Card image
Notícias
Norris lidera segundo treino livre da F1 na Holanda

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/08/2023
  • Atualizado: 25/08/2023 às 12:26
  • Por: Leonardo Marson

Lando Norris foi o piloto mais rápido do segundo treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Holanda, 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada no circuito de Zandvoort, o piloto da McLaren registrou 1min11s330 na melhor das suas voltas, usando pneus macios, e não foi alcançado pelos adversários.

Lando Norris
Foto: McLaren

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s023 mais lento em relação a Norris. Alexander Albon, com a Williams, anotou o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Lewis Hamilton, quarto com o carro da Mercedes. O grupo dos cinco melhores da atividade foi completado por Yuki Tsunoda, piloto da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Pierre Gasly, com um equipamento da Alpine, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, ficando imediatamente à frente de Sergio Pérez, sétimo com a Red Bull. Lance Stroll, com a Aston Martin, foi o oitavo, enquanto Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo, e Fernando Alonso, com a outra Aston Martin do grid, completaram o top-10.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen lidera primeiro treino livre para o GP da Holanda
Haas anuncia renovação com Magnussen e Hulkenberg para 2024
F1: Shwartzman participa de TL1 do GP da Holanda no lugar de Sainz
Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Holanda de F1

O treino em Zandvoort ainda contou com uma bandeira vermelha. Logo aos dez minutos de sessão, Oscar Piastri bateu o carro da McLaren na curva 3 do circuito, danificando o veículo. Pouco depois, Daniel Ricciardo também acertou a barreira de proteção no mesmo ponto com a AlphaTauri, evitando uma colisão em T com o compatriota.

As atividades da Fórmula 1 terão sequência neste sábado (26). Às 6h30 será realizado o terceiro treino livre do final de semana, enquanto às 10h ocorrerá a classificação que determinará as posições de largada em Zandvoort. O Grande Prêmio da Holanda será disputado às 10h de domingo.

Confira como foi o treino

A segunda sessão de treino livre em Zandvoort começou com temperatura em 19°C e umidade em 75%. O asfalto estava em 32°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista, com Valtteri Bottas sendo o primeiro a marcar tempo, com 1min13s630, usando pneus duros em sua Alfa Romeo, logo com quatro minutos de sessão.

A partir daí, o que se viu foi a alternância dos pilotos da Mercedes e Red Bull pela liderança. Lewis Hamilton marcou 1min13s627 usando pneus médios, mas logo foi superado por George Russell e por Sergio Pérez, que marcou 1min12s750, também com médios. Os dois se alternaram na ponta até que Max Verstappen marcasse 1min12s499, tomando a primeira posição.

Com dez minutos de sessão, a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no final de semana. Oscar Piastri perdeu o controle de sua McLaren e acertou a barreira de proteção na curva inclinada do traçado holandês. Para evitar uma colisão em T, a mais perigosa em qualquer tipo de corrida, Daniel Ricciardo jogou o carro da AlphaTauri no muro também. A bandeira vermelha foi acionada.

Quando a atividade foi retomada, aos 24 minutos, os pilotos partiram para a pista com pneus macios, e os tempos despencaram. Logan Sargeant se colocou na frente com a Williams, marcando 1min11s934. Depois, Lance Stroll, Pierre Gasly e Hamilton se colocaram na frente, até que Lando Norris marcasse 1min11s330 com 28 minutos de sessão.

Max Verstappen voltou à pista, mas se colocou na segunda posição, distante 0s023 do tempo obtido por Norris. Pouco depois, Alexander Albon avançou para o terceiro lugar com a Williams, enquanto Yuki Tsunoda pulou para o quinto lugar com a AlphaTauri. Com 25 minutos para o encerramento da atividade, os pilotos passaram a priorizar os long runs, fazendo com que os tempos deixassem de cair.

A sessão chegou aos dez minutos finais com todos os pilotos, exceções feitas a Piastri e Ricciardo, na pista, trabalhando nas simulações de corrida. Assim, Norris terminou na frente, sendo seguido por Verstappen e Albon.

Deixe seu Comentário

Comentários