Card image
Fórmula 1
Sainz lidera primeiro treino da F1 no México. Fittipaldi sofre com problema da Haas

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/10/2022
  • Atualizado: 28/10/2022 às 16:11
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Cidade do México, 20ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na sessão realizada na tarde desta sexta-feira (28) no Autódromo Hermanos Rodríguez, na capital mexicana, o piloto da Ferrari anotou 1min20s707, usando pneus macios em sua melhor volta.

Carlos Sainz
Sainz liderou a sessão com uma volta com pneus macios. (Foto: Scuderia Ferrari)

A segunda colocação acabou nas mãos de Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi 0s046. Sergio Pérez, com a Red Bull, anotou o terceiro tempo, sendo seguido por Max Verstappen, atual bicampeão do mundo e quarto com a outra Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Lewis Hamilton, piloto que defende a Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Fernando Alonso, com a Alpine, fechou a atividade com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Valtteri Bottas, sétimo com a Alfa Romeo. Lando Norris ficou com a oitava colocação a bordo de uma McLaren, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o nono. Sebastian Vettel, com a Aston Martin, fechou a lista dos dez mais rápidos.

LEIA MAIS:
Alonso tem pontos do GP dos EUA reestabelecidos após recurso
Red Bull é punida por estouro de teto de gastos da F1 em 2021
Veja até quando vão os contratos da F1 com cada autódromo
Hamilton prevê contrato de mais de um ano com a Mercedes

A sessão contou com duas bandeiras vermelhas. A primeira foi provocada por um problema com a Haas de Pietro Fittipaldi. O brasileiro fez algumas voltas no início do treino, mas voltou aos boxes com problemas no DRS, e quando voltou à pista, uma falha de motor obrigou o brasileiro a estacionar na pista, deixando o treinamento. Depois, nos instantes finais, Liam Lawson causou o encerramento do treino ao parar na pista com problemas de freios em sua AlphaTauri.

Logo mais, a partir das 18h, será realizada a segunda sessão de treinos livres para a 20ª etapa da temporada. O Grande Prêmio da Cidade do México de Fórmula 1 será disputado no domingo (30), a partir das 17h, com transmissão da Band.

Confira como foi o treino

A primeira sessão do final de semana no Autódromo Hermanos Rodríguez começou com temperatura em 24°C e umidade do ar em 44%. O asfalto estava em 46°C. Logo que o treino livre começou, diversos pilotos partiram para a pista. O primeiro a marcar tempo foi Nyck de Vries, que, com a Mercedes, registrou 1min28s264, usando os pneus duros.

Após Daniel Ricciardo tomar a liderança, Liam Lawson, com a AlphaTauri, passou a reclamar de problemas nos freios do carro. Com seis minutos de atividade, Max Verstappen tomou a ponta da sessão com 1mi23s292, ainda usando pneus duros em sua Red Bull. Pouco depois, Sergio Pérez até tomou a liderança, mas viu o bicampeão retomar a ponta com 1min22s291.

Valtteri Bottas se colocou na terceira colocação com a Alfa Romeo, mas acabou superado por Fernando Alonso, da Alpine, Pierre Gasly, da AlphaTauri, e Carlos Sainz, da Ferrari. Pietro Fittipaldi, que ocupou o lugar de Kevin Magnussen na sessão, estava nos boxes da Haas, onde a equipe trabalhava para resolver um problema na asa móvel do carro do brasileiro.

Charles Leclerc foi para a pista com 23 minutos de treino e colocou a Ferrari na ponta com o tempo de 1min21s546, usando os pneus macios. A partir daí, houve grande alternância na segunda posição, que foi ocupada por Mick Schumacher, Bottas e Alonso, enquanto o monegasco baixou seu tempo para 1min20s753, se valendo dos compostos macios.

Na abertura da segunda metade do treinamento, Verstappen voltou à pista, mas rodou com a Red Bull, retornando ao traçado sem problemas. Carlos Sainz, por sua vez, tomou a liderança com 1min20s707, usando compostos macios, enquanto Pérez avançou para o terceiro lugar. Pietro Fittipaldi voltou à pista, mas um problema de motor o obrigou a parar na pista, causando uma bandeira vermelha.

O treino foi retomado quando restavam 17 minutos para o final, com os pilotos passando a trabalhar nas simulações de corrida. Um dos que avançou na classificação foi Lewis Hamilton, que colocou sua Mercedes na quinta colocação. O inglês acabou atrapalhando na sequência tanto Gasly quanto Norris, quando restavam oito minutos para o final do treino.

Restando quatro minutos para o final da sessão, uma nova bandeira vermelha foi acionada após Liam Lawson parar na região do estádio com problemas em sua AlphaTauri. Assim, o treinamento foi encerrado com Sainz na liderança, seguido por Leclerc e Pérez.

Deixe seu Comentário

Comentários