Card image
Notícias
F1: Leclerc lidera primeiro treino com 1-2 da Ferrari em Singapura

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/09/2023
  • Atualizado: 15/09/2023 às 7:33
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão que abriu as atividades desta sexta-feira (15) no circuito de Marina Bay, o piloto da Ferrari registrou na melhor das suas voltas a marca de 1min33s350, usando pneus macios.

Charles Leclerc
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição ficou com Carlos Sainz, que acabou 0s078 distante do tempo de Leclerc, seu companheiro de Ferrari. Líder do campeonato, Max Verstappen foi o terceiro com a Red Bull, sendo seguido por Lando Norris, quarto com um carro da McLaren. O grupo dos cinco primeiros colocados foi completado por Lewis Hamilton, da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

George Russell, com a outra Mercedes do grid, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, ficando à frente de Sergio Pérez, sétimo com a Red Bull. Fernando Alonso, com a Aston Martin, acabou a sessão com o oitavo tempo, enquanto Yuki Tsunoda, com a AlphaTauri, foi o nono. Esteban Ocon, da Alpine, foi o décimo.

LEIA MAIS:

GP de São Paulo de F1 abre vendas para Heineken Village na próxima semana
F1: Alfa Romeo anuncia renovação com Zhou para 2024
Confira a programação e onde ver na TV ao GP de Singapura de F1

A sessão contou com o acionamento de três bandeiras amarelas localizadas, todas ocorridas por conta de um lagarto que invadiu a pista. Na primeira, Verstappen notou o animal no traçado, enquanto na segunda, Sainz foi o responsável por avisar que o réptil estava na pista. Nos momentos finais da sessão, foi Russell quem notou o animal.

A segunda sessão de treinos livres em Marina Bay será realizada ainda nesta sexta-feira, a partir das 10h. O Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1 será disputado no domingo (17), a partir das 9h.

Confira como foi o treino

O primeiro treino em Marina Bay começou com temperatura em 32°C, umidade do ar em 61% e asfalto em 45°C. Logo que os boxes foram abertos, praticamente todos os pilotos partiram para a pista de cara, exceção feita a dupla da Williams. O primeiro piloto a registrar tempo foi Valtteri Bottas, que cravou 1min39s308 com o carro da Alfa Romeo.

Logo em seu primeiro giro, Fernando Alonso cometeu um pequeno erro e escapou com o carro da Aston Martin. Lando Norris, pouco depois, tomou o melhor tempo com 1min37s895 a bordo da McLaren, sendo seguido por Pierre Gasly, da Alpine, e Max Verstappen, terceiro no primeiro giro rápido com o carro da Red Bull.

Alexander Albon colocou a Williams na 11ª colocação em seu primeiro giro, enquanto Norris melhorou a sua marca para 1min35s782, passando a ser seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc, dupla da Ferrari. Com dez minutos de sessão, Lewis Hamilton subiu para o quarto lugar da folha de tempos, sendo seguido por Max Verstappen e Sergio Pérez, ambos da Red Bull.

Com pneus duros, Sainz tomou a liderança do treino com 13 minutos de sessão com 1min35s718, sendo superado segundos depois por Leclerc, que cravou 1min35s683. Verstappen se colocou em terceiro, enquanto Pérez escapou do traçado. Norris melhorou seu tempo e avançou para o segundo lugar, ficando entre os dois pilotos da Ferrari.

Hamilton tomou a ponta da classificação com 18 minutos de treino, marcando 1min35s571 com pneus duros em sua Mercedes. Lance Stroll, por outro lado, partiu para sua primeira volta rápida na sessão pouco depois. Alguns momentos depois, Norris retomou a liderança do treinamento, agora marcando 1min34s776, novamente com pneus médios.

Pérez avançou para o segundo lugar, distante 0s560 do tempo obtido por Norris. O mexicano perdeu este posto para Leclerc e, depois, para George Russell. Já Esteban Ocon apareceu em quarto com a Alpine. Alonso, com a Aston Martin, voltou ao top-10 com metade do treinamento, enquanto Gasly, de pneus macios, retornou ao segundo lugar com a Alpine.

Com 33 minutos de treinamento, uma bandeira amarela no segundo setor foi acionada por conta de um lagarto que atravessava a pista. Após o animal sair do traçado, a bandeira verde voltou a ser acionada em todo o circuito. Russell se colocou na ponta da classificação, sendo superado na sequência por Sainz, e depois por Norris, que marcou 1min33s522 com pneus macios.

Os tempos seguiram caindo e Leclerc assumiu a liderança da sessão com 1min33s350, sendo seguido por Verstappen, segundo colocado com uma marca 0s126 pior que o tempo do monegasco. Yuki Tsunoda, com a AlphaTauri, se colocou em sexto. Com 15 minutos para o final, a Mercedes viu Hamilton subir para o quarto lugar, sendo seguido por Russell.

Sainz pulou para a segunda posição com 13 minutos para o final da sessão, enquanto Alonso melhorou sua marca e subiu para o nono lugar. Pouco depois, uma nova bandeira amarela no segundo setor foi acionada, outra vez por conta de um lagarto na pista. Segundos depois, a pista foi liberada naquele trecho mais uma vez.

O treino chegou aos dez minutos finais sem que os tempos baixassem. Com pouco mais de três minutos para o encerramento da sessão, um novo lagarto apareceu na pista, causando nova neutralização parcial da pista. A sessão terminou com Leclerc na ponta, seguido por Sainz e Verstappen.

Deixe seu Comentário

Comentários