Card image
Notícias
TOYOTA GAZOO Racing mantém liderança do Dakar após quinta especial

3 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 08/01/2026
  • Atualizado: 08/01/2026 às 16:45
  • Por: Leonardo Marson

A TOYOTA GAZOO Racing W2RC manteve a liderança do Dakar nesta quinta-feira (8), apesar de uma exigente quinta especial, que concluiu uma maratona exaustiva.

Toyota
Foto: Toyota

As equipes começaram a segunda parte da maratona após passarem a noite de quarta-feira em barracas ao lado de seus veículos. A especial de 371 quilômetros em direção a cidade de Ha’il começou com trilhas arenosas velozes antes de chegar em terrenos mais rochosos. O percurso foi de navegação exigente, com trilhas difíceis de serem vistas, aumentando o riso de perder pontos de referência.

Henk Lategan e Brett Cummings lideravam a classificação geral após a vitória na especial de quarta-feira. Com isso, eles tiveram a dificuldade adicional de serem os primeiros a saírem para a pista na quinta especial da prova, o que significou encontrar um terreno mais traiçoeiro e um maior desafio em navegação.

Apesar disso, a dupla do DKR GR Hilux número 202 manteve a liderança geral. Embora tenham terminado a etapa na 16ª posição, 12 minutos atrás dos vencedores, Lategan e Cummings minimizaram a perda de tempo para seus concorrentes mais próximos na classificação geral. Eles têm mais de três minutos de vantagem sobre os rivais mais próximos e uma posição de largada mais tardia na sexta-feira.

“Tivemos um bom desempenho no primeiro dia da maratona. Começamos na areia e ficamos lá em grande parte do dia, mas ainda assim foi uma etapa muito boa. Tivemos alguns momentos em que tivemos que procurar pontos de referência, mas nada muito grave. Finalmente, tivemos um dia sem furos de pneus, então pudemos avançar e dar o nosso melhor até o final”, disse Henk Lategan, após o encerramento da especial desta quinta-feira.

“Hoje tivemos o grande trabalho de abrir a etapa e ficamos na frente praticamente o tempo todo. Foi muito difícil, mas Brett fez um ótimo trabalho. O carro está indo muito bem e mostrando a verdadeira confiabilidade do Hilux para superar uma maratona difícil como essa, quando estávamos acelerando. Tivemos alguns dias bons para nos recuperarmos de um início difícil”, completou Lategan.

Toby Price e Armand Monleón também estavam entre os primeiros carros da etapa. A dupla começou com cautela antes de aumentar o ritmo, mas sofreram com um furo de pneu na segunda parte e perderam tempo dirigindo na poeira de outros competidores. Eles terminaram em 25º, levando o carro número 204 para a 15ª posição, próximo do top-10 geral.

“Tivemos um dia razoável na quarta-feira e sentimos que encontramos um ritmo. Também não tivemos pneus furados, o que me deixou feliz. Depois do acampamento noturno, parti me sentindo muito bem. Começamos a quinta especial com o que achávamos ser um ritmo razoável, mas percebemos que não era tão rápido assim. Então comecei a acelerar o ritmo e cometemos um pequeno erro de navegação pouco depois da metade do percurso”, disse Price.

“Apesar disso, estávamos indo bem até que bati em uma pedra e furei um pneu. Depois disso, tivemos uma tarde difícil na poeira. Mas o carro está em ótimo estado e estamos prontos para mais um dia”, completou o piloto.

Seth Quintero e Andrew Short começaram a etapa partindo para o percurso um pouco mais tarde e conquistaram um top-10. Depois de perderem tempo no início do rali com furos de pneus, a dupla agora ocupa a 21ª colocação na classificação geral com o DKR GR Hilux numeral 203.

“A maratona correu bem para nós. Nos certificamos de que estaríamos lá caso algo acontecesse para nossos companheiros de equipe na quarta especial. Demos uma roda para Yazeed (Al-Rajhi) e depois continuamos no mesmo ritmo de Henk (Lategan) para garantir que, se ele precisasse de uma roda, estaríamos lá para ajudar”, disse Quintero.

“Tivemos uma boa posição de largada na especial desta quinta-feira e recuperamos algum tempo. Depois alcançamos Toby e seguimos com ele até a chegada. Estamos um pouco atrás na classificação geral, mas ainda estamos muito bem na prova. Temos que continuar assim e dar tudo de nós amanhã”., completou Quintero.

A sexta especial do Dakar é a mais longa da edição deste ano, com 920 quilômetros. A caravana segue para o sudeste, passando por dunas de areia até a capital da Arábia Saudita, Riade, em um percurso cronometrado de 331 quilômetros, antes de um dia de descanso, no sábado.

Deixe seu Comentário

Comentários