Card image
Fórmula 1
Alpine faz história e leva mulheres para pilotar F1 na Arábia Saudita

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/03/2022
  • Atualizado: 24/03/2022 às 18:09
  • Por: Willian Teixeira

A Alpine fez história ao colocar duas pilotas na Arábia Saudita para realizar uma demonstração no país asiático, que sediará a segunda etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 neste final de semana. Vale destacar que até 2018 elas sequer tinham autorização para dirigir automóveis de passeio no país asiático.

Alpine, Aseel Al Hamad, E20
Aseeel Al Hamad posa com o Alpine E20 em Riad (Foto: Dom Romney)

A equipe francesa levou a saudita Aseel Al Hamad e a britânica Abbi Pulling para conduzirem um carro da F1 durante uma exibição, e elas tornaram-se as primeiras mulheres a pilotarem um carro de F1 no país. Aseel integra o Comitê da FIA por mulheres no Esporte à Motor, a federação saudita de automobilismo e motociclismo e lidera ações para inserir e treinar mulheres sauditas que desejam ingressar no automobilismo, enquanto Abbi é integrante do programa de jovens pilotos da Alpine.

As pilotas guiaram o E20 pelas ruas de Riad, passando por pontos históricos do Reino, como Wadi Hanifah na cidade histórica de Diriyah, passando por At-Turaif e no novo Distrito Financeiro King Abdullah.

Abbi Pulling, Aseel Al Hamad, Alpine E20, Riad
Abbi Pulling e Aseel Al Hamad, as primeiras mulheres a guiarem um carro da F1 na Arábia Saudita (Foto: Dom Romney)
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram e no Twitter!

“Foi incrível pilotar esse carro pela primeira vez, ainda mais em minha cidade Natal, Riad. Espero que isso inspire novas gerações a se apaixonarem pela Fórmula 1 e que mais mulheres considerem a possibilidade de seguirem carreira no automobilismo”, comenta Aseel, que já havia feito história em 2018 ao conduzir um Fórmula 1 no circuito de Paul Ricard, na França, tornando-se a primeira mulher saudita a guiar um carro de competição.

Abbi Pulling (Foto: Dom Romney)

Abbi, que também vai competir nesta temporada da W Series – categoria que terá participação da brasileira Bruna Tomaselli, destaca que ações como esta são importantes para encorajar e apoiar novos talentos femininos. “Tive minha primeira experiência em um carro da F1, foi tudo que eu estava esperando e mais. Comecei a correr quando tinha apenas oito anos e meu objetivo sempre foi chegar à Fórmula 1. Fico muito feliz por estar um pouquinho mais perto. Programas como a academia da Alpine junto com demonstração com pilotos do sexo feminino são muito importantes para apoiar jovens talentos a alcançarem seus objetivos”, finaliza a pilota de apenas 19 anos.

Abbi Pulling ouve instruções antes da exibição na Arábia Saudita (Foto: Dom Romney)

LEIA MAIS:
Traçado da Arábia Saudita terá maior visibilidade em 2022
Hamilton sobre Mercedes: “tem um longo caminho pela frente”
Confira cinco curiosidades do GP do Bahrein

Os carros da Alpine juntam-se ao restante do grid da Fórmula 1 visando o GP da Arábia Saudita a partir desta sexta-feira com o início dos treinos livres em Jeddah, às 10h30 (de Brasília). A largada para a corrida será no domingo, às 14h, com transmissão da Band e do streaming F1TV.

Deixe seu Comentário

Comentários