Card image
Fórmula 1
Na pista molhada, Leclerc comanda 1-2 da Ferrari no TL1 em Imola

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/04/2022
  • Atualizado: 22/04/2022 às 9:52
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Emilia Romagna, quarta etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma sessão realizada com pista molhada na manhã desta sexta-feira (22) em Imola, na Itália, o líder do campeonato e representante da Ferrari marcou 1min29s402, usando pneus intermediários.

Charles Leclerc
Foto: Ferrari

A segunda posição ficou com Carlos Sainz, que acabou 0s877 atrás do tempo obtido por Leclerc, seu companheiro de equipe. Max Verstappen, com a Red Bull, ficou com a terceira colocação, sendo seguido pelos dois pilotos da Haas, time que viu Kevin Magnussen ser o quarto colocado, enquanto Mick Schumacher completou o top-5.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Sergio Pérez, com o outro carro da Red Bull, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Fernando Alonso, sétimo melhor com uma Alpine. Sebastian Vettel, que foi o primeiro a sair para a pista com pneus intermediários, colocou a Aston Martin na oitava posição. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, e George Russell, da Mercedes, fecharam o top-10.

LEIA MAIS:

Ferrari anuncia renovação de contrato com Carlos Sainz
Circuito de Miami está quase pronto para receber prova da F1
Leclerc tem relógio de R$ 1 milhão furtado na Itália

A partir do meio-dia será realizada a classificação que determinará as posições de largada para a Sprint, marcada para o sábado. O BandSports mostra a sessão. O Grande Prêmio da Emilia Romagna será disputado no domingo (24), às 10h. A Band exibe a corrida.

Confira como foi o treino

A sessão em Imola começou com pista molhada e temperatura em apenas 11ºC, com umidade do ar em 92%. A temperatura da pista era de 14°C. Quando a pista foi liberada, os pilotos permaneceram nos boxes por alguns minutos, até que Valtteri Bottas foi à pista com a Alfa Romeo. Instantes depois, o finlandês foi seguido por Kevin Magnussen e Mick Schumacher, ambos da Haas.

Aos poucos, os pilotos foram deixando os boxes, incluindo Carlos Sainz e Charles Leclerc, ambos pilotos da Ferrari. Bottas completou seu primeiro giro com o tempo de 1min43s277. A pista molhada começou a mostrar suas dificuldades: Leclerc rodou, enquanto Nicholas Latifi passeou pela brita, enquanto Alexander Albon, também da Williams, foi para a grama.

Max Verstappen foi para a pista e se colocou na frente ao marcar 1min39s595, derrubando Magnussen para o segundo lugar. Pouco depois, Leclerc tomou a ponta com 1min39s235, enquanto Sainz escapava da pista. O atual campeão do mundo acertou uma boa volta e marcou 1min37s247, enquanto o líder do campeonato deu uma volta 0s504 mais lenta.

Sebastian Vettel foi para a pista com a Aston Martin, mas sofreu para conseguir andar na pista molhada em Imola. Pouco depois, Sainz se colocou na segunda posição, após Verstappen melhorar seu tempo para 1min36s158. Com 20 minutos de sessão, Leclerc voltou a pontear a folha de tempos, agora cravando 1min35s629, enquanto Lando Norris escapou do traçado.

Sainz avançou para o segundo lugar, enquanto Esteban Ocon foi mais um a errar o traçado. Sergio Pérez, então, tomou a liderança com 1min35s476, ainda com os pneus de chuva extrema. Vettel voltou à pista, mas desta vez com pneus intermediários, sem conseguir grande melhora. Após alguns instantes sem que os tempos baixassem, foi a vez de Lance Stroll partir para a pista com pneus de faixa verde, e escapar da pista.

Com 40 minutos de sessão, Sainz se colocou na frente, melhorando sua marca para 1min32s606 pouco depois. Leclerc chegou a se colocar na frente, mas viu o companheiro de equipe marcar 1min30s279. Enquanto Verstappen reclamava com Ocon por ter uma volta atrapalhada, o líder do campeonato tomou o melhor tempo ao cravar 1min29s402.

Restando cinco minutos para o final da sessão, a bandeira vermelha foi acionada após Norris ficar parado na brita. O piloto conseguiu sair do local pouco depois, e a sessão foi retomada quando restavam três minutos para o final. Os tempos, porém, não baixaram, e Leclerc foi o mais veloz.

Deixe seu Comentário

Comentários