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Com novos carros, frenagens ganham mais importância na Porsche Cup

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  • Publicado: 01/04/2022
  • Atualizado: 01/04/2022 às 12:18
  • Por: Leonardo Marson

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), recebe a partir desta sexta-feira (1) a etapa de abertura da Porsche Cup, com a realização da primeira rodada dupla do campeonato de corridas curtas. A novidade são os novos carros da classe principal, a Carrera Cup, o Porsche 911 GT3 992, que serão equipados com discos de freios da Fremax, fornecedora da categoria desde 2008.

Porsche Cup
Porsche Cup abre temporada 2022 neste final de semana. (Foto: divulgação)

Os pilotos tiveram o primeiro contato com o novo carro nos testes de pré-temporada realizados pela categoria no início do mês de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Os competidores elogiaram a nova máquina trazida ao País pela categoria chefiada por Dener Pires, sobretudo no acerto de suspensão e freios.

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“A principal diferença entre os dois é que nas frenagens o 991.2 precisava de algumas correções no volante, pois a traseira se levantava um pouco e por ficar mais leve, ficava mais suscetível a momentos de instabilidade, enquanto no 992 ele freia mais reto e sem afetar muito a trajetória e o comportamento do carro”, diz Werner Neugebauer, dono de dois títulos na categoria.

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Os novos carros contam com motor boxes de seis cilindros e quatro litros, capaz de gerar 510 cv, ante os 485 do antigo carro. O torque é de 47,9 kgfm, enquanto o câmbio, acionado por paddle shift. Os pilotos destacaram a melhor dirigibilidade e a necessidade de frenagens mais fortes. A expectativa é de que os tempos de volta caiam.

“Goiânia é uma pista bastante exigente para os discos de freio, com trechos de alta velocidade sucedidos por fortes frenagens que reduzem as velocidades em mais de 100 km/h em poucos metros”, comentou Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto e Processo e Qualidade da Fremax.

“Outro desafio interessante que o traçado goiano proporciona aos pilotos e principalmente aos carros são as temperaturas, geralmente muito altas; assim, o trabalho do piloto nas retas passa a ser, além de ganhar velocidade, também resfriar o conjunto de freios”, seguiu Chremonezi.

“As curvas 3, 5 e a curva final do circuito são pontos particularmente interessantes do ponto de vista dos freios. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil”, completou o gerente da Fremax.

As corridas da Porsche Cup em Goiânia estão marcadas para sábado e domingo, com transmissão da Band e do canal da categoria no YouTube.

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