Card image
Fórmula 1
F1: Leclerc fatura pole em classificação emocionante em Singapura

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/10/2022
  • Atualizado: 01/10/2022 às 11:18
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc conquistou neste sábado (1) a pole position para o Grande Prêmio de Singapura, 17ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma classificação das mais apertadas e que teve uso dos pneus intermediários na maior parte do tempo no circuito de Marina Bay, o piloto da Ferrari anotou na melhor das suas voltas 1min49s412, usando pneus macios no Q3 para faturar a 18ª posição de honra da carreira.

Charles Leclerc
Leclerc bateu por uma vantagem mínima Pérez e Hamilton. (Foto: Scuderia Ferrari)

A segunda posição ficou com Sergio Pérez, piloto da Red Bull que foi 0s022 mais lento em relação a Leclerc. Lewis Hamilton, com a Mercedes, partirá da terceira posição com uma volta 0s054 aquém do tempo da pole, e dividirá a segunda fila com Carlos Sainz, da Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda conta com Fernando Alonso, da Alpine.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris colocou a McLaren na sexta posição para a corrida em Singapura, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, vai partir em sétimo, dividindo a quarta fila com Max Verstappen, piloto da Red Bull que tem seu primeiro match point no campeonato. Kevin Magnussen, da Haas, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, fecham o top-10, enquanto George Russell, com a outra Mercedes, ficou com o 11º tempo.

LEIA MAIS:

F1: Leclerc lidera TL3 atrapalhado pela chuva em Singapura
Sainz lidera 1-2 da Ferrari no TL2 para o GP de Singapura de F1
F1: Hamilton aparece no final e lidera TL1 do GP de Singapura
Verstappen tem “match point” em Singapura. Saiba como ele pode conquista o título
GP de Singapura: veja programação e onde assistir a corrida na TV

O Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1 será disputado neste domingo (2), a partir das 9h, com transmissão ao vivo da Band.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Marina Bay começou com pista ainda molhada e 27°C no asfalto, apenas um a mais em relação a temperatura ambiente, de 26°C, enquanto a umidade do ar estava em 81%. A maioria dos pilotos partiram para a pista logo que os boxes que o treino foi iniciado com pneus intermediários. Após alguns instantes, a Haas mandou seus pilotos com pneus macios.

O primeiro a completar volta foi Lewis Hamilton, com 1min56s937, usando compostos intermediários. George Russell, seu companheiro na Mercedes, apareceu em segundo, 0s162 atrás. Pouco depois, foi a vez de a Ferrari mandar seus pilotos à pista e tomar a ponta da classificação, vendo Carlos Sainz se colocar em quarto, e Charles Leclerc tomar a ponta com 1min55s054.

Enquanto o monegasco tomava a ponta, Russell baixou seu tempo, caindo para o segundo lugar, enquanto Sergio Pérez avançou para terceiro, perdendo um posto após Sainz se colocar em terceiro. Max Verstappen foi à pista, mas subiu apenas para o 15º lugar após abortar uma volta. Na metade do Q1, Hamilton tomou a liderança ao cravar 1min54s689.

Com dez minutos de treino, Verstappen pulou para a liderança ao marcar 1min54s395, sendo batido dois minutos depois por Leclerc, que cravou 1min54s222. A sessão entrou no terço final com Alexander Albon e Nicholas Latifi, da Williams, nos boxes e entre os eliminados, bem como Daniel Ricciardo, da McLaren, Kevin Magnussen e Mick Schumacher, da Haas.

A equipe americana mandou seus pilotos à pista com pneus intermediários e viu Magnussen pular para sexto, enquanto Schumacher avançou para a décima colocação. Hamilton, por sua vez, voltou para a liderança com 1min53s161, mas viu Verstappen marcar 1min53s057 para ser o mais rápido do Q1, seguido por Hamilton e Leclerc.

Foram eliminados Valtteri Bottas, Daniel Ricciarrdo, Esteban Ocon, Alexander Albon e Nicholas Latifi.

Q2
A segunda rodada da classificação foi iniciada com os pilotos partindo para a pista novamente com os compostos intermediários. O primeiro a marcar tempo foi Gasly, que logo foi superado por Norris. Então, Leclerc se colocou na liderança ao marcar 1min53s343, enquanto Verstappen apareceu em segundo, seguido por Hamilton e Sainz.

Pérez avançou para a terceira colocação com o carro da Red Bull, enquanto Russell entrou nos cinco minutos finais na zona de eliminação, aparecendo somente em 14º com a Mercedes. Com três minutos para o encerramento do Q2, Hamilton voltou a subir na classificação, tomando o segundo lugar, ainda três décimos atrás de Leclerc.

Russell subiu para a sétima posição com a Mercedes, enquanto Lance Stroll, que colocou os pneus slicks macios, sofria para conseguir andar na pista ainda úmida. Ainda assim, o canadense, seguido por Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, e de GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, partiram para os minutos finais com os compostos de pista seca. O chinês, porém, reclamou de falta de aderência.

O Q2 chegou ao final com Leclerc como o mais rápido, seguido por Hamilton e Verstappen. Os eliminados foram George Russell, Lance Stroll, Mick Schumacher, Sebastian Vettel e GuanYu Zhou.

Q3
A rodada final da classificação começou com a maioria dos pilotos usando os pneus slicks macios logo que os boxes foram abertos. As exceções eram Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen, que seguiam com os intermediários. Verstappen foi o primeiro a marcar tempo com a marca de 1min56s940, enquanto o japonês da AlphaTauri tomou a ponta com 1min55s170.

Hamilton avançou para a liderança ao marcar 1min53s082 com os pneus macios, enquanto Norris avançou para segundo, seguido por Pérez. Com cinco minutos para o final, Alonso se colocou na ponta, sendo superado na sequência por Leclerc e pelo heptacampeão, que retomou a ponta quando cravou 1min51s019 com a Mercedes.

Verstappen partiu para volta rápida, mas acabou com o segundo tempo, 0s376 atrás do heptacampeão do mundo. A sessão chegou nos últimos dois minutos com Alonso tomando a ponta, sendo batido por Leclerc, que marcou 1min49s412, com Sainz se colocando em segundo. Pouco depois, Pérez tomou a posição do espanhol da Ferrari, ficando 0s022 distante da pole.

Hamilton se colocou em terceiro, enquanto Verstappen abortou a volta final. Assim, Leclerc ficou com a pole position, sendo seguido por Pérez e Hamilton. O líder do campeonato, por sua vez, largará somente da oitava colocação.

Deixe seu Comentário

Comentários