Charles Leclerc conquistou na madrugada deste sábado (9) a pole position para o Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma atividade que teve dois acidentes no circuito de Albert Park, em Melbourne, o piloto da Ferrari anotou 1min17s868 nos instantes finais do Q3, garantindo a posição de honra pela 12ª vez na carreira.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s286 mais lento em relação a Leclerc. Sergio Pérez, com o outro carro do time austríaco, ficou com a terceira colocação, e terá ao seu lado na segunda fila Lando Norris, quarto com a McLaren. Lewis Hamilton, com a Mercedes, partirá da quinta posição.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
George Russell, com a outra Mercedes do grid, largará da sexta posição em Melbourne, enquanto Daniel Ricciardo, da McLaren, dividirá a quarta fila do grid com Esteban Ocon, oitavo com o carro da Alpine. Carlos Sainz partirá somente do nono lugar com a outra Ferrari, enquanto Fernando Alonso, da Alpine, completa o top-10.
LEIA MAIS:
Norris lidera TL3 marcado por bandeiras vermelhas na Austrália
Leclerc comanda segundo treino da F1 na Austrália
Sainz lidera 1-2 da Ferrari no primeiro treino na Austrália
Haas não terá carro reserva para o GP da Austrália
A atividade que definiu as posições de largada ainda contou com duas bandeiras vermelhas. A primeira veio no Q1, quando Nicholas Latifi foi tocado por Lance Stroll e parou no muro, bem como o piloto da Aston Martin. Já no Q3, Fernando Alonso teve um problema hidráulico com sua Alpine e bateu, causando nova interrupção.
O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 será realizado neste domingo (10), a partir das 2h. A Band mostra a corrida ao vivo.
Confira como foi a classificação
Q1
A primeira rodada da classificação começou pontualmente às 3h, pelo horário de Brasília, com os pilotos partindo para a pista imediatamente. Com 14 minutos para o final da sessão, Charles Leclerc tomou a liderança da sessão com 1min19s391, enquanto Lando Norris se colocou na segunda posição com a McLaren.
Carlos Sainz tomou a primeira posição ao marcar 1min19s178, enquanto Sergio Pérez apareceu na segunda posição com a Red Bull. Max Verstappen marcou o quarto tempo, no mesmo momento em que Nicholas Latifi escapou da pista, retornando ao traçado pouco depois. Leclerc, em um novo giro, tomou a liderança com 1min18s881.
Fernando Alonso cravou o sexto tempo com a Alpine, enquanto Verstappen avançou para a segunda posição, distante 0s044 de Leclerc. A Mercedes mandou seus dois carros para a pista no início da segunda metade do Q1, e viu George Russell marcar o décimo tempo, enquanto Lewis Hamilton se colocou em 11º.
Com cinco minutos para o final do Q1, Verstappen tomou a primeira colocação ao marcar 1min18s580, enquanto Hamilton melhorou, pulando para o oitavo tempo, uma à frente de Russell. A bandeira vermelha foi acionada quando restavam dois minutos para o encerramento da sessão, com um forte acidente de Latifi com Stroll. Os dois se tocaram e bateram com força.
Com o tempo em que a sessão ficou paralisada, a Aston Martin conseguiu colocar Sebastian Vettel em condições para participar da classificação. A sessão foi retomada com boa parte do grid partindo para a pista, mas Hamilton e Russell não conseguiram abrir volta rápida. Verstappen terminou na liderança, seguido por Pérez e Leclerc. Alexander Albon, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel, além de Latifi e Stroll, foram eliminados.
Antes do início da segunda rodada da classificação, Albon parou na pista com problemas em sua Williams.
Q2
A classificação partiu para a segunda rodada com boa parte dos pilotos partindo para a pista imediatamente, o que não foi seguido de cara por Valtteri Bottas e GuanYu Zhou. O primeiro a registrar tempo foi Verstappen, com 1min18s611, ficando quatro décimos à frente de Hamilton, enquanto Pérez pulou para a segunda posição.
Alonso se colocou na segunda posição com a Alpine, enquanto Hamilton fez apenas o oitavo tempo. Já George Russell passou reto em uma das curvas. Pérez, por sua vez, tomou a liderança da sessão ao marcar 1min18s340, quando restavam oito minutos para o encerramento da sessão no circuito de Albert Park.
Sainz, apenas em oitavo, partiu para uma nova volta rápida e avançou para o terceiro lugar, caindo uma posição após Leclerc pular para o segundo lugar. Hamilton foi para a pista para uma última tentativa de volta rápida, melhorando para o oitavo tempo. Pérez foi o mais rápido, enquanto Gasly, Bottas, Tsunoda, Zhou e Schumacher foram eliminados.
Q3
A última rodada da classificação começou com os pilotos da Ferrari partindo para a pista imediatamente. Mas, quem fez a primeira volta do Q3 foi Verstappen, que marcou 1min18s399, sendo superado por Pérez em apenas 0s001. Hamilton, por sua vez, apareceu em sexto com a Mercedes. Leclerc marcou 1min18s239 para tomar a liderança, enquanto Alonso bateu, forçando a bandeira vermelha.
Após alguns minutos sem atividade, a pista foi liberada para os sete minutos finais do treinamento. Pérez melhorou seu tempo, mas ficou 0s001 atrás da marca de Leclerc. Russell avançou para a quarta posição, enquanto Hamilton avançou para o quinto lugar. Verstappen tomou a liderança com 1min18s154, mas viu o monegasco da Ferrari marcar 1min17s868, faturando a pole.
Deixe seu Comentário