Card image
Fórmula E
Relembre corridas que foram realizadas no Anhembi

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/03/2023
  • Atualizado: 25/03/2023 às 0:02
  • Por: Leonardo Marson

Corridas em circuitos de rua estão longe de serem algo incomum. Seja na Fórmula 1, onde o número deste tipo de traçado aumentou muito nos anos anteriores, ou em outras categorias, é normal correr em traçados urbanos. A Fórmula E, porém, tem neste tipo de pista sua prioridade, e correrá pela primeira vez no Sambódromo do Anhembi, onde realiza neste sábado (25) o ePrix de São Paulo. Mas esta não é a primeira vez que o local receberá uma corrida de carro.

Anhembi
António Félix da Costa acelera no Anhembi. (Foto: Porsche)

Se a categoria elétrica correrá pela primeira vez no local (e no Brasil), o Anhembi receberá uma prova de automobilismo pela quinta vez em sua história. Nos anos 2010, o Sambódromo localizado na zona norte da capital paulista recebeu por quatro anos seguidos a Indy, principal categoria de monopostos dos Estados Unidos. Em terras brasileiras, o campeonato realizou entre 2010 e 2013 a “São Paulo Indy 300”, que tinha 300 quilômetros de distância.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

A principal diferença em relação a corrida deste sábado da Fórmula E diz respeito ao traçado. O circuito usado na categoria americana contava com 4.080 metros, tendo como principal atrativo uma reta de 1.500 metros em plena Marginal do Tietê, uma das principais vias da capital paulista. Já o campeonato dos carros elétricos terá um circuito de 2.960 metros, evitando o trecho da Marginal.

LEIA MAIS:

Buemi lidera primeiro treino livre da Fórmula E em São Paulo
Fórmula E: em São Paulo, Frijns fala em recuperação “frustrante”
Di Grassi celebra realização de corrida da Fórmula E em São Paulo
RACING cobre in loco ePrix de São Paulo de Fórmula E

Em 2010 e 2011, a Indy teve problemas no Anhembi. No primeiro ano, o concreto liso no Sambódromo, que privilegiava o espetáculo do desfile de escolas de samba, impedia que os carros acelerassem no local. Foi necessária a fresagem da pista para que a corrida ocorresse. No ano seguinte, a chuva obrigou a disputa a ser adiada para a segunda-feira, causando enormes complicações no trânsito da capital paulista. Em 2012 e 2013 não houve problemas na prova.

O grande vencedor em corridas no Anhembi é o australiano Will Power, que triunfou nada menos que três vezes na zona norte paulistana, em 2010, 2011 e 2012. James Hinchcliffe venceu a última prova disputada no local, em 2013. O australiano segue na Penske na categoria americana até hoje, enquanto o canadense deixou as pistas e se tornou colunista da Fórmula 1. Assim, o vencedor deste sábado será inédito no Anhembi.

O ePrix de São Paulo da Fórmula E tem largada marcada para 14h, e contará com transmissão de Band e BandSports.

RACING acompanha o ePrix de São Paulo de Fórmula E direto do Anhembi com os jornalistas Ana Oliveira, Leonardo Marson e Venício Zambelli.

Deixe seu Comentário

Comentários