Max Verstappen venceu neste domingo (2) o Grande Prêmio da Áustria, décima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull foi dominante ao longo das 70 voltas da prova disputada no Red Bull Ring, em Spielberg, ainda que não tenha, desta vez, liderado todos os giros da corrida, e garantiu sua 42ª vitória na carreira, superando Ayrton Senna neste quesito.
A segunda colocação ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que terminou mais de 20 segundos distante de Verstappen. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, completou o pódio com a terceira colocação, sendo seguido por Carlos Sainz, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Lando Norris, da McLaren.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Fernando Alonso, em corrida discreta, terminou em sexto com a Aston Martin, sendo seguido por Lewis Hamilton, sétimo com a Mercedes. George Russell, com a outra Mercedes do grid, terminou em oitavo, sendo seguido por Pierre Gasly, nono com a Alpine. Lance Stroll, com a Aston Martin, completou o grupo dos dez melhores.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen impede Pérez e vence sprint da Áustria
F1: Leclerc perde posições no grid da sprint em Spielberg
F1: Verstappen voa no Q3 e é pole da corrida Sprint na Áustria
F1: confira como ficou grid para o GP da Áustria no domingo
A Fórmula 1 tem prosseguimento no próximo final de semana com a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, corrida marcada para o circuito de Silverstone.
Confira como foi a corrida
A corrida na Áustria começou com Max Verstappen mantendo a primeira colocação, depois de suportar ao ataque de Charles Leclerc. Carlos Sainz apareceu em terceiro, sendo seguido por Lewis Hamilton e Lando Norris. Yuki Tsunoda escapou do traçado e, com muitos detritos na pista, a direção de prova acionou o Safety Car.
A relargada veio na quarta volta, com Verstappen mantendo a liderança sem problemas, abrindo dois segundos sobre Leclerc três giros depois. Na décima volta, Sergio Pérez passou por George Russell para tomar a 11ª colocação, enquanto Nico Hülkenberg, que vinha perdendo posições, visitou os boxes logo na 12ª volta, tendo problemas dois giros depois, causando um Safety Car Virtual.
Durante a neutralização, a grande maioria dos pilotos visitou os boxes para fazer a troca de pneus, o que não foi seguido pela Red Bull, que manteve Verstappen e Pérez na pista. A bandeira verde veio na volta 16, com Hamilton e Tsunoda punidos em cinco segundos por não respeitarem os limites de pista. Sainz, por sua vez, passou por Hamilton e Pérez na 20ª volta, tomando o terceiro lugar.
Verstappen parou nos boxes na volta 25, recebendo pneus duros, ante médios dos pilotos da Ferrari. O holandês voltou para a pista em terceiro, e superou Sainz no giro seguinte, mesmo momento em que Pérez foi aos boxes. Já Esteban Ocon foi punido por saída perigosa dos boxes. Na volta 28, Hamilton cometeu um erro e acabou superado por Lando Norris, que tomou o quarto lugar.
Sainz foi punido em cinco segundos por não respeitar os limites de pista na volta 29, enquanto Pérez passou por Russell na volta seguinte, tomando a oitava colocação. Enquanto Tsunoda era investigado por não cumprir uma punição, Verstappen se aproximou de Leclerc na volta 34, superando o monegasco no giro seguinte para retomar a liderança. Albon foi outro piloto punido por limites de pista.
Nyck de Vries foi punido em cinco segundos por forçar Magnussen fora da pista. Na frente, Verstappen carregava seis segundos de frente para Leclerc na 40ª volta. Ocon foi aos boxes na volta 42, cumprindo sua punição, o que foi feito também por Norris, Russell e Albon, enquanto Pérez passou por Alonso para tomar a sexta colocação.
Hamilton foi aos boxes e cumpriu sua punição na volta 43, o que foi repetido por Fernando Alonso e Pierre Gasly na volta 45. Sainz cumpriu sua punição e parou nos boxes na volta 47, o que foi feito por Leclerc no giro seguinte. Verstappen parou nos boxes e trocou pneus no giro 50, o que foi feito também por Pérez na volta 51.
Tsunoda foi penalizado em dez segundos na volta 54, novamente por não respeitar os limites de pista. Já Pérez abriu ataque sobre Sainz na volta 58, e dois giros depois, protagonizaram grande disputa, com o piloto da Ferrari mantendo a terceira colocação. O mexicano só tomou o terceiro lugar duas voltas depois.
Na volta 63, Stroll passou por Albon, tomando o décimo lugar. Já Logan Sargeant foi outro punido por conta dos limites de pista. Verstappen foi aos boxes na volta 70 para colocar pneus macios. O holandês seguiu para vencer a prova e marcar a volta mais rápida da corrida.
Deixe seu Comentário