Card image
Fórmula 1
Pérez supera Alonso no início e vence o GP da Arábia Saudita

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/03/2023
  • Atualizado: 19/03/2023 às 20:41
  • Por: Leonardo Marson

Sergio Pérez venceu neste domingo (19) o Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O mexicano da Red Bull largou da pole position no circuito de Jedá, chegou a perder a primeira posição para Fernando Alonso, mas retomou a ponta no quarto giro e disparou para vencer pela primeira vez no campeonato.

Sergio Pérez
Pérez venceu pela primeira vez na temporada. (Foto: Getty Images)

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, que largou da 15ª posição com a outra Red Bull, e escalou o pelotão, ficando atrás apenas do companheiro de equipe. Fernando Alonso terminou a prova em terceiro, chegou a ser punido por uma falha no cumprimento de uma punição, mas teve a penalização revogada horas depois da prova. George Russell, da Mercedes, foi o quarto, seguido por Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Carlos Sainz, da Ferrari, terminou a prova com a sexta colocação, enquanto Charles Leclerc, com o outro carro da equipe italiana, foi o sétimo. Esteban Ocon levou a Alpine à oitava posição, enquanto Pierre Gasly, com o outro carro do time francês, foi o nono. Kevin Magnussen completou o top-10 com a Haas, depois de superar Yuki Tsunoda nas voltas finais.

LEIA MAIS:

F1: Pérez fatura a pole position na Arábia Saudita
Verstappen lidera terceiro treino livre da F1 na Arábia Saudita
F1: Verstappen comanda segundo treino na Arábia Saudita
F1: Verstappen domina primeiro treino para o GP da Arábia Saudita

A prova foi marcada por uma entrada do Safety Car. Na 18ª das 50 voltas disputadas, Lance Stroll teve problemas com sua Aston Martin, ficando parado na pista e abandonando a disputa. Neste momento, a bandeira amarela foi acionada, o que permitiu a Verstappen, então quarto colocado, se estabelecer de vez no pelotão da frente.

A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 no dia 2 de abril, com a disputa do Grande Prêmio da Austrália, marcado para o circuito de Albert Park, em Melbourne.

Confira como foi a corrida

A largada em Jedá teve Fernando Alonso passando por Sergio Pérez para tomar a liderança da corrida nos metros iniciais, deixando o mexicano da Red Bull na segunda posição. George Russell manteve o terceiro lugar, enquanto Carlos Sainz e Lance Stroll completavam o top-5. Ainda no primeiro giro, o canadense da Aston Martin passou pelo espanhol da Ferrari para tomar o quarto lugar.

Alonso passou a ser investigado por ter largado fora do colchete de largada, sendo punido em cinco segundos pouco depois. Oscar Piastri, que largou no top-10, foi aos boxes para trocar a asa dianteira de sua McLaren, enquanto Max Verstappen pulou para a 13ª posição. O DRS foi liberado na terceira volta, e Pérez tomou a liderança ao superar Alonso na quarta volta.

Quem começou a avançar na corrida foi Charles Leclerc, que avançou para a oitava posição na sexta volta, passando por Pierre Gasly. Dois giros depois, foi a vez de Verstappen entrar na zona de pontuação ao superar GuanYu Zhou. Os dois pilotos seguiram subindo, com o monegasco passando por Lewis Hamilton, e o bicampeão do mundo superando Gasly.

Pérez abriu um segundo em relação a Alonso e, a partir deste momento, disparou na liderança da prova. Na 12ª volta, Verstappen passou por Hamilton para tomar a oitava posição, enquanto Leclerc avançou para o sexto lugar, passando por Esteban Ocon. Na 14ª volta, Stroll foi para os boxes e recebeu pneus duros da Aston Martin.

Na 15ª volta, Gasly foi para os boxes, o que foi seguido por Sainz, na volta 16, e Leclerc e Ocon, na volta 17, todos recebendo pneus duros. Na passagem seguinte, Stroll parou na pista com problemas, abandonando a disputa e causando o acionamento do Safety Car. Os líderes todos foram aos boxes, com Pérez, Alonso, Russell, e Verstappen ganhando pneus duros, e Hamilton, compostos médios.

A corrida recomeçou na volta 21 com Russell atacando Alonso pelo segundo lugar, sem conseguir a ultrapassagem. Pérez, por sua vez, disparou em relação ao espanhol da Aston Martin, abrindo dois segundos. Hamilton, se aproveitando de pneus médios, passou por Sainz para tomar a quinta colocação. Verstappen passou a atacar Russell, tomando a terceira posição na volta 23.

Duas voltas depois, o bicampeão do mundo passou sem dificuldades por Alonso, tomando a segunda colocação, formando o 1-2 da Red Bull na prova. Na volta 27, Alexander Albon teve problemas com o carro da Williams e abandonou a disputa na Arábia Saudita. Hamilton, por sua vez, passou a atacar Russell pela quarta posição.

Verstappen começou a forçar o ritmo, mas não conseguia se aproximar de Pérez, que mantinha a diferença em cinco segundos. Mais atrás, Logan Sargeant passou a atacar Nico Hulkenberg pela 12ª colocação. Na volta 33, Leclerc cometeu um erro, mas se manteve na sétima posição, enquanto Valtteri Bottas foi aos boxes no giro 36.

Com 38 voltas, Verstappen voltou a reclamar de problemas no semieixo, mas seguiu na segunda colocação. Dois giros depois, Kevin Magnussen passou a atacar Yuki Tsunoda pela décima posição. Na frente, Pérez mantinha a distância em relação ao companheiro de equipe, enquanto, mais atrás, Piastri passou a atacar Lando Norris, sem sucesso.

Na volta 46, Magnussen com seguiu a ultrapassagem sobre Tsunoda, tomando a décima colocação. Duas voltas depois, Piastri passou por Norris para tomar o 16º lugar. A corrida partiu para o final e teve Pérez vitorioso, seguido por Verstappen e Russell, que se beneficiou de uma nova punição contra Alonso, por irregularidade no cumprimento de uma punição.

Horas depois da corrida, a FIA revogou a penalização contra Alonso, que recuperou o terceiro lugar.

Deixe seu Comentário

Comentários