Card image
Notícias
Endurance Brasil: Nicolas Costa, Hugo Cibien e Alexandre Finardi buscam pódio em Goiânia

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/09/2023
  • Atualizado: 21/09/2023 às 14:48
  • Por: Leonardo Marson

Desde a última corrida da Endurance Brasil, no Velopark, em junho, o AJR da equipe Power Imports fez algumas modificações como passar as aletas do DRS dianteiro de três para quatro elementos, e uma reforma nas canaletas do assoalho. Ainda assim, o protótipo que será pilotado pelo carioca Nicolas Costa, o capixaba Hugo Cibien e o catarinense Alexandre Finardi não fez o upgrade de potência que o igualaria aos AJR mais rápidos, e por isso tem que apostar no baixo consumo de combustível e na resistência do equipamento para disputar as melhores posições nas duas corridas de três horas cada que acontecem nessa sexta (22) e sábado (23) em Goiânia.

Foto: Rafael Gagliano

“A gente tem um déficit relativamente grande de potência em relação aos outros protótipos, então obviamente vamos focar na estratégia. No ritmo fica difícil passar então temos que fazer nossa própria corrida e esperar que a corrida venha até nós”, diz Nicolas Costa.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

“Nosso carro tem a tradição de não ter quebras mecânicas. A previsão para sexta e sábado é de temperatura em torno de 40 graus, então levar o carro inteiro até o fim será particularmente importante nesse fim de semana”, completa Hugo Cibien.

LEIA MAIS:

Lance Stroll confirma participação no GP do Japão de F1
F1: McLaren anuncia ampliação de contrato com Piastri
Site indica possível ida de Drugovich para a Williams no lugar de Sargeant
Confira a programação e onde ver na TV ao GP do Japão de F1
F1: Sainz segura rivais nas últimas voltas e vence GP de Singapura

“Na última etapa disputada aqui em Goiânia a gente chegou a andar muito perto dos líderes da prova, e tivemos o carro quebrado por uma pedra. A expectativa é que dessa vez a gente consiga ter um desempenho semelhante e chegue no final”, avalia Ubiratan Jacobsen, o Bira, chefe da equipe.

“A gente correu aqui com 30 e poucos graus, mas previsão para esse fim de semana é de muito mais calor, o que vai exigir demais dos carros e pilotos. A gente espera que tudo que a gente fez nesse longo período entre corridas na oficina funcione na pista”, diz o engenheiro Bruno Tascheck.

Hugo Cibien faz endurance dentro e fora da pista
Nesse fim de semana, sexta e sábado (dias 22 e 23), Hugo Cibien disputa a 4ª e 5ª etapas do Endurance Brasil, o principal campeonato de automobilismo de resistência do país. Mas a maratona para o piloto capixaba começou semana passada, mais exatamente na quarta-feira, dia 13, quando voou de Vitória, com escala em Guarulhos (SP), para disputar três corridas da Stock Car Series no Velopark, na Grande Porto Alegre. Domingo à noite, após as provas da Stock Car, Cibien voou de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, e do aeroporto Santos Dumont para Vitória. Ficou pouco mais de 24 horas em casa, em Vila Velha. Terça, às 5 da manhã, estava de volta ao aeroporto de Vitória, de onde voou para Belo Horizonte, e de lá para Goiânia. À tarde, já estava treinando no protótipo AJR da equipe Power Imports, que divide com o carioca Nicolas Santos e o catarinense Alexandre Finardi. Sexta e sábado serão duas corridas de três horas de duração onde os pilotos se revezam.

Além de estar bem preparado fisicamente, já que nas provas de Goiânia é esperada temperatura ambiente em torno de 40 graus à sombra, o que significa o asfalto a mais de 60 graus e uma sauna dentro do carro, Cibien, como sempre acontece quando acontecem provas de Endurance seguidas às de Stock Car, tem que fazer um reset mental. Isto porque os carros são muito diferentes em peso e potência – o protótipo AJR é mais leve e potente que o Stock Car -, o que gera reações totalmente diversas e muda bastante a guiada do piloto.

“É uma semana pesada, muito aeroporto, espera para conexões, a gente muda de hotel, muda de carro, muda de equipe, são outros engenheiros e mecânicos, e cada um tem um jeito de trabalhar, muda de companheiros. É um teste para o corpo e para a cabeça, um baita desafio, que eu encaro com muito prazer, porque amo o que faço”.

As etapas do Endurance Brasil acontecem na sexta (22) a partir das 9 horas e sábado (23) a partir das 14 horas.

Deixe seu Comentário

Comentários