Card image
Notícias
F1: Sainz derrota Verstappen por 0s013 e fatura a pole na Itália

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/09/2023
  • Atualizado: 02/09/2023 às 12:08
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz conquistou neste sábado (2) a pole position para a disputa do Grande Prêmio da Itália, 14ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizada no Autódromo Nacional de Monza. Em uma classificação das mais apertadas, com os três primeiros separados por menos de um décimo, o piloto da Ferrari cravou 1min20s294, garantindo a posição de honra pela primeira vez no ano.

Carlos Sainz
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição no grid ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi apenas 0s013 mais lento que Sainz. Charles Leclerc, com a outra Ferrari do grid, vai largar da terceira colocação, tendo ao lado na segunda fila George Russell, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores ainda tem Sergio Pérez, com a outra Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Alexander Albon, com a Williams, partirá da sexta posição, enquanto Oscar Piastri, da McLaren, se colocou em sétimo, logo à frente de Lewis Hamilton, o oitavo colocado no grid com a Mercedes. Lando Norris, da McLaren, partirá em nono, enquanto Fernando Alonso, com um carro da Aston Martin, fecha a lista dos dez melhores do grid.

LEIA MAIS:

F1: Sainz bate Verstappen e lidera TL3 para o GP da Itália
Sainz coloca Ferrari na frente no segundo treino da F1 na Itália
F1: Verstappen lidera primeiro treino da F1 para o GP da Itália
F1: Mercedes anuncia renovação de contrato com Lewis Hamilton
F1: Ferrari terá layout alusivo a vitória em Le Mans nos carros para o GP da Itália

O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 será disputado neste domingo (3), a partir das 10h.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação da Fórmula 1 em Monza começou com temperatura em 28°C e umidade do ar em 43%. O asfalto estava em 39°C. Logo que os pilotos foram autorizados a deixar os boxes, usando exclusivamente pneus duros, a maior parte deles foi para a pista. O primeiro a marcar tempo foi Yuki Tsunoda, com 1min23s234 com sua AlphaTauri.

Após a volta do japonês, outros pilotos baixaram seus tempos e lideraram a sessão, ainda que por alguns instantes. Foram os casos de Kevin Magnussen e de Max Verstappen, que teve sua volta excluída por conta dos limites de pista. George Russell chegou a pontear o treino, mas viu Alexander Albon marcar 1min22s123, tomando a ponta.

Carlos Sainz, que liderou dois treinos livres, pulou para a quarta posição com sete minutos de atividade. Já Fernando Alonso perdeu a volta por extrapolar os limites de pista. Sergio Pérez, por sua vez, tomou a liderança do treinamento, mas logo foi batido por Verstappen, que anotou 1min21s573 para marcar o melhor tempo com oito minutos para o final.

Alonso marcou o terceiro tempo, enquanto Tsunoda se colocou em quinto. Com seis minutos para o final, Charles Leclerc tomou a posição do espanhol da Aston Martin, se posicionando em terceiro, atrás apenas das duas Red Bull. Lewis Hamilton partiu para mais uma volta e se colocou na décima posição com a Mercedes.

Os pilotos que estavam na zona de eliminação partiram para a pista e passaram a completar voltas com três minutos para o final. Nico Hulkenberg, Oscar Piastri e Lando Norris foram alguns deles, com o inglês pulando para a quarta posição, atrás de Verstappen, Pérez e Sainz. O australiano da McLaren, porém, teve a volta excluída.

Leclerc pulou para a segunda posição, ficando com 0s215 atrás de Verstappen, mas acabou sendo superado por Albon, que foi apenas 0s088 mais lento que o melhor giro do holandês. Tsunoda avançou para a quarta posição. Os eliminados foram GuanYu Zhou, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Lance Stroll.

Q2
A segunda rodada da classificação contou com os pilotos partindo para a pista com pneus médios. O primeiro a partir para a pista foi Verstappen, o que foi seguido pelos outros pilotos instantes depois, exceção feita a dupla da Mercedes, que permaneceu nos boxes por mais alguns minutos. O holandês marcou 1min21s035.

A segunda posição foi tomada por Albon, com uma volta 0s237, enquanto Leclerc tomou a colocação do tailandês logo depois. Sainz tomou a liderança com nove minutos para o final com a marca de 1min20s991. Pouco depois, a Mercedes mandou Hamilton e Russell para a pista. O dono do carro número 63 marcou o sexto tempo, enquanto o heptacampeão se colocou em 12º.

Os pilotos visitaram os boxes quando restavam cinco minutos para o encerramento da sessão, voltando à pista pouco depois para as últimas voltas no circuito de Monza. Hamilton subiu para a quinta posição, enquanto Leclerc melhorou seu tempo para 1min20s977, sendo batido por Verstappen, que cravou 1min20s937.

Os eliminados foram Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas e Logan Sargeant.

Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo para a pista com pneus macios. Verstappen pisou na terra na curva 6, mas marcou 1min20s631, tempo melhor em relação a Pérez. Os dois, porém, foram superados pela dupla da Ferrari, que viu Sainz cravou 1min20s532, marca 0s032 melhor em relação a Leclerc. Russell apareceu em quarto, seguido por Albon.

Os pilotos retornaram aos boxes para fazer ajustes nos carros visando a parte final da classificação. Todos retornaram à pista com pouco mais de dois minutos para o final da sessão. Leclerc melhorou seu tempo, mas acabou superado por Verstappen. O holandês, porém, acabou batido por Sainz, que marcou 1min20s294 para faturar a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários