Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen domina primeiro treino para o GP da Arábia Saudita

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/03/2023
  • Atualizado: 17/03/2023 às 11:35
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (17) no circuito de Jedá, o atual bicampeão do mundo e líder do campeonato registrou 1min29s617 na melhor das suas passagens, usando pneus macios durante esta volta.

Max Verstappen
Verstappen lidera o campeonato da F1. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Sergio Pérez, que marcou seu melhor tempo nos momentos finais, ficando 0s483 atrás de Verstappen. Fernando Alonso, com a Aston Martin, chegou a liderar o treino, mas terminou em terceiro, sendo seguido por Lance Stroll, seu companheiro de equipe que acertou uma volta no final do treino. George Russell, da Mercedes, foi o quinto melhor.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lewis Hamilton, com a outra Mercedes do grid, terminou em sexto, ficando à frente de Carlos Sainz, sétimo com a Ferrari. Pierre Gasly, com a Alpine, anotou o oitavo tempo após os 60 minutos de treino. Alexander Albon, com a Williams, foi o nono, enquanto Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completou a lista dos dez mais rápidos em Jedá.

LEIA MAIS:

Sainz admite preocupação com confiabilidade do motor Ferrari
F1: Hamilton diz que ainda “acredita 100%” na Mercedes
F1: Norris nega que McLaren esteja em crise

A partir das 14h será realizada a segunda sessão de treinos livres em Jedá, com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 está marcado para este domingo (19), também às 14h. A Band mostra a corrida ao vivo.

Confira como foi o treino

A primeira atividade do final de semana em Jedá começou pontualmente às 10h30, pelo horário de Brasília, com temperatura ambiente em 26°C e asfalto em 45°C. A umidade do ar etapa vem 55% no momento em que a atividade foi iniciada. O primeiro a sair para a pista foi Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo, sendo seguido por Nyck de Vries, da AlphaTauri.

O primeiro tempo forte do final de semana foi obtido por Lando Norris, que marcou 1min34s400, usando pneus médios em sua McLaren. Este tempo, porém, foi pulverizado por Sergio Pérez, que com os pneus macios cravou 1min32s969 com a Red Bull. Charles Leclerc, que perderá dez posições no grid, logo subiu para o segundo lugar com a Ferrari.

Com dez minutos de treino, Fernando Alonso colocou a Aston Martin na frente, cravando 1min32s838 com os compostos macios. Este tempo logo foi batido por Lewis Hamilton, que com os pneus duros em sua Mercedes marcou 1min32s665. Pouco depois, Pérez voltou para a liderança da sessão, sendo seguido por Charles Leclerc, Carlos Sainz e por Alexander Albon, quarto com a Williams.

Aos 16 minutos de exercício, Alonso voltou para a ponta, agora com 1min31s262, marca obtida com os pneus macios. Pouco tempo depois, Pérez recuperou a liderança da tabela de tempos, agora com 1min30s592. Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Max Verstappen partir para a pista pela primeira vez no final de semana, marcando o terceiro tempo, já com pneus macios.

Alonso retomou a liderar a atividade com 24 minutos, mas foi batido no minuto seguinte por Verstappen, que marcou 1min30s494, tempo 0s015 melhor em relação ao espanhol da Aston Martin. O bicampeão do mundo baixou ainda mais sua marca na sequência, cravando 1min330s062. Albon fez outro bom giro, subindo para quarto, sendo seguido por Nico Hülkenberg, da Haas.

Verstappen foi o primeiro a quebrar a barreira de 1min30s, marcando 1min29s815 quando o relógio apontava 35 minutos de atividade em Jedá. Quem subiu na classificação foi George Russell, que se colocou na quarta posição com a Mercedes. Na sequência, Sainz avançou para o sexto lugar com a sua Ferrari.

A atividade entrou no terço final com Alonso melhorando seu tempo, mas ainda ficando 0s500 atrás da marca obtida por Verstappen. O holandês, aliás, voltou a colocar pneus macios novos e baixou mais um pouco seu tempo, alcançando 1min29s790. Hamilton, por sua vez, aproveitou os momentos finais do treino para fazer simulação de corrida com pneus duros.

Já nos instantes finais do treino, Pérez melhorou seu tempo e avançou para o segundo lugar, enquanto Lance Stroll se colocou em quarto com a outra Aston Martin. Verstappen terminou com o melhor tempo, baixando para 1min29s617 no giro final.

Deixe seu Comentário

Comentários