Que mulheres têm ganhado espaço no esporte a motor nos últimos anos, não é novidade. Somente aqui em RACING, mostramos nas últimas semanas os feitos de Maxine Wahone no WRC e de Miki Koyama no automobilismo japonês. Agora, Sarah Bovy, parceira de Michelle Gatting e Rahel Frey, conseguiu algo inédito para pilotas no WEC, no último sábado (9), ao garantir a pole position das 6 Horas de Monza na classe LMGTE-Am.
Com uma Ferrari 488 GTE Evo, a belga foi a mais rápida entre os competidores da classe que reúne pilotos profissionais e amadores nos GTs do Mundial de Endurance. Sarah defende a Iron Dames, time que pertence a Iron Lynx e que conta apenas com mulheres na pilotagem. Da trinca titular deste ano, apenas Rahel correu todas as etapas.
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Cabe também uma explicação sobre o time. A Iron Lynx surgiu em 2017, com o projeto da Iron Dames aparecendo dois anos depois. Em 2020, o time feminino correu as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez, e em 2021, foi a vez de migrar para o WEC em tempo integral. Em Monza, no último final de semana, além da pole obtida por Sarah, o trio terminou a corrida na segunda colocação.
Tal desempenho permite que a Iron Dames ocupe a quinta colocação do campeonato da LMGTE-Am com Rahel Frey, somando 51 pontos. Por terem uma corrida a menos, Sarah e Michelle aparecem em sexto, com 50 pontos, o que em nada diminui o brilho da temporada das três. O time tem, além do pódio em Monza, um top-5, obtido em Sebring, e dois top-10.
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Após a corrida na Itália, o WEC terá uma grande parada e só será retomado no dia 11 de setembro, com a disputa das 6 Horas de Fuji, no Japão.
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