Card image
Fórmula 1
Hamilton voa na chuva e fatura a pole para o GP da Estíria

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/07/2020
  • Atualizado: 11/07/2020 às 13:28
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou neste sábado (11) a pole position para o Grande Prêmio da Estíria, segunda etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Em uma classificação realizada debaixo de muita chuva no Red Bull Ring, na Áustria, o inglês da Mercedes marcou 1min19s273 na última volta da fase final da classificação, garantindo a posição de honra.

Lewis Hamilton
Hamilton conquistou sua primeira pole do ano. (Foto: Mercedes)

A segunda posição no grid ficou com Max Verstappen, único piloto que rivalizou com Hamilton na classificação. O holandês da Red Bull, porém, rodou em sua última volta rápida, e acabou 1s216 atrás do inglês. Carlos Sainz, da McLaren, partirá da terceira posição, enquanto Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, ficou com a quarta colocação.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Esteban Ocon teve boa classificação e largará em quinto com a Renault, dividindo a terceira fila com Alexander Albon, da Red Bull. Pierre Gasly colocou a AlphaTauri na sétima posição, enquanto Daniel Ricciardo, da Renault, partirá em oitavo.

LEIA MAIS:

Chuva impede realização do TL3 para o GP da Estíria de F1
Verstappen supera Bottas e lidera TL2 para o GP da Estíria
Pérez lidera primeiro treino para o GP da Estíria de F1
F1 anuncia corridas em Mugello e Sochi para este ano
Estíria? 70º Aniversário? Relembre nomes diferentes de GPs da F1
Relembre pilotos campeões que, como Alonso, voltaram à F1

Punido em três posições por ultrapassar um adversário em bandeira amarela no segundo treino, Lando Norris largará em nono com a McLaren, enquanto Sebastian Vettel, da Ferrari, fecha a lista dos dez primeiros em Spielberg

A decepção da atividade ficou por conta de Charles Leclerc, que não conseguiu se classificara para a rodada final da classificação. O monegasco, segundo colocado no GP da Áustria, no último final de semana, largará apenas na 11ª posição na corrida deste domingo.

Por conta do mau tempo que atinge a região de Spielberg desde as primeiras horas deste sábado, a classificação teve um atraso de 45 minutos em seu início. Mais cedo, o terceiro treino livre do final de semana já havia sido cancelado por conta da chuva no Red Bull Ring.

O Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (12), a partir das 10h10, com transmissão da TV Globo, do site GloboEsporte.com e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1
Por conta do mau tempo, o início da classificação foi atrasada em 45 minutos. Quando a pista foi aberta, todos os pilotos partiram para marcar suas voltas. A temperatura era de 14°C, enquanto o asfalto tinha 20°C. As condições, porém, eram das mais complicadas: Charles Leclerc tinha dificuldades na pista molhada, enquanto Max Verstappen dizia não conseguir enxergar.

O primeiro tempo aferido da sessão foi obtido por Sebastian Vettel, que marcou 1min24s235 com a Ferrari. Pouco depois, George Russell superou o tetracampeão do mundo com a Williams, sendo batido por Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, e por Leclerc, que cravou 1min23s072. Valtteri Bottas colocou a Mercedes na segunda posição.

Sebastian Vettel
Vettel liderou a primeira rodada da classificação por alguns instantes. (Foto: F1)

Vettel retomou a ponta, mas viu Leclerc voltar rapidamente para a primeira posição. Com dez minutos para o final da atividade, Hamilton fez o melhor tempo com 1min20s953, mas foi superado logo depois pelo monegasco da Ferrari, por Bottas, seu companheiro de equipe, e por Verstappen, que marcou 1min20s621.

A Mercedes voltou a pontear a sessão com Hamilton, que fez 1min19s664, superando Bottas, que fizera a melhor volta momentos antes. Lando Norris colocou a McLaren na frente pela primeira vez no Q1 ao marcar 1min19s128, mas acabou superado por Hamilton na sequência, quando o hexacampeão marcou 1min19s081.

Antonio Giovinazzi
Giovinazzi bateu no final do Q1. (Foto: F1)

A pista seguiu melhorando com o passar do tempo, e Carlos Sainz pulou para a ponta ao marcar 1min18s741. Hamilton, então, voltou para a ponta, agora com 1min18s188. Russell, por sua vez, colocou a Williams na nona colocação, enquanto Giovinazzi bateu quando tentava melhorar seu tempo. Pouco depois, o italiano estacionou sua Alfa Romeo na pista, e causou a bandeira vermelha.

Lewis Hamilton
Hamilton foi o mais rápido do Q1. (Foto: Mercedes)

Com o final do Q1 antecipado por conta do problema com Giovinazzi, Hamilton terminou com o melhor tempo, seguido por Verstappen e Norris. Räikkönen, Pérez, Latifi, Giovinazzi e Grosjean foram eliminados.

Q2
A segunda fase da classificação começou com os pilotos saindo imediatamente à pista. O primeiro a marcar tempo foi Vettel, com 1min21s078, marca que logo foi superada por Bottas e Hamilton. Com dez minutos para o encerramento da segunda rodada, Verstappen tomou a ponta com a Red Bull, marcando 1min18s155.

George Russell
Russell foi ao Q2 pela primeira vez na temporada. (Foto: Williams)

Ricciardo se colocou na quarta colocação com a Renault, enquanto Russell avançou apenas para o 13º posto com a Williams. Verstappen quebrou a barreira de 1min18s pela primeira vez na sessão ao marcar 1min17s938, enquanto Norris colocou a McLaren na terceira posição quando restavam seis minutos para o fim da atividade.

Charles Leclerc
Leclerc será investigado após o final da classificação. (Foto: Ferrari)

Um incidente entre Daniil Kvyat e Charles Leclerc será avaliado pelos comissários após o final da classificação. Na sequência, Hamilton tomou a primeira posição ao marcar 1min17s825. Pouco depois, a chuva aumentou, e os tempos deixaram de cair no Red Bull Ring. A exceção foi feita por Pierre Gasly, que colocou a AlphaTauri em quinto.

Hamilton ficou com o melhor tempo, sendo seguido por Verstappen e Norris. Leclerc, Russell, Stroll, Kvyat e Magnussen foram os eliminados.

strong>Q3
A chuva aumentou para a rodada decisiva da classificação. Verstappen foi o primeiro a marcar tempo, com 1min21s800, enquanto Bottas se colocou na segunda posição. O holandês da Red Bull melhorou ainda mais seu tempo na sequência, cravando 1min21s570.

Max Verstappen
Verstappen iniciou o Q3 na liderança. (Foto: Red Bull)

Hamilton tomou a liderança ao marcar 1min21s272, mas acabou superado por Bottas. O inglês da Mercedes, porém, retomou o melhor tempo logo na sequência, cravando 1min20s649. Gasly, com sua AlphaTauri, avançou para a terceira colocação.

Restando dois minutos para o encerramento da atividade, Verstappen reassumiu a primeira colocação com 1min20s489. Logo depois, porém, Hamilton destruiu o tempo do holandês ao marcar 1min19s702. Na parte final, Ocon colocou a Renault na terceira posição.

Lewis Hamilton
Hamilton bateu Verstappen para ser pole. (Foto: Mercedes)

A classificação foi para os momentos derradeiros com Sainz avançando para o terceiro posto com a McLaren, enquanto Verstappen rodou em sua última tentativa de volta rápida. Assim, Hamilton ficou com a pole position para o GP da Estíria, marcando 1min19s273.

Deixe seu Comentário

Comentários