Charles Leclerc conquistou neste sábado (10) a pole position para o Grande Prêmio da Itália, 16ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O monegasco, que se mostrou sempre rápido no final de semana no Autódromo Nacional de Monza, foi o melhor do Q3 da classificação ao marcar 1min20s161, garantindo a posição de honra pela oitava vez no ano, e pela 17ª vez na carreira.
A segunda posição ficou com George Russell, piloto da Mercedes que foi apenas o quinto mais rápido na classificação, mas herdou as posições de Sainz, Max Verstappen e Sergio Pérez. Lando Norris, com a McLaren, vai partir da terceira posição, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo. Pierre Gasly, da AlphaTauri, completa a lista dos cinco melhores.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Fernando Alonso, piloto da Alpine, partirá da sexta posição, fechando a terceira fila. Verstappen, que perdeu apenas cinco posições no grid, partirá em sétimo com a Red Bull, enquanto Nyck de Vries, que faz sua estreia na Fórmula 1, partirá em oitavo. O top-10 ainda contará com GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, e Nicholas Latifi, da Williams.
LEIA MAIS:
Verstappen voa e lidera TL3 para o GP da Itália de F1
Apendicite tira Albon do GP da Itália. Williams escala De Vries
F1: Sainz derruba Verstappen e lidera segundo treino na Itália
Leclerc puxa 1-2 da Ferrari no TL1 para o GP da Itália de F1
O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 será disputado neste domingo (11), a partir das 10h. Band, Rádio Bandeirantes e BandNews FM transmitem a corrida ao vivo.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão classificatória em Monza começou com clima quente: 27°C de temperatura ambiente e 38% de umidade do ar. A temperatura do asfalto estava em 38°C. Logo que os boxes foram abertos, Lance Stroll foi para a pista, marcando a primeira volta da atividade com 1min24s231, marca que rapidamente foi superada por Yuki Tsunoda.
A Red Bull mandou seus pilotos para a pista e viu Max Verstappen marcar 1min22s023, enquanto Sergio Pérez ficou com a segunda posição, 0s062 atrás do holandês. Os dois, porém, foram superados por Charles Leclerc, que cravou 1min21s280 com oito minutos de sessão. O monegasco foi seguido por Carlos Sainz, seu companheiro de Ferrari, e por George Russell, da Mercedes.
Restando pouco mais de cinco minutos para o encerramento do treino, Verstappen retomou a liderança da sessão, agora com 1min20s922. A partir daí, as atenções se voltaram aos pilotos que buscavam classificação, como Sebastian Vettel, que batalhava para não ficar entre os cinco piores nos instantes finais do treinamento.
O Q1 terminou com Verstappen na frente, seguido por Leclerc, Sainz, Pérez e Russell. Os eliminados foram Nicholas Latifi, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Kevin Magnussen e Mick Schumacher.
Q2
Os pilotos demoraram alguns instantes para deixar os boxes para o início da segunda rodada da classificação. O primeiro a marcar tempo foi Pérez, que logo foi superado por Verstappen, que cravou 1min21s265. Pouco depois, foi a vez de Sainz tomar a liderança da sessão, com 1min20s878, enquanto Leclerc cometeu um erro em seu giro.
O monegasco partiu para uma segunda volta rápida e se colocou em segundo, 0s330 atrás da marca obtida por Sainz. Todos os pilotos, então, foram aos boxes para colocar um novo jogo de pneus, retornando à pista apenas quando o relógio apontou 2min20s para o final da classificação. Apesar disso, os pilotos de Ferrari, Red Bull e Tsunoda ficaram nos boxes. Destes, apenas Leclerc não tem punição para cumprir.
Nyck de Vries vinha melhorando seu tempo, mas cometeu um erro e viu a chance de avançar ao Q3 cair por terra. Sainz foi o mais rápido, sendo seguido por Leclerc e Verstappen. Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Nyck de Vries, GuanYu Zhou e Yuki Tsunoda foram os eliminados.
Q3
A rodada final da classificação para o GP da Itália começou com os pilotos mais uma vez aguardando alguns instantes para sair para a pista, fazendo isso apenas após três minutos. Sainz marcou 1min20s584, batendo por 0s186 o tempo obtido por Leclerc. Verstappen se colocou em terceiro, sendo seguido por Pérez e Russell.
Após alguns instantes com os pilotos nos boxes, os competidores voltaram à pista com novos pneus em seus carros. Leclerc marcou 1min20s161 para faturar a pole position, sua 17ª na carreira e a oitava no ano. Verstappen e Sainz completaram o top-3.
Deixe seu Comentário