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Fórmula 1
Leclerc comanda segundo treino da F1 na Austrália

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  • Publicado: 08/04/2022
  • Atualizado: 08/04/2022 às 4:04
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do segundo treino para o Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na atividade realizada na madrugada desta sexta-feira (8) no circuito de Albert Park, em Melbourne, o piloto da Ferrari anotou no melhor dos seus giros 1min18s978, usando pneus macios.

Charles Leclerc
Foto: Ferrari

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s245 mais lento em relação a Leclerc. Carlos Sainz, mais rápido do primeiro treino do final de semana, foi o terceiro com a outra Ferrari, sendo seguido por Fernando Alonso, quarto com a Alpine. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Sergio Pérez, piloto da Red Bull.

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Esteban Ocon, com a outra Alpine do grid, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, ficando à frente de Valtteri Bottas, sétimo com a Alfa Romeo. Lando Norris, da McLaren, registrou o oitavo tempo, enquanto Pierre Gasly, com um carro da AlphaTauri, foi o nono melhor. A lista dos dez mais rápidos em Melbourne ainda contou com Daniel Ricciardo, da McLaren.

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As atividades da Fórmula 1 prosseguem neste sábado (9), quando serão realizadas mais duas sessões: o terceiro treino livre, à 0h, e a classificação, marcada para 3h. O BandSports mostra as duas sessões, enquanto a Band estará na classificação. O Grande Prêmio da Austrália será disputado no domingo, às 2h, com exibição da Band.

Confira como foi o treino

A segunda sessão de treinos livres na Austrália começou pontualmente às 3h, pelo horário de Brasília, com diversos pilotos saindo para a pista. O primeiro a registrar tempo foi Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo que logo foi superado por Lando Norris, da McLaren. Charles Leclerc, então, marcou 1min20s898 com a Ferrari, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Carlos Sainz.

Fernando Alonso colocou a Alpine na terceira colocação, caindo um posto após Daniel Ricciardo avançar para o segundo lugar. Lewis Hamilton, por sua vez, pulou para quinto, enquanto Leclerc voltou a melhorar a melhor marca do treinamento, com 1min20s523, usando os compostos médios. Com nove minutos de sessão, Bottas tomou a liderança ao cravar 1min20s432.

Enquanto Max Verstappen errou em seu primeiro giro rápido na atividade, Alonso pulou para a segunda posição, caindo um posto após Leclerc tomar o melhor tempo. A liderança seguiu trocando de mãos e Sainz virou líder ao marcar 1min19s979. Hamilton, por sua vez, escapou da pista e quase bateu seu Mercedes ao passar pela brita.

A Haas mandou Mick Schumacher para a pista pouco antes do complemento do primeiro terço da sessão, e viu o alemão errar o traçado, passando reto em uma das curvas, sem causar problemas na atividade. Alguns minutos mais tarde, Sainz voltou a baixar o melhor tempo da sessão, marcando 1min19s568, usando os pneus macios para ser 0s203 melhor que Leclerc.

Com 26 minutos de treinamento, Norris colocou a McLaren na terceira posição, enquanto Bottas escapou da pista. Pierre Gasly, até então discreto no treinamento, subiu para o quinto lugar. A Alpine, então, mandou Alonso para a pista com um novo jogo de pneus macios, e viu o espanhol anotar 1min19s537 para tomar a liderança da folha de tempos.

A resposta da Ferrari, porém, foi imediata, com Sainz retomando a ponta com 1min19s376, e Leclerc avançando para o segundo lugar, 0s111 atrás da marca do companheiro de equipe. Ocon pulou para o quarto lugar. No início da segunda metade da sessão, Verstappen foi à pista com pneus macios, mas ficou apenas com a quarta posição.

Aos 35 minutos de treino, Leclerc tomou a ponta da tabela de classificação, agora com 1min18s978, enquanto Verstappen melhorou sua marca, subindo para a terceira colocação. A atividade chegou ao terço final com 19 dos 20 pilotos com tempos aferidos, exceção feita a Sebastian Vettel, que viu o motor de sua Aston Martin ter problemas no primeiro treino.

Os pilotos passaram a trabalhar nas simulações de corrida nos 20 minutos finais, caso de Yuki Tsunoda e seus pneus duros. Desta forma os tempos deixaram de cair. Quem trabalhava forte com os pneus macios era Ricciardo, que registrou grande sequência de voltas. Com 12 minutos para o final, a bandeira vermelha foi acionada por um grande detrito na pista vindo do carro de Lance Stroll.

O treinamento foi retomado quando restavam nove minutos para o final, mas a tabela de classificação nada mudou. Melhor para Leclerc, que foi o mais veloz.

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