Card image
Notícias
F1: Verstappen lidera primeiro treino livre para o GP da Holanda

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/08/2023
  • Atualizado: 25/08/2023 às 8:33
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Holanda, 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (25) no circuito de Zandvoort, o piloto da Red Bull e atual líder do campeonato cravou 1min11s852, marca obtida com pneus macios em seu carro.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Fernando Alonso, piloto da Aston Martin que foi superado em 0s278 por Verstappen. Lewis Hamilton, da Mercedes, marcou o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a outra Red Bull do grid. O grupo dos cinco mais velozes em Zandvoort foi completado por Alexander Albon, da Williams.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Lando Norris, com a McLaren, anotou o sexto melhor tempo da sessão, sendo seguido por Logan Sargeant, sétimo com o segundo carro da Williams. Oscar Piastri, da McLaren, encerrou a sessão em oitavo, enquanto Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, foi o nono. Esteban Ocon, da Alpine, fechou a lista dos dez primeiros colocados.

LEIA MAIS:

Haas anuncia renovação com Magnussen e Hulkenberg para 2024
F1: Shwartzman participa de TL1 do GP da Holanda no lugar de Sainz
Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Holanda de F1

O treinamento em Zandvoort contou com uma bandeira vermelha, causada por Nico Hülkenberg. O piloto alemão da Haas perdeu o controle do carro na curva 13 do circuito holandês e rodou, parando na brita e acertando a barreira de proteção. Sem conseguir sair do lugar, o veterano obrigou a direção de prova a paralisar a atividade.

A partir das 11h será realizada a segunda sessão livre do final de semana. O Grande Prêmio da Holanda de F1 está marcado para 10h de domingo.

Confira como foi o treino

O final de semana em Zandvoort começou com temperatura em 20°C e umidade do ar em 80%. O asfalto, por sua vez, estava em 30°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para suas voltas no pequeno circuito holandês. O primeiro a marcar tempo foi Kevin Magnussen, que cravou 1min16s910 com a Haas equipada com pneus duros.

Após George Russell e Lewis Hamilton marcarem tempo com os carros da Mercedes, Max Verstappen se colocou na frente com 1min15s393 com pneus duros em sua Red Bull. Sergio Pérez, com o outro carro do time do touro vermelho, subiu para a segunda posição. Com seis minutos de treino, Russell marcou 1min14s901 para tomar a ponta da tabela de classificação.

Verstappen se recolocou na ponta do treino com sete minutos de sessão, enquanto Esteban Ocon, com a Alpine, e Alexander Albon, com a Williams, apareceram em segundo antes de serem superados por Russell. Hamilton, então, tomou a ponta da classificação, sendo batido pelo holandês da Red Bull logo depois, com o tempo de 1min13s275.

Com 13 minutos de treino, Verstappen melhorou seu tempo, marcando 1min13s191, enquanto Pérez pulou para o terceiro lugar, mais de um segundo distante do tempo do companheiro de Red Bull. Pouco depois, o mexicano acabou superado por Logan Sargeant, da Williams, time que tinha Albon na quinta colocação no fechamento do primeiro quarto da atividade.

Valtteri Bottas avançou para a quinta colocação com 17 minutos de sessão com a Alfa Romeo. Pouco depois, o finlandês melhorou ainda mais seu tempo, subindo para terceiro. Com 20 minutos de bandeira verde, chamava atenção o fato de diversos pilotos não terem tempos marcados, casos de Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, e Fernando Alonso e Lance Stroll, da Aston Martin.

Os pilotos passaram a deixar os boxes com os pneus médios no segundo terço do treinamento, e Alonso marcou o 14º tempo. Já Daniel Ricciardo colocou a AlphaTauri na sexta colocação. Stroll, por sua vez, se dirigiu aos boxes após receber uma ordem da Aston Martin para isso. Russell, com a Mercedes ainda com pneus duros, subiu para o segundo lugar.

Sargeant, com pneus macios, marcou 1min12s814 com 28 minutos de treinamento, tomando a frente na tabela de tempos. Já Robert Shwartzman, que corria com a Ferrari de Carlos Sainz, aparecia na 18ª colocação na metade da sessão. Pérez tomou a liderança com 1min12s439, enquanto Albon pulou para segundo, apenas 0s008 distante do tempo do mexicano da Red Bull.

Ocon pulou para o sexto lugar com a Alpine com 35 minutos de sessão, enquanto Norris e Stroll seguiam sem marcar tempo, em que pese o piloto da McLaren ter oito voltas completadas na sessão. Pérez melhorou seu tempo e marcou 1min12s323, novamente com os pneus macios. Ricciardo, por sua vez, recolocou a AlphaTauri na quinta posição.

Charles Leclerc entrou no top-10 com a Ferrari, subindo para a nona posição após 40 minutos de treinamento. Pouco depois, Hamilton vinha rápido em sua volta, mas Nico Hulkenberg rodou e acertou a barreira de proteção, causando a primeira bandeira vermelha do final de semana da categoria máxima do esporte a motor mundial em Zandvoort.

Após rápida interrupção, o treino livre foi retomado com mais 11 minutos de pista liberada. A Aston Martin, então, revelou um problema na unidade de potência de Lance Stroll, que não marcou tempo na sessão. Verstappen, com os pneus macios, voltou a pontear a tabela de tempos ao marcar 1min11s852 com pneus macios, sendo seguido por Alonso e Hamilton.

O treino entrou nos cinco minutos finais com Norris avançando ao sexto lugar com a McLaren. Hamilton ainda voltou para a pista, mas não melhorou seu tempo. Assim, Verstappen foi o mais rápido, seguido por Alonso e por Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários