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Chuva promete protagonismo no fim de semana decisivo das categorias Hankook em Interlagos

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  • Publicado: 11/12/2025
  • Atualizado: 11/12/2025 às 16:59
  • Por: Leonardo Marson

O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, será novamente palco de um fim de semana histórico. Entre sexta-feira (12) e domingo (14), os campeonatos da Stock Car Pro Series, TCR South America e TCR Brasil, Fórmula 4 Brasil e Turismo Nacional chegam às suas decisões sob um ingrediente que promete impactar diretamente as estratégias: a forte possibilidade de chuva em praticamente todas as sessões.

Gabriel Casagrande
Foto: divulgação

A meteorologia indica instabilidade severa. Na sexta-feira, o calor de até 31°C combinado a 97% de chance de tempestades deve transformar a pista em um desafio imprevisível. No sábado, a temperatura cai para máximas de 23°C de acordo com as previsões, mas a instabilidade persiste, novamente com 97% de probabilidade de chuvas fortes, ventos fracos, névoa e umidade elevada. No domingo, o cenário continua semelhante, com precipitações moderadas e temperatura máxima de 25°C. Em outras palavras: o comportamento dos pneus será determinante.

Os cinco campeonatos que encerram suas temporadas em São Paulo competem equipados com produtos Hankook, cada um desenvolvido para demandas específicas. Na Stock Car e nos campeonatos TCR, o pneu slick Hankook Ventus F200 — nas medidas 300/680 R18 e 260/660 R18, respectivamente — será amplamente desafiado pelo asfalto abrasivo e pelas mudanças bruscas de temperatura típicas de Interlagos. Na Fórmula 4, os monopostos utilizam os Ventus F200 180/550 R13 na dianteira e 240/570 R13 na traseira, trabalhando com forças laterais elevadas geradas pelas curvas de alta do circuito. Já a Turismo Nacional corre com os Hankook Ventus RS4 semislick (195/50 R15), solução de grande versatilidade que tem demonstrado performance sólida tanto no seco quanto na chuva — especialmente após testes severos em condições molhadas em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

Ao longo da temporada, os pneus Hankook demonstraram baixa degradação mesmo em stints longos, permitindo janelas estratégicas mais amplas; aquecimento ideal, garantindo aderência imediata após largadas e relargadas; e manutenção de performance mesmo em pistas recém-asfaltadas, ainda sem borracha no trilho. Também exibiram excelente resistência térmica em etapas de calor intenso e alto nível de drenagem e estabilidade na chuva, reduzindo o risco de aquaplanagem. Esses fatores consolidam os pneus Hankook como um dos componentes mais confiáveis do ano, chegando a Interlagos prontos para entregar máxima performance na decisão dos campeonatos.

Leandro Figueiredo, Técnico de Garantia e Qualidade da Hankook, destaca que o desafio de Interlagos combina fatores que exigem máxima consistência dos compostos. “É um circuito completo: tem trechos de alta carga lateral, conta com um asfalto que demanda bastante energia do pneu e ainda costuma apresentar mudanças repentinas de temperatura. O Ventus F200 já demonstrou grande capacidade de manter sua faixa ideal de funcionamento mesmo em cenários extremos, e isso será essencial neste fim de semana.”

Com a forte probabilidade de pista molhada, os pneus de chuva também entram em evidência — especialmente na Stock Car, que utiliza os Hankook Z207 em condições adversas. “Os Z207 são desenvolvidos para oferecer alta drenagem, estabilidade e sensação de segurança ao piloto mesmo em situações de água intensa. Com o volume de chuva previsto, eles certamente serão um ponto estratégico em qualquer tomada de decisão”, acrescenta Figueiredo.

Com previsão de tempestades, temperaturas instáveis e decisões de campeonato em jogo, Interlagos deve entregar um fim de semana intenso, técnico e imprevisível — exatamente o cenário que coloca a engenharia dos pneus Hankook no centro das atenções.

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