Card image
Notícias
F1: Sainz fatura pole em Singapura. Verstappen é eliminado no Q2

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/09/2023
  • Atualizado: 16/09/2023 às 11:40
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz conquistou neste sábado (16) a pole position para o Grande Prêmio de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Marina Bay, o piloto da Ferrari anotou 1min30s984 na última das suas voltas para garantir a posição de honra pelo segundo GP seguido.

Carlos Sainz
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição ficou com George Russell, piloto da Mercedes que foi apenas 0s072 mais lento em relação ao tempo de Sainz. Charles Leclerc, com a outra Ferrari, vai abrir a segunda fila do grid, dividindo-a com Lando Norris, quarto com a McLaren. O grupo dos cinco melhores ainda conta com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Kevin Magnussen, com a Haas, ficou com a sexta posição do grid, enquanto Fernando Alonso, da Aston Martin, obteve a sétima colocação, dividindo a quarta fila com Esteban Ocon, oitavo com a Alpine. Nico Hulkenberg, da Haas, vai largar em nono, enquanto Liam Lawson, piloto que defende a AlphaTauri, completa a lista dos dez primeiros.

LEIA MAIS:

F1: Sainz bate Russell e lidera terceiro treino em Singapura
Sainz supera Leclerc e lidera segundo treino da F1 em Singapura
F1: Leclerc lidera primeiro treino com 1-2 da Ferrari em Singapura
GP de São Paulo de F1 abre vendas para Heineken Village na próxima semana

Quem não foi nada bem na classificação foram os pilotos da Red Bull. Max Verstappen foi eliminado ainda no Q2, e largará da 11ª colocação. Também eliminado na segunda rodada da definição das posições de largada, Sergio Pérez vai largar em 13º, após rodar em sua última tentativa de volta rápida em Marina Bay.

A atividade ainda foi marcada por um forte acidente com Lance Stroll. O piloto da Aston Martin vinha buscando tempo para tentar a classificação a segunda fase da classificação quando bateu com força o carro contra o muro, perdendo uma das rodas. O acidente causou uma bandeira vermelha que encerrou o Q1 imediatamente.

O Grande Prêmio de Singapura será disputado neste domingo (17), a partir das 9h.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação começou com temperatura em 29°C e umidade do ar em 77%. O asfalto estava em 34°C. O primeiro a visitar a pista foi Nico Hulkenberg, que foi seguido por diversos pilotos. O primeiro a marcar tempo, porém, foi Kevin Magnussen, com 1min33s200. O dinamarquês logo foi superado por Lando Norris e, depois, por Charles Leclerc, que marcou 1min32s523.

Com dez minutos para o final da sessão, George Russell avançou para a liderança da sessão com 1min32s478. Pierre Gasly, com a Alpine, subiu para a sexta colocação, caindo um posto após Fernando Alonso marcar o quinto tempo. Verstappen tomou a liderança com 1min32s398, marca que foi batida por Carlos Sainz, que cravou 1min32s339.

A atividade entrou nos últimos cinco minutos com todos os pilotos nos pits. Pouco depois, Logan Sargeant, em 17º, deixou os boxes buscando avançar para o Q2 da classificação, como outros pilotos fizeram. Albon avançou para o décimo lugar com a Williams, enquanto Verstappen reclamava do tráfego intenso na pista no final do Q1.

Yuki Tsunoda colocou a AlphaTauri na frente com 1min31s991, enquanto Pérez avançou ao segundo lugar, seguido por Nico Hulkenberg e Liam Lawson e Kevin Magnussen. Lance Stroll, que vinha em volta rápida, bateu muito forte na última curva, causando a primeira bandeira vermelha do final de semana em Singapura.

A sessão terminou com Tsunoda na frente, enquanto Valtteri Bottas, Oscar Piastri, Logan Sargeant, GuanYu Zhou e Lance Stroll foram eliminados.

Q2
Após longo período de intervalo para limpeza da pista, a segunda rodada da classificação começou com praticamente todos os pilotos indo à pista, exceção da dupla da Mercedes. Verstappen foi o primeiro a marcar tempo, com 1min32s307, marca batida por Magnussen segundos depois. Com dez minutos para o final, Lando Norris se colocou na ponta da classificação.

Os tempos seguiram caindo, e Sainz tomou a liderança, sendo batido na sequência por Alonso, que marcou 1min31s835. Restando sete minutos para o final da sessão, Russell se colocou na frente com 1min31s743, enquanto Hamilton pulou para a quinta posição. Todos os pilotos partiram para os boxes com pouco mais de cinco minutos para o final da sessão.

Os pilotos retornaram à pista com pouco mais de três minutos para o final da sessão. Na tentativa de volta rápida, Pérez rodou, voltando ao traçado logo depois. Sainz tomou a liderança com a marca de 1min31s439. A sessão terminou com o espanhol da Ferrari na frente, seguido por Russell e Alonso. Verstappen, Gasly, Pérez, Albon e Tsunoda foram eliminados.

Q3
A última rodada da classificação começou como a segunda fase, com todos, menos Hamilton e Russell, indo para a pista logo que os boxes foram abertos. Norris e Sainz tiveram uma pequena disputa para ter pista livre, com o piloto da McLaren prevalecendo. O primeiro a marcar tempo foi Magnussen, com 1min32s396.

Alonso se colocou na frente, mas logo foi superado por Norris. Sainz, então, marcou 1min31s170 para tomar a liderança, sendo seguido por Leclerc. Russell avançou para o quarto lugar, ficando uma posição à frente de Hamilton. Ocon e Lawson, por outro lado, demoraram alguns instantes para fazer a primeira volta na atividade, ficando em nono e décimo, respectivamente.

Após alguns instantes nos boxes, os pilotos voltaram aos boxes para a última volta rápida. Sainz melhorou seu tempo para 1min30s984, viu Norris, Leclerc e Russell falharem e garantiu a pole position. Russell larga em segundo, seguido por Leclerc.

Deixe seu Comentário

Comentários