Max Verstappen venceu neste domingo (20) o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole position no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, e, exceção aos momentos em que fez as paradas nos boxes, se manteve na frente o tempo inteiro, faturando a 15ª vitória do ano.
A segunda posição ficou com Charles Leclerc, que apostou em uma estratégia de apenas uma parada nos boxes, ante duas da maioria dos pilotos, e faturou o vice-campeonato mundial. Sergio Pérez, da Red Bull, completou o pódio com o terceiro lugar. Carlos Sainz, com a Ferrari, foi o quarto colocado após Lewis Hamilton ter problemas com o carro e abandonar, enquanto George Russell, da Mercedes, foi o quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Lando Norris, da McLaren, fechou a corrida com a sexta posição, sendo seguido por Esteban Ocon, sétimo com uma Alpine. Lance Stroll, com a Aston Martin, cruzou a linha de chegada na oitava posição, enquanto Daniel Ricciardo, em sua despedida da Fórmula 1, foi o nono. Sebastian Vettel, da Aston Martin, foi o décimo na sua última corrida na categoria.
LEIA MAIS:
Mundo da Fórmula 1 homenageia Vettel em Abu Dhabi
Verstappen acerta volta voadora no Q3 e garante pole em Abu Dhabi
Pérez puxa 1-2 da Red Bull no último treino da F1 em Abu Dhabi
Fórmula 1 anuncia F1 Academy com foco em jovens pilotas
Max Verstappen domina segundo treino da F1 em Abu Dhabi
Mercedes domina e Hamilton lidera primeiro treino da F1 em Abu Dhabi
Confira como foi a corrida
A largada teve Max Verstappen mantendo a liderança nos metros iniciais, sendo seguido por Sergio Pérez. Charles Leclerc avançou para a terceira colocação, tendo logo atrás Lewis Hamilton. Carlos Sainz caiu para o quinto lugar, ficando à frente de Lando Norris e de George Russell. Ainda no primeiro giro, o espanhol da Ferrari tentou a ultrapassagem sobre o heptacampeão, sem sucesso mesmo após um toque entre os dois.
Verstappen rapidamente abriu vantagem sobre Pérez, que por sua vez disparava em relação a Leclerc. Uma primeira investigação no lance entre Hamilton e Sainz não teve resultado, mas o inglês passou a ser investigado novamente, por levar vantagem na saída de pista após o toque. O piloto da Mercedes cedeu a posição, mas passou a atacar Sainz, superando-o no quinto giro. A segunda investigação também não teve resultado.
Russell passou por Norris no quinto giro, tomando a sexta posição e já partindo para cima de Sainz, que encostou em Hamilton novamente após um erro do dono do Mercedes número 44. Mais atrás, Sebastian Vettel passou a atacar Esteban Ocon pela oitava colocação, enquanto Mick Schumacher passou por Pierre Gasly para tomar a 16ª colocação.
Na oitava volta, Sainz retomou a quarta posição de Hamilton, enquanto Vettel chegou a ultrapassar Ocon, mas viu o francês recuperar a oitava posição alguns metros depois. Na volta seguinte, foi a vez de Russell passar por Hamilton, tomando a quinta posição do companheiro de equipe, que reclamou de perda de potência no carro. Na frente, Verstappen disparou três segundos para Pérez.
Vettel voltou a atacar Ocon na 13ª volta, chegando a ficar lado a lado com o francês, mas sem conseguir a ultrapassagem. Assim, Fernando Alonso passou a atacar o tetracampeão do mundo. O primeiro a visitar os boxes em Abu Dhabi foi Lance Stroll, na 14ª volta. Na frente, Leclerc passou a se aproximar de Pérez, em disputa valendo o segundo lugar e o vice-campeonato.
Ocon foi aos boxes na volta 15, o que foi seguido por Gasly, único que largou com pneus macios. Pérez foi aos boxes no 16º giro e recebeu da Red Bull pneus duros, enquanto Russell trocou os médios pelos duros na volta seguinte, demorando 5s2 na parada e saindo de forma insegura sobre Lando Norris, que deixava sua parada também.
Pérez voltou atrás de Vettel e errou ao tentar superar o piloto da Aston Martin, que recuperou a quinta posição. Na volta seguinte, o mexicano fez valer os pneus mais novos e voltou ao quinto lugar, que virou quarto após Sainz visitar os boxes na volta 18, também ganhando um jogo de pneus duros. Hamilton foi aos boxes no giro 19, ganhando pneus duros e levando 2s3 na parada.
Russell passou a ser investigado por saída perigosa dos boxes, enquanto Sainz passou por Alonso para tomar o quinto lugar, mas se viu preso por uma volta inteira atrás de Vettel, passando-o somente na volta 20 para avançar ao quarto posto. Verstappen foi aos boxes na volta 21, também ganhando pneus duros, o que ocorreu com Leclerc na volta seguinte. Russell, que passou por Vettel, foi punido em cinco segundos por saída perigosa dos boxes.
Vettel seguia se arrastando na pista com pneus médios desde a largada, e acabou superado por Hamilton na volta 23, caindo para o sétimo lugar. Alonso chegou a ultrapassar na mesma manobra Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas, mas viu o japonês recuperar a posição metros depois. Norris, na volta 24, foi outro a passar pelo alemão da Aston Martin, avançando para o sétimo posto.
No 26º giro, Vettel finalmente foi aos boxes, ganhando pneus duros, retornando à pista na 19ª posição, logo atrás de Pierre Gasly e Kevin Magnussen, que batalhavam pelo 17º posto. Na volta 28, Alonso abandonou a corrida com problemas em sua Alpine. Na frente, Leclerc passou a se aproximar de Pérez em disputa valendo o segundo lugar.
Vettel passou a se aproveitar dos pneus em melhores condições e tomou a 15ª posição de Bottas na volta 30, enquanto Leclerc seguia se aproximando de Pérez, ainda que devagar, cortando a distância para 1s5 na volta 33. Assim, o mexicano foi aos boxes novamente na volta 34, e viu a Red Bull lhe dar um novo jogo de pneus duros em seu carro.
Ricciardo, outro que está de saída da F1, passou a pressionar Alexander Albon pelo 11º lugar. Pérez, com pneus novos, começou a enfileirar voltas mais rápidas, enquanto Leclerc se mantinha na pista. Na volta 39, Mick Schumacher e Nicholas Latifi bateram, com o canadense ficando com um pneu furado e se dirigindo aos boxes.
Na volta 40, Sainz e Russell foram aos boxes, e o inglês da Mercedes cumpriu a punição de cinco segundos que tinha. Os dois ganharam um novo jogo de pneus duros. O espanhol da Ferrari ainda passou por Norris, recuperando a quinta posição. Na volta 41, foi Stroll quem retornou aos boxes para uma nova troca de pneus.
Schumacher foi punido em cinco segundos pelo toque que causou o acidente com Latifi, enquanto Norris foi aos boxes na volta 43, enquanto Ocon passou por Ricciardo para tomar a oitava posição. Mais atrás, Vettel voltou para a zona de pontos ao ultrapassar Bottas, tomando a décima posição. Pérez, vindo rápido, se aproximou de Hamilton para batalhar pelo terceiro lugar.
Pérez abriu ataque sobre Hamilton, e chegou a ultrapassar o inglês na volta 45, mas viu o piloto da Mercedes recuperar a posição na curva seguinte. No giro seguinte, o mexicano conseguiu completar a manobra para tomar o terceiro lugar. Na volta 49, Stroll passou Vettel, tomando a décima colocação do companheiro de equipe.
Enquanto o canadense da Aston Martin ultrapassava Ricciardo para tomar a nona posição, Pérez buscava chegar em Leclerc, trazendo a diferença para menos de sete segundos quando restavam sete voltas para o final. Vettel, por sua vez, se aproximou do australiano da McLaren para batalhar pelo décimo lugar, trazendo consigo Yuki Tsunoda, que tinha pneus macios.
Pérez cortou a diferença em relação à Leclerc para 3s5 restando três voltas para o final da prova, enquanto Hamilton teve problemas com o Mercedes, ficando lento na pista e abandonando na sequência. O mexicano, porém, ficou preso atrás de retardatários e perdeu tempo. Na frente, Verstappen seguiu para vencer, enquanto Leclerc faturou o vice-campeonato.
Deixe seu Comentário