Card image
Notícias
Stock Car: Serra e Maurício vencem corridas no Velocitta

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/10/2023
  • Atualizado: 29/10/2023 às 20:03
  • Por: Leonardo Marson

A Stock Car realizou a décima e antepenúltima etapa de uma empolgante temporada 2023 neste domingo (29). O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), foi palco de duas grandes corridas, que foram vencidas pelos pilotos da Eurofarma RC. Na primeira prova do dia, Daniel Serra superou Felipe Fraga (Blau Motorsport) na estratégia de pit-stop e venceu pela terceira vez no campeonato, enquanto Felipe Baptista (KTF) foi o terceiro depois de superar Gabriel Casagrande na última volta.

Daniel Serra
Foto: Marcelo Machado de Melo

Ricardo Maurício repetiu a tática adotada pelo companheiro de equipe na Corrida 2, mas também precisou segurar a forte pressão de Felipe Massa (Lubrax Podium) nas voltas finais para vencer pela segunda vez na temporada e a 37ª na categoria, empatando com Cacá Bueno (KTF) como o segundo maior vencedor em atividade na categoria. Fraga ficou na terceira posição.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Com um quarto e um décimo lugares neste domingo, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) conseguiu abrir ainda mais vantagem perante seus concorrentes diretos. O campeão de 2021 tem agora 279 pontos, 31 a mais que o novo vice-líder da temporada, Felipe Fraga, que foi o maior pontuador do fim de semana em Mogi Guaçu.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen vira líder na largada e vence no México
MotoGP: Martín segura Binder e Bagnaia e vence na Tailândia

Estratégia leva Serra à vitória
Pole position, Fraga sustentou a liderança, com Serra em segundo e Casagrande em terceiro. Com o desenrolar da prova, o piloto da Blau conseguiu abrir vantagem na frente e controlou a disputa até a abertura da janela para pit-stop obrigatório.

Fraga foi justamente o primeiro piloto a fazer a parada nos boxes, sendo seguido por Casagrande, enquanto Serra adotou estratégia diferente, optou por ter pista livre e tentar buscar a liderança da corrida. Daniel partiu para os boxes na volta 11, fez o pit-stop, teve sucesso na sua tática e voltou logo à frente do Chevrolet Cruze #88 da Blau.

Os minutos finais de prova entregaram muita emoção com o duelo de campeões. Serra conseguiu sustentar a liderança e cruzou a linha de chegada na frente para vencer pela terceira vez na temporada e a 24ª na sua laureada carreira. Fraga confirmou o segundo lugar, enquanto Felipe Baptista fez a ultrapassagem na última volta, superou Gabriel Casagrande e foi o terceiro.

“Foi um misto de performance com estratégia. Paramos na hora certa e, como seguimos na pista [antes da parada obrigatória], viramos tempos bem rápidos. A equipe fez um pit-stop perfeito, mais uma vez, e voltamos em primeiro. Tivemos um pouquinho de sufoco ali depois do safety-car, mas depois deu tudo certo”, comemorou Daniel.

Ricardinho duela com Massa
Com uma primeira fila de oito títulos, Cacá Bueno e Ricardo Maurício puxaram o grid da disputa complementar deste domingo. O pentacampeão manteve a liderança, logo à frente de Ricardinho, enquanto Thiago Camilo era o terceiro, mas enfrentava a forte pressão de Felipe Massa.

Entre os ponteiros, Cacá foi o primeiro a fazer seu pit-stop, na volta 9. Maurício seguiu na pista e tentou repetir a estratégia de sucesso com o companheiro de equipe Daniel Serra na Corrida 1. Ricardinho foi para os boxes duas voltas depois e regressou à frente do piloto carioca, que também perdeu posição para Massa.

Ricardo Maurício partiu para as voltas finais tentando segurar a pressão exercida por Massa, enquanto Cacá Bueno vinha em terceiro, seguido de perto por Felipe Baptista e Felipe Fraga no momento em que houve nova intervenção do safety-car por conta de problema sofrido pelo campeão Marcos Gomes.

A prova foi retomada com bandeira verde quando restavam pouco menos de dois minutos. Massa tentou de tudo para vencer pela primeira vez na Stock Car e encostou em Ricardinho. Mas o tricampeão resistiu e partiu para a conquista da sua vitória 37 na Stock Car — igualando Cacá Bueno como o segundo maior vencedor em atividade. Felipe Baptista terminou na pista em terceiro, mas foi punido em razão do incidente com Cacá durante a prova, de modo que Felipe Fraga completou o top-3 oficial da disputa.

Maurício voltou ao pódio da Stock Car, que não frequentava desde a etapa de Interlagos, em abril, quando foi vencedor da Corrida 2. “Depois de alguns finais de semana que tivemos na temporada, é sempre bom voltar a vencer. Ainda mais aqui no Velocitta, que depois de Interlagos é nosso segundo quintal de casa. O resumo é que foi um fim de semana difícil, mas nossa equipe conseguiu encaixar um bom trabalho desde os treinos. O Daniel venceu a primeira e triunfei na segunda prova. Foi bem disputada, com lutas com o Cacá logo no começo e depois com o Felipe Massa. O que predominou mesmo foi a estratégia. E veio mais uma vitória, a 37ª da carreira, então estou bem feliz”, destacou.

A 11ª e penúltima etapa do campeonato acontece em 26 de novembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Deixe seu Comentário

Comentários