Card image
Notícias
Para a FIA, presidente da CBA destaca crescimento do kartismo no País

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/11/2022
  • Atualizado: 25/11/2022 às 17:58
  • Por: Redação

Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), destacou em entrevista para o site da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) o trabalho feito pela entidade nacional nesta modalidade. Recentemente, o País viu Matheus Morgatto conquistar o título mundial de Kart em Sarno, na Itália. O mandatário falou o crescimento do esporte no País.

CBA
Guerra (à direita) é o presidente da CBA. (Foto: KSP)

“O esporte está crescendo significativamente. Em 2021, nossos campeonatos nacionais incluíam um total de 550 pilotos. Nesta temporada, superamos todos os nossos objetivos. Alinhamos nossas regras com as da CIK-FIA e atingimos um número próximo a 900 inscrições nos campeonatos nacionais. Para 2023, o objetivo é exceder as 1000 inscrições”, disse Guerra, ao site da FIA.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“Atualmente, podemos contar com sete fábricas brasileiras de chassis e quatro marcas internacionais estão muito bem representadas no país. O fabricante de pneus MG é brasileiro, assim como o fabricante de motores e carburadores KTT”, seguiu o dirigente, que lembrou das duas competições organizadas pela CBA no kartismo: Copa Brasil e Brasileiro, ao qual considerou como três campeonatos.

LEIA MAIS:

Martins comanda último dia de testes da F2 em Abu Dhabi

“Nós organizamos quatro campeonatos diferentes. Além da Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro é dividido em três grupos. O Grupo 1 é para motores Rotax e quatro tempos, o Grupo 2 para motores de dois tempos, incluindo OK e OK-Junior de acordo com os regulamentos CIK-FIA, e o Mini com o motor nacional KTT e o Grupo 3 para as categorias KZ e Endurance com motores de quatro tempos em corridas de 6 horas”, disse o presidente da CBA.

Guerra destacou que as competições nacionais alinharam seus regulamentos ao que é praticado internacionalmente. Isso fez com que os campeonatos disputados no País passassem a contar com regras aplicadas aos torneios de classes OK e OK Júnior. O dirigente, que também integra a Comissão Internacional de Kart da FIA, quer implementar novos motores e competições.

“Planejamos levar a cabo novos projetos, como a estreia dos motores OK-N em 2024 e a implementação da Copa Regional iniciada pela CIK-FIA. Também vamos organizar um campeonato de três etapas com regras internacionais, primeiro no Brasil, e depois em toda a América do Sul, caso exista a possibilidade. Isto ajudará no treinamento de motoristas brasileiros ainda mais competitivos”, explicou, lembrando que ações da CBA contam com o apoio do Banco BRB, parceiro da entidade.

“Recentemente recebemos o Banco BRB como um parceiro para ajudar a promover o automobilismo brasileiro, incluindo o karting. Conseguimos ajudar Gabriel Gomez após sua pole position no Campeonato Mundial de Karting da FIA de 2021 em OK, assim como Matheus Morgatto e Olin Galli. Também apoiamos a equipe brasileira que participou dos Jogos Automobilísticos da FIA de 2022 em Paul Ricard. Esperamos que isto seja apenas o começo”, completou.

Deixe seu Comentário

Comentários