Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira (22) a pole position para a corrida sprint do Grande Prêmio da Emilia Romagna, quarta etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma atividade com diversas bandeiras vermelhas no circuito de Ímola, na Itália, o piloto da Red Bull anotou 1min27s999 e garantiu a posição pela primeira vez no ano.
A segunda posição ficou com Charles Leclerc, da Ferrari que foi 0s779 mais lento. Lando Norris colocou sua McLaren na terceira colocação, seguido por Kevin Magnussen e sua Haas. Fernando Alonso e a Alpine fecharam o top 5.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Em uma boa classificação para a McLaren, Daniel Ricciardo ficou em sexto. Sergio Pérez ocupa o sétimo lugar e vai ter Valtteri Bottas ao seu lado no grid. Sebastian Vettel encaixou a Aston Martin na nona posição, enquanto Carlos Sainz foi o décimo após uma batida tirar suas chances de pole position.
LEIA MAIS:
Na pista molhada, Leclerc comanda 1-2 da Ferrari em Ímola
A atividade que definiu as posições de largada contou com cinco bandeiras vermelhas. A equipe mais prejudicada foi a Mercedes, que viu seus dois pilotos ficarem no Q2. O fato não acontecia desde 2012, ainda com a dupla Michael Schumacher e Nico Rosberg.
A corrida sprint do Grande Prêmio da Emilia Romagna será realizada neste sábado (23), às 11h30. O resultado da corrida definirá o grid de largada da prova principal no domingo.
Confira como foi a classificação
Q1
Com a pista ainda molhada, a classificação começou com os pilotos divididos entre pneus intermediários e pneus macios. Hamilton assumiu a liderança com 1m27s214, com os pneus de chuva. Logo aqueles que estavam com pneus vermelhos provaram ter feito uma escolha melhor, com Stroll assumindo a primeira posição.
Faltando 12 minutos, o carro de Albon apresentou um princípio de incêndio em um dos pneus traseiros, com o pneu estourando em pouco tempo. A bandeira vermelha foi acionada enquanto o piloto da Williams retornava aos boxes.
A sessão retornou alguns minutos depois com todos os carros de pneus macios. Ocon e Vettel melhoraram seus tempos, com o alemão assumindo a primeira posição. Stroll também melhora, mas fica em terceiro. A posição dura pouco, já que o canadense volta a melhorar e assumir a ponta. Em seguida, Fernando Alonso assumiu a primeira posição, sendo superado por Lando Norris. A dupla da Ferrari fecha suas voltas rápidas, com Sainz marcando 1m20s319 e Leclerc 0s271 mais lento.
Faltando pouco mais de seis minutos, Mick Schumacher escapa da pista, sem maiores prejuízos. Verstappen acelera e coloca sua Red Bull em segundo, com 0s030 de diferença para Sainz. A dupla da Mercedes melhora, com Hamilton pulando para 7° e logo em seguida sendo empurrado para baixo por Russell.
Nos últimos cinco minutos, Lando Norris retomou a liderança, mas foi rapidamente superado pelas Ferraris, agora com Leclerc à frente com 1m19s545. Uma bandeira amarela chegou a ser acionada brevemente nos setores 1 e 2 após Latifi sair da pista.
Faltando dois minutos, Bottas e Schumacher buscavam escapar da zona de eliminação, e sucederam, empurrando Hamilton e Vettel para a 16° e 17° posições. Enquanto o heptacampeão buscava melhorar seu tempo, Carlos Sainz superou a marca de Leclerc por 0s240 e Magnussen assumiu a terceira posição, sendo superado por Ricciardo. Em seguida, Verstappen assume a liderança com 1m19s295, mas logo vê Leclerc diminuir 0s499.
A primeira parte da classificação terminou com Leclerc em primeiro com 1m18s796, seguido de Verstappen e Sainz. Tsunoda, Gasly, Latifi, Ocon e Albon foram os eliminados, com o último nem mesmo indo para a pista novamente.
Q2
A segunda rodada da classificação começou já com avisos de chuva aos pilotos. Carlos Sainz foi o primeiro a abrir volta rápida, marcando 1m18s990. Em seguida, Schmacher, Norris e Vettel também completaram suas voltas. Max Verstappen superou Sainz em sua primeira volta. Leclerc assumiu a quarta posição, sendo rebaixado por Perez.
A bandeira amarela na transmissão foi o sinal que a Ferrari não queria: Sainz escapou e bateu, danificando uma das rodas dianteiras de seu F1-75. A bandeira vermelha foi acionada.
A sessão retornou já com a chuva caindo no circuito. Os carros não saíram dos boxes, já que a pista molhada prejudicou as tentativas de melhorar os tempos de volta. Com isso, a sessão terminou com Verstappen detendo o melhor tempo com 1m18s793, seguido por Sainz e Norris. Os eliminados foram George Russell, Mick Schumacher, Hamilton, Zhou e Stroll.
Faltando dois minutos para o fim, Vettel, Leclerc, Bottas e Alonso foram para a pista para conferir as condições do traçado.
Q3
Todos os pilotos calçaram pneus intermediários para a última parte da classificação. Leclerc e Perez foram os primeiros a abrirem volta, mas não conseguiram completá-las. O motivo foi Kevin Magnussen, que saiu da pista com sua Haas, causando bandeira vermelha. O piloto conseguiu retornar ao traçado para ir de volta aos boxes, sem grandes danos.
Os carros saíram do pitlane faltando oito minutos para o fim. Fernando Alonso veio para abrir a primeira volta, mas escapou da pista. Norris assumiu a primeira posição, mas logo foi superado por Ricciardo.
Leclerc e Verstappen chegaram para derrubar os tempos, com Leclerc marcando 1m28s778 e Verstappen 0s020 atrás. Magnussen melhorou, assumindo a terceira posição, mas logo sendo superado por Norris.
Verstappen começou a melhorar seu tempo, mas uma bandeira amarela no setor 3 atrapalhou. A causa foi Valtteri Bottas, que bateu, acionando mais uma bandeira vermelha, com menos de três minutos para o fim.
Com a pista liberada, os pilotos abriram volta, mas Lando Norris acabou com qualquer chance de melhora após ir para o muro com sua McLaren. A pole position ficou nas mãos de Max Verstappen.
Deixe seu Comentário