Max Verstappen conquistou neste sábado (19) a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, corrida final da temporada 2022 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, o bicampeão do mundo registrou 1min23s824 com o carro da Red Bull calçado com pneus macios. É a 20ª posição de honra da carreira do holandês.
A segunda posição ficou com Sergio Pérez, piloto que acabou 0s228 atrás de Verstappen, seu companheiro de equipe. O mexicano, que disputa o vice-campeonato com Charles Leclerc, viu o monegasco ficar com a terceira posição, fazendo uma segunda fila da Ferrari ao lado de Carlos Sainz. Lewis Hamilton, da Mercedes, larga em quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Vencedor do GP de São Paulo no último final de semana, George Russell parte em sexto com a outra Mercedes, enquanto Lando Norris, da McLaren, larga em sétimo, logo à frente de Esteban Ocon, da Alpine. Sebastian Vettel, que se despede da F1 neste em Abu Dhabi, parte em nono, enquanto Fernando Alonso, da Alpine, fecha o top-10 ao ser beneficiado pela punição de três posições contra Daniel Ricciardo, que partirá em 13º com a McLaren
LEIA MAIS:
Pérez puxa 1-2 da Red Bull no último treino da F1 em Abu Dhabi
Fórmula 1 anuncia F1 Academy com foco em jovens pilotas
Max Verstappen domina segundo treino da F1 em Abu Dhabi
Mercedes domina e Hamilton lidera primeiro treino da F1 em Abu Dhabi
O Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 será disputado neste domingo (20), a partir das 10h, com transmissão da Band.
Confira como foi a classificação
Q1
A última classificação do ano começou com temperatura ambiente em 28°C e umidade do ar em 68%. O asfalto estava em 34°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista. O primeiro a registrar tempo foi Nicholas Latifi, que marcou 1min26s841 em seu giro inicial, sendo superado segundos depois pela dupla da AlphaTauri, que viu Yuki Tsunoda ficar à frente de Pierre Gasly.
Mick Schumacher, outro que se despede da F1 neste final de semana, se colocou em segundo com a Haas. Então, Ferrari, Mercedes e Red Bull mandaram seus pilotos à pista. Charles Leclerc marcou 1min25s211, mas logo foi batido por Sergio Pérez e por Max Verstappen, que cravou 1min24s754. George Russell se colocou em quarto, e Lewis Hamilton, em sexto.
A Ferrari viu Carlos Sainz se colocar na terceira posição, superando Leclerc, seu companheiro de equipe. Os pilotos, então, foram aos boxes, e a classificação mostrava, quando restavam cinco minutos, que Sebastian Vettel, Mick Schumacher, Valtteri Bottas, Alexander Albon e Nicholas Latifi estavam na zona de eliminação.
Os pilotos voltaram à pista nos últimos três minutos de sessão para buscar a última volta rápida do Q1. Vettel avançou para a quinta posição com o carro da Aston Martin, enquanto Schumacher subiu para o 11º lugar. Assim, além de Bottas, Albon e Latifi, foram eliminados Kevin Magnussen e Pierre Gasly. Verstappen foi o mais rápido, seguido por Pérez e Sainz.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com a Mercedes mandando Hamilton e Russell para a pista logo que os boxes abriram. O dono do carro número 63 assumiu a liderança da folha de tempos ao marcar 1min25s363, enquanto o heptacampeão do mundo ficou em segundo, 0s409 distante da marca do companheiro de equipe.
Vettel avançou para a segunda posição com a Aston Martin, mas acabou superado por Esteban Ocon pouco tempo depois. Sainz tomou a liderança com 1min25s039, sendo seguido por Lando Norris e Leclerc. Verstappen chegou a se colocar na ponta da classificação, mas viu Pérez cravar 1min24s419 para assumir a cabeça da folha de tempos.
Hamilton voltou para a pista e se colocou na segunda posição, 0s355 distante do tempo de Pérez, enquanto Russell avançou para a quarta colocação. Os outros pilotos, então, partiram para a pista para buscar melhorar os tempos e, quem vinha atrás na classificação, passou a lutar por uma volta para ficar no top-10 e avançar ao Q3.
Lance Stroll avançou para oitavo, caindo uma posição após Vettel pular para quinto. Tsunoda e Ocon melhoraram seus tempos, derrubando o canadense da Aston Martin para a zona de eliminação. Leclerc fez grande volta para se colocar em segundo com a Ferrari, ficando atrás somente de Pérez, o mais veloz. Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Mick Schumacher, Lance Stroll e GuanYu Zhou foram eliminados.
Q3
A rodada decisiva da classificação começou com os pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos, exceções feitas a Verstappen, Vettel e Ricciardo, que aguardaram alguns instantes para deixar os boxes. Hamilton foi o primeiro a marcar tempo, com 1min24s678, sendo superado por Sainz, que cravou 1min24s281, e Leclerc.
A Red Bull viu Verstappen assumir a liderança do treinamento logo depois, marcando 1min23s988, sendo o primeiro a quebrar a barreira de 1min24s, enquanto Pérez apareceu em terceiro. Norris optou por abortar a volta, enquanto Vettel e Ricciardo aproveitaram o momento de pista menos movimentada para marcarem suas voltas. O alemão marcou o sétimo tempo, e o australiano, o oitavo.
Os pilotos voltaram à pista para a última volta rápida da sessão. Leclerc melhorou seu tempo e pulou para segundo, seguido por Sainz. Verstappen melhorou para 1min23s824, enquanto Pérez, 0s228, ficou com a segunda colocação. Hamilton se colocou em quinto e Russell, em sexto. Assim, o bicampeão do mundo celebrou a 20ª pole da carreira.
Deixe seu Comentário