Card image
Notícias
F1: Verstappen acerta volta voadora e fatura pole na Holanda

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/08/2023
  • Atualizado: 22/09/2023 às 11:57
  • Por: Luiz Felipe Chaguri

Max Verstappen conquistou neste sábado ((26) a pole position para o Grande Prêmio da Holanda, 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Zandvoort, o piloto da Red Bull registrou uma volta em 1min10s567, usando pneus macios em uma definição de grid que começou com pista molhada.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição no grid ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que foi superado em 0s537 por Verstappen. George Russell, da Mercedes, vai largar da terceira colocação, sendo seguido por Alexander Albon, quarto com a Williams. O grupo dos cinco melhores do grid foi completado por Fernando Alonso, da Aston Martin.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Carlos Sainz, da Ferrari, vai largar da sexta posição, enquanto Sergio Pérez, da Red Bull, partirá em sétimo, dividindo a quarta fila do grid com Oscar Piastri, oitavo com a McLaren. Charles Leclerc, da Ferrari, e Logan Sargeant, da Williams, completam a lista dos dez primeiros no grid em Zandvoort.

LEIA MAIS:

Verstappen comanda TL3 da F1 na Holanda debaixo de chuva
Ricciardo fratura o punho em acidente e não corre na Holanda. Lawson o substitui
Norris lidera segundo treino livre da F1 na Holanda
F1: Verstappen lidera primeiro treino livre para o GP da Holanda
Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Holanda de F1

A sessão contou com bandeiras vermelhas durante a realização do Q3. Logan Sargeant perdeu o controle de sua Williams e acertou o muro na curva 2 do circuito holandês, danificando a suspensão dianteira. Sem alternativa, a direção de prova paralisou a classificação quando restavam pouco mais de oito minutos para o final. Depois, foi a vez de Charles Leclerc acertar o muro.

O Grande Prêmio da Holanda de F1 será disputado neste domingo (27), a partir das 10h.

Confira como foi a classificação

Q1
A sessão classificatória começou com pista molhada, temperatura em 16°C e umidade do ar em 86% de umidade no ar. Com a possibilidade de a chuva voltar a qualquer momento, os pilotos partiram rapidamente para a pista, e o que se viu foi uma grande alternância nas primeiras posições. Alexander Albon foi o primeiro a marcar tempo, com 1min31s315 com a Williams.

Logan Sargeant bateu seu companheiro de Williams na sequência, sendo superado na sequência por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Oscar Piastri marcou 1min25s400, antes de ser batido por Lando Norris. A Ferrari, então, viu Charles Leclerc se colocar na frente, sendo seguido por Carlos Sainz, seu companheiro de equipe.

Com nove minutos para o final da sessão, George Russell tomou a ponta, sendo batido na sequência por Fernando Alonso e, posteriormente, Max Verstappen, que marcou 1min22s786. As McLaren voltaram a mostrar força, ficando com as duas primeiras posições, com Piastri à frente de Norris. A pista seguiu melhorando e Russell tomou a ponta com 1min22s052.

Restando cinco minutos para o encerramento da atividade, Verstappen voltou para a ponta, agora com 1min21s230. O tempo foi batido por Albon, que baixou da casa de 1min21s, cravando 1min20s939. Nos minutos finais, quem estava no final da tabela de tempos buscou melhorar suas marcas. Foi o caso de Leclerc, que subiu para 14º.

Ao final do Q1, Albon foi o líder, seguido por Verstappen e Piastri. GuanYu Zhou, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Liam Lawson foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo para a pista ainda com os pneus intermediários. Verstappen foi o primeiro a marcar tempo, com 1min21s921 com sua Red Bull. Sargeant avançou para o segundo lugar, mas logo foi superado por Russell e Albon. Pouco tempo depois, Oscar Piastri avançou para a segunda posição.

Norris tomou a primeira colocação ao marcar 1min20s629, marca que rapidamente foi superada por Verstappen. Hamilton, por sua vez, escalou para a terceira colocação. Com pouco mais de cinco minutos para o encerramento da sessão, a maior parte dos pilotos foi aos boxes para colocar um novo jogo de pneus.

Com quatro minutos para o final, Pérez avançou para a segunda colocação, distante 0s939 de Verstappen. Pouco depois, Albon pulou para a liderança ao marcar 1min19s399, enquanto Russell avançou ao segundo lugar. Alonso, que estava ameaçado, fez uma volta para se colocar em quarto. Piastri, com a McLaren, tomou a ponta com 1min19s392, no penúltimo minuto da sessão.

O Q2 entrou no minuto final com Sainz buscando classificação e Hamilton pulando para o oitavo lugar. Verstappen marcou 1min18s856. O espanhol da Ferrari se colocou em oitavo, avançando ao Q3. Lance Stroll, Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg foram eliminados.

Q3
A rodada final da classificação começou com Albon, Russell, Sainz e Sargeant usando pneus slicks macios, o que foi seguido por Alonso. Piastri, Verstappen, Leclerc, Norris e Pérez usavam os intermediários. Albon marcou 1min15s743, com Sargeant em segundo, seguido por Sainz. Com oito minutos para o final, o americano da Williams bateu na curva 2, forçando uma bandeira vermelha.

Após um intervalo para a montagem da barreira de proteção, o Q3 foi retomado, agora com todos os pilotos usando pneus slicks. Russell tomou a liderança da sessão com 1min12s578, marca que logo foi batida por Norris, que cravou 1min12s049. Verstappen se colocou na terceira posição, atrás dos dois pilotos da McLaren.

Charles Leclerc bateu a sua Ferrari na curva 9 do circuito, causando uma nova bandeira vermelha quando restavam quatro minutos para o final do treino. Após a retirada do carro do monegasco, o treino foi retomado com os pilotos partindo para uma única volta rápida.

Verstappen partiu para sua volta e marcou 1min10s567, marca que se mostrou 0s537 melhor em relação a Norris, enquanto Russell se colocou em terceiro. Albon e Alonso completaram o top-5.

Deixe seu Comentário

Comentários