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F1: Sainz segura rivais nas últimas voltas e vence GP de Singapura

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  • Publicado: 17/09/2023
  • Atualizado: 17/09/2023 às 10:56
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz venceu neste domingo (17) o Grande Prêmio de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma corrida das mais emocionantes no circuito de Marina Bay, o piloto da Ferrari teve calma para suportar aos ataques de Lando Norris e de George Russell para vencer pela primeira vez no ano. O resultado ainda quebra a hegemonia da Red Bull no ano.

Carlos Sainz
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que esteve próximo de Sainz nos giros finais, mas sem conseguir a ultrapassagem. Lewis Hamilton foi o terceiro com a Mercedes, após ver George Russell bater na volta final, quando ambos tinham pneus mais novos que os rivais. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o quarto, enquanto Max Verstappen, que largou em 11º, foi o quinto.

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Pierre Gasly levou a Alpine ao sexto lugar, sendo seguido por Oscar Piastri, sétimo com a outra McLaren do grid. Sergio Pérez cruzou a linha de chegada em oitavo com a Red Bull, enquanto Liam Lawson conquistou seus primeiros pontos na carreira com um nono lugar com a AlphaTauri. Kevin Magnussen, da Haas, foi o décimo.

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A Fórmula 1 prossegue já no próximo final de semana, quando será disputado o Grande Prêmio do Japão, corrida marcada para o circuito de Suzuka.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Carlos Sainz mantendo a primeira colocação nos metros iniciais, enquanto Charles Leclerc passou por George Russell, tomando o segundo lugar. Lewis Hamilton passou reto na primeira curva, mas passou pelo companheiro de equipe e avançou ao terceiro lugar. Ainda na primeira volta, Yuki Tsunoda abandonou a disputa com a AlphaTauri após toque com Sergio Pérez.

Max Verstappen apareceu na nona posição após duas voltas, depois de largar na 11ª colocação. No giro seguinte, Hamilton devolveu o terceiro lugar para Russell, enquanto GuanYu Zhou, que largou dos boxes, fez sua primeira parada, trocando os pneus macios pelos duros. Na frente, Sainz abriu um segundo de frente em relação a Leclerc.

Norris passou por Hamilton, tomando a quarta posição, enquanto Verstappen atacava Kevin Magnussen em disputa valendo a oitava colocação. A ultrapassagem veio apenas na sexta volta. Leclerc, por sua vez, começou a se aproximar de Sainz, se valendo dos pneus macios e da asa móvel, que já estava liberada para uso.

Sainz aumentou o ritmo e abriu vantagem sobre Leclerc a partir da décima volta, chegando a 1,4 segundo. Os dois se mantinham a uma distância segura de Russell, que também não era atacado por Norris. Na volta 16, o monegasco da Ferrari fez uma volta ruim e permitiu ao companheiro de equipe abrir vantagem, além de permitir uma aproximação de Russell.

Em 11º, Pierre Gasly passou a atacar Nico Hulkenberg na 18ª volta. Sainz, por sua vez, foi o primeiro a andar abaixo de 1min39s no mesmo giro, ampliando sua vantagem em relação a Leclerc para 3,5 segundos. Na volta seguinte, Logan Sargeant bateu, mas conseguiu levar o carro da Williams aos boxes. O Safety Car foi acionado no 20º giro.

Quase todos os pilotos optaram por visitar os boxes durante a neutralização, exceções feitas a Verstappen, Pérez, Bottas e Zhou. Após as paradas, Sainz manteve a liderança da prova, seguido por Verstappen, Russell, Norris e Hamilton. Na relargada, na volta 23, Fernando Alonso foi punido com cinco segundos por cruzar a linha de box na entrada do pit lane.

Russell viu Verstappen se defender, mas conseguiu a ultrapassagem sobre o holandês para tomar a segunda colocação, enquanto Norris superou Pérez para tomar o quarto posto no mesmo momento. A partir daí, os pilotos da Red Bull despencaram. Hamilton deixou o mexicano para trás na volta 24, mesmo momento em que o inglês da McLaren passou pelo líder do campeonato.

Com a liberação da asa móvel na volta 25 e se valendo de pneus novos, Hamilton passou fácil por Verstappen no giro 27, e o mesmo ocorreu com Leclerc na volta seguinte. O líder do campeonato caiu para sexto, seguido por Pérez. O mexicano, por sua vez, passou a ser atacado por Alonso, que ainda tinha de cumprir uma punição. Na volta 36, Magnussen escapou da pista.

Alonso atacou Pérez pela sétima posição, mas acabou superado por Ocon. O francês, então, partiu para cima do mexicano da Red Bull, conseguindo a ultrapassagem na volta 39 para tomar a sétima colocação. Na frente, Sainz passou a ver Russell apenas seis décimos atrás, em condições de disputar a liderança da corrida.

Pérez foi aos boxes na volta 40, colocando pneus médios. O mesmo ocorreu com Verstappen no giro seguinte. Com 42 voltas, Alonso passou a reclamar que o carro da Aston Martin estava inguiável. Com 43 voltas, Ocon parou com problemas no carro da Alpine, deixando a disputa e parando na pista. O Safety Car Virtual foi acionado.

Albon foi aos boxes na volta 44, enquanto a Mercedes levou seus dois pilotos aos pits no giro seguinte, colocando pneus médios nos carros de Russell e Hamilton. Alonso também trocou pneus e cumpriu a punição, mas viu um problema no pneu traseiro direito durante a troca. A relargada veio na volta 45, com Sainz na frente, seguido por Norris, Leclerc, Russell e Hamilton.

Russell fez a volta mais rápida da prova no giro 46, tirando dois segundos da vantagem de Leclerc. Alonso passou reto em uma curva com a Aston Martin no giro seguinte. Mais atrás, Verstappen passou por Zhou para tomar a décima colocação. Na volta 49, o holandês da Red Bull deixou para trás Hulkenberg, assumindo o oitavo lugar.

Enquanto Russell e Hamilton cortavam rapidamente a distância para os líderes, Verstappen teve algum trabalho para superar Lawson e tomar a oitava colocação. A corrida entrou nas dez voltas finais com Russell encostando em Leclerc na volta 53, com o inglês conseguindo a ultrapassagem para tomar o quarto lugar no complemento da volta.

Hamilton também passou por Leclerc na volta 54, assumindo o quarto lugar. No giro seguinte, Verstappen passou por Piastri para tomar o sétimo lugar. Na volta 58, o holandês superou Gasly para ocupar a sexta posição. Russell chegou em Norris, que passou a atacar Sainz pela liderança da corrida. Com três voltas para o final, o piloto da McLaren passou a ser pressionado pelas duas Mercedes.

As últimas voltas tiveram Sainz buscando impedir a aproximação de Norris, que se preocupava com os ataques de Russell, que bateu na volta final. O espanhol da Ferrari venceu, seguido por Norris e Hamilton.

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