Mais importante rally do mundo, o Dakar encerrou a primeira semana da edição de 2025 nesta quinta-feira (9), com a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) na frente. Henk Lategan e Brett Cummings são os líderes na classificação acumulada após a quinta especial da prova, vencida por Seth Quintero e Denniz Zenz, também integrantes do TGR. Lucas Moraes, que corre ao lado do navegador Armand Monleón, foi o sétimo no percurso entre as cidades sauditas de Alula e Ha’il e seguem na quinta posição na classificação geral.
Moraes e Monleón completaram os 428 quilômetros cronometrados desta quinta-feira em 4h42min17s a bordo do Toyota GR DKR Hilux número 203. Quintero e Zenz, vencedores da especial, fecharam o percurso desta quinta-feira em 4h32min53s, garantindo o segundo triunfo nesta edição, e o terceiro da TOYOTA GAZOO Racing no Dakar 2025.
“Na especial de hoje (quinta-feira), esperávamos melhorar um pouco nossa colocação na classificação geral. Mas nos perdemos e demoramos demais para encontrar novamente a trilha. No deserto, sem referências, se você se perde, vira um drama. Também tivemos um pneu furado, que nos atrasou bastante”, disse Lucas Moraes, após o final da especial desta quinta-feira.
“Então, tivemos que acelerar ao máximo – e assumir riscos – nos 200km finais da especial. Nesse momento, deixamos de lado a prudência e mandamos ver, porque, para terminar o Dakar com um bom resultado, é importante não estar muito distante dos líderes. Nesse ponto, acho que fomos bem, recuperamos boa parte do tempo. Mas no geral a semana foi dura com a gente”, explicou Moraes.
“Lideramos a corrida em dois dias, mas tivemos muitos contratempos. O importante é entender que isso faz parte da dinâmica do Dakar. Vamos manter o foco aumentar o ritmo nesta segunda semana de prova, que é a decisiva. Estamos na briga, o que é o mais importante”, completou o brasileiro do TOYOTA GAZOO Racing.
Após cinco especiais, a TOYOTA GAZOO Racing lidera a prova com a dupla formada por Lategan e Cummings, que tem um tempo acumulado de 28h10min11s. Moraes e Monleón aparecem na quinta posição, 41min55s distantes dos líderes da prova.
O Dakar não contará com disputa de especial nesta sexta-feira, e volta a percorrer a Arábia Saudita neste sábado (11), quando os pilotos deixam a cidade de Ha’il e seguem em direção a Al Duwadimi, em um trecho cronometrado de 606 quilômetros, naquela que será a maior especial em dia único da prova. O percurso total é de 829 quilômetros.
Deixe seu Comentário