Card image
Notícias
Porsche Cup: palco da segunda etapa, Velocitta é teste para os freios

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/04/2023
  • Atualizado: 11/04/2023 às 15:09
  • Por: Ana Oliveira

O circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), recebe a segunda etapa da temporada 2023 da Porsche Cup Brasil. Após corridas empolgantes no encontro de abertura do campeonato em Interlagos, é a vez do circuito de 3.443 metros localizado no interior de São Paulo receber as disputas do campeonato monomarca mais veloz do país.

Velocitta será palco da segunda etapa da Porsche Cup (Foto: Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

O traçado do Velocitta é um dos mais exigentes com os freios por causa da quantidade de curvas – 12 no total – e retas pouco longas, em uma média de uma curva para cada 287 metros. Segundo o departamento de engenharia da Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup, os pilotos percorrem 25% do tempo de volta com o pé no pedal do freio.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“Os freios são postos realmente à prova na pista do Velocitta. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando. É uma pista muito técnica e a frenagem correta conta muito para um bom tempo de volta; e no Velocitta isso é ainda mais determinante”, explica Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto da Fremax.

LEIA MAIS:
Porsche Cup: Leite vence corrida 2 da classe Challenge em Interlagos
Porsche Cup: Feldmann bate Paludo na linha de chegada e vence em Interlagos
Porsche Cup: Taurisano vence primeira corrida da história da Sprint Trophy

Em 2022, primeira temporada dos novos Porsche 911 GT3 da geração 992, os carros disputaram as provas do Velocitta sem o uso do ABS – o que foi uma exceção – e desta vez o sistema anti-travamento das rodas estará em funcionamento, o que deve gerar maior competitividade e equilíbrio, de acordo com Alceu Feldmann, vencedor de uma das corridas do ano passado. “Estou acostumado a correr sem ABS, e ano passado venci assim no Velocitta. Ter o sistema é benéfico para todos e vai dar uma embaralhada no grid. Isso, claro, traz muito mais emoção para as corridas”, afirmou.

O campeonato após a primeira etapa tem a liderança de Nicolas Costa com 48 pontos na Carrera Cup, apenas três pontos a mais que Miguel Paludo e quatro a mais que Alceu Feldmann. Georgios Frangulis (34), Nelson Marcondes (29), Ayman Darwich (26), Marçal Müller (25), Raijan Mascarello (24), Lucas Salles (22) e Werner Neugebauer (21) fecham os dez primeiros da tabela de pontuação.

A programação do final de semana traz os treinos opcionais e livres na sexta-feira (14); a classificação às 9 horas e a primeira corrida às 14h estão programadas para o sábado (15) e a segunda prova no domingo (16) às 13h10. As provas têm transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e pelo YouTube oficial da Porsche Cup Brasil.

Deixe seu Comentário

Comentários