Card image
Notícias
MotoGP: Bagnaia vê Martín cair, segura rivais e vence GP da Indonésia

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/10/2023
  • Atualizado: 15/10/2023 às 4:51
  • Por: Leonardo Marson

Francesco Bagnaia venceu neste domingo (15) o Grande Prêmio da Indonésia, 15ª etapa da temporada 2023 da MotoGP. O piloto da Ducati largou da 13ª posição no circuito de Mandalika, escalou o pelotão rapidamente, contou com uma queda de Jorge Martín e superou Maverick Viñales para sair com a vitória e a liderança do campeonato.

Francesco Bagnaia
Foto: Ducati

A segunda posição ficou com Viñales, piloto da Aprilia que terminou apenas 0s306 de Bagnaia ao final das 27 voltas. O pódio ainda contou com Fabio Quartararo, que teve grande desempenho com a Yamaha para ser o terceiro colocado. Fabio Di Giannantonio, com uma Ducati da Gresini, terminou a prova em quarto, sendo seguido por Marco Bezzecchi, quinto com a VR46 Ducati.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Mesmo após cumprir duas voltas longas, Brad Binder terminou em sexto, chegando logo à frente de Jack Miller, seu companheiro de KTM e sétimo colocado. Enea Bastianini terminou a prova em oitavo com a Ducati, enquanto Álex Rins, da LCR Honda, foi o nono. Aleix Espargaró, com uma Aprilia, completou o grupo dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Martín vence Sprint na Indonésia e vira líder do campeonato da MotoGP
MotoGP: Marini passa pelo Q1 e garante pole position na Indonésia
Espargaró puxa 1-2 da Aprilia no TL2 da MotoGP na Indonésia
MotoGP: Martín supera tempo de Viñales e lidera primeiro treino na Indonésia
Com Márquez na Gresini, veja como está o grid da MotoGP para 2024

A corrida foi marcada por diversas quedas, incluindo a de Jorge Martín. O piloto da Pramac fez uma grande largada, saindo da sexta posição para a liderança, e tinha quase três segundos de frente na 13ª posição quando caiu sozinho na curva 11.

A MotoGP realiza sua próxima etapa no próximo domingo (22), com a disputa do Grande Prêmio da Austrália, corrida marcada para o circuito de Phillip Island.

Confira como foi a corrida

A corrida na Indonésia começou com Jorge Martín tomando a liderança nos metros iniciais, sendo seguido por Maverick Viñales, Fabio Quartararo subiu para terceiro, sendo seguido por Luca Marini, que largou da pole position. Brad Binder fechava o grupo dos cinco melhores, enquanto Francesco Bagnaia pulou para sexto. Ainda no giro inicial, Enea Bastianini escapou da pista.

Marini passou a atacar Quartararo pelo terceiro lugar, mas recebeu um toque de Binder e caiu, deixando a disputa pela vitória. Bagnaia avançou ao quarto lugar, enquanto Pol Espargaró foi para o chão, com Franco Morbidelli visitando os boxes com problemas em sua Yamaha. Na terceira volta, o atual campeão passou pelo francês da Yamaha para tomar o terceiro posto.

Quartararo passou a se defender dos ataques de Aleix Espargaró, mas cometeu um erro e foi ultrapassado, caindo para sexto, já que Binder também se aproveitou do erro do francês. Na frente, Martín disparou um segundo de frente para Viñales, que tinha 1,7 segundo de vantagem para Bagnaia. Na quinta volta, o sul-africano da KTM foi punido com uma volta longa pelo incidente com Marini.

Binder cumpriu sua punição na volta 6, retornando na décima colocação. Marini, por sua vez, recolheu para os boxes no complemento do mesmo giro. Com oito voltas disputadas, Marc Márquez foi ao chão, abandonando a prova. No meio do pelotão, Miguel Oliveira abriu ataque sobre Jack Miller, superando o australiano para tomar a sexta colocação na volta número 9.

Martín disparou 2,3 segundos sobre Viñales na abertura da décima volta da prova. Além disso, o espanhol da Aprilia via Bagnaia cortar timidamente a diferença. Já Oliveira escapou da pista após Binder tocá-lo, perdendo muitas posições. O lance passou a ser investigado imediatamente. Mais atrás, Joan Mir tentou superar Takaaki Nakagami, mas permitiu o X do japonês, que manteve o décimo posto.

Com 13 voltas, Augusto Fernández caiu, deixando a disputa da prova. Outro que caiu foi Mir, acabando com o final de semana da equipe oficial da Honda na Indonésia. Ainda no 13º giro, Martín foi ao chão quando tinha quase três segundos de vantagem na liderança da prova. Binder sofreu sua segunda punição de volta longa, agora por conta do incidente com Oliveira.

Outra queda ocorreu na volta 14, agora com Johann Zarco, companheiro de equipe de Martín. Na frente, Viñales mantinha a liderança da prova, sempre um segundo à frente de Bagnaia, enquanto Quartararo aparecia em terceiro, tentando encostar nos ponteiros. Aleix Espargaró, que tinha pneus macios, perdia desempenho e posições, aparecendo em sexto na volta 17.

Bagnaia passou a se aproximar de Viñales a partir da volta 18, trazendo a vantagem do espanhol para seis décimos. Quartararo, contudo, era o mais rápido entre os ponteiros. No meio do pelotão, Binder passou por Aleix Espargaró, subindo para o sétimo lugar. Já Fabio Di Giannantonio subiu para quarto ao deixar Miller para trás.

Com 20 voltas, Bagnaia passou por Viñales, tomando a liderança da corrida e abrindo vantagem rapidamente. Quartararo também chegou de vez sobre o piloto da Aprilia, e seguia sendo o mais rápido entre os líderes da prova. Apesar disso, o espanhol voltou a descontar a vantagem do atual campeão e piloto da Ducati.

A prova chegou as suas voltas finais com os três primeiros separados por apenas sete décimos. Quartararo tentou um ataque sobre Viñales na curva 16 na penúltima volta, sem sucesso. Bagnaia, então, abriu uma pequena vantagem para sair com a vitória.

Deixe seu Comentário

Comentários