hamilton, com a Mercedes, ficou com a oitava colocação, sendo seguido por Yuki Tsunoda, nono com a AlphaTauri. Alexander Albon, da Williams terminou o treino com o décimo tempo.

LEIA MAIS:

F1: Mercedes anuncia renovação de contrato com Lewis Hamilton
F1: Ferrari terá layout alusivo a vitória em Le Mans nos carros para o GP da Itália
Confira a programação e onde ver o GP da Itália de F1 na TV
Felipe Drugovich participa do primeiro treino para o GP da Itália de F1

A sessão ainda contou com a participação do brasileiro Felipe Drugovich. Andando com a Aston Martin que normalmente é pilotada por Lance Stroll, o piloto de testes ficou com a 18ª colocação entre os 20 pilotos do grid, marcando em sua melhor volta 1min24s140, tempo obtido com os compostos médios em seu carro.

Ainda nesta sexta-feira será realizada na segunda atividade livre do final de semana, a partir do meio-dia. O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 será disputado no domingo (3), a partir das 10h.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres começou com diversos pilotos partindo para a pista, entre eles Felipe Drugovich, brasileiro que participou da sessão com a Aston Martin. O primeiro a registrar tempo, porém, foi Lewis Hamilton, que anotou 1min24s429 com a Mercedes equipada com pneus duros, marca que logo foi batida por Oscar Piastri, com um carro da McLaren com pneus macios.

Sergio Pérez se colocou na terceira posição, enquanto Max Verstappen se colocou em quinto. Pouco depois, os pilotos da Red Bull partiram para uma nova volta, e o líder do campeonato se colocou na frente com 1min23s479. Pouco depois, Piastri voltou a liderar a sessão, agora com uma volta em 1min23s446, usando mais uma vez os compostos de faixa vermelha.

Carlos Sainz avançou para a primeira colocação com 11 minutos de treino, mas logo acabou superado por Verstappen, com 1min23s027. Pérez, por sua vez, pulou para o segundo lugar. Alguns minutos mais tarde, Drugovich completou seu primeiro giro rápido na sessão, se colocando na 13ª colocação com a Aston Martin equipada com pneus médios.

Enquanto Verstappen melhorou seu tempo para 1min22s657, Charles Leclerc se colocou na segunda posição, distante 0s309 do tempo do holandês. Com 22 minutos de sessão, Fernando Alonso se colocou na quarta posição, ainda que mais de meio segundo atrás do melhor tempo. Pérez, por sua vez, se colocou na segunda posição.

Os pilotos seguiam trabalhando prioritariamente com os pneus duros, o que fazia com que os tempos deixassem de cair. Isso mudou com 34 minutos de sessão, quando Sainz, ainda com os pneus duros, avançou para o segundo lugar, distante apenas 0s046 do tempo de Verstappen. GuanYu Zhou, por sua vez, reclamava da dirigibilidade do carro da Alfa Romeo.

Com os pneus macios, Yuki Tsunoda colocou a AlphaTauri na oitava colocação com 36 minutos de atividade. Instantes depois, Logan Sargeant escapou da pista, passando pela brita. Alexander Albon, seu companheiro de equipe, colocou a Williams na nona posição. A atividade entrou no quarto final com Verstappen na frente, seguido por Sainz, Pérez, Leclerc e Russell.

Restando dez minutos para o final do treino, Valtteri Bottas acertou uma volta para se colocar em 15º, subindo três posições. Os tempos seguiram os mesmos da primeira metade da sessão, e Verstappen ficou com o melhor tempo, sendo seguido por Sainz e Pérez. Drugovich terminou com a 18ª colocação.

Deixe seu Comentário

Comentários