Max Verstappen conquistou neste sábado (7) seu terceiro título mundial de Fórmula 1. O piloto da Red Bull completou a Sprint para o Grande Prêmio do Catar, 17ª etapa da temporada 2023, na segunda posição no circuito de Losail, alcançou 407 pontos, e não pode mais ser mais alcançado por Sergio Pérez na tabela de classificação.
O campeonato foi decidido na 11ª volta da prova, quando Pérez acabou abandonando a prova em um acidente que envolveu ainda Esteban Ocon e Nico Hulkenberg. Os três batalhavam pela nona posição, o que já era insuficiente para o mexicano seguir vivo na disputa pelo título mundial.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
A vitória ficou com Oscar Piastri, que largou da pole position e passou por George Russell para vencer uma Sprint pela primeira vez. Verstappen ficou com a segunda posição com a Red Bull, enquanto Lando Norris, com a outra McLaren, terminou com a terceira colocação. Russell foi o quarto, seguido por Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes.
LEIA MAIS:
F1: Piastri garante pole position da Sprint no Catar
F1: Verstappen acerta volta voadora e fatura pole position no Catar
F1: Verstappen acerta volta no final e lidera treino livre no Catar
F1: Haas escala Bearman para treinos livres no México e em Abu Dhabi
F1: Gabriel Bortoleto se torna piloto de desenvolvimento da McLaren
Carlos Sainz completou a corrida com a sexta colocação, sendo seguido por Charles Leclerc, seu companheiro de Ferrari. A zona de pontos ainda contou com Alexander Albon, da Williams. Fernando Alonso, da Aston Martin, e Pierre Gasly, da Alpine, fecharam a lista dos dez melhores.
Além da entrada do Safety Car no lance com Pérez, Ocon e Hulkenberg, a corrida contou com outras duas entradas do Safety Car. A primeira veio logo na volta inicial, após Liam Lawson perder o controle do carro da AlphaTauri e parar na brita, deixando a disputa. Depois, na terceira volta, foi a vez de Logan Sargeant, com a Williams, sair da pista sozinho, causando nova neutralização da disputa.
O Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1 será disputado neste domingo (8), a partir das 14h.
Confira como foi a Sprint
A corrida começou com Oscar Piastri mantendo a primeira colocação, sendo seguido por George Russell, Carlos Sainz e Charles Leclerc, pilotos que superaram Max Verstappen, que despencou para a quinta posição. Lando Norris, que largou em segundo, caiu para sexto, enquanto Sergio Pérez apareceu em décimo. Liam Lawson parou na brita após um toque e o Safety Car foi acionado.
A relargada veio na volta três, com Fernando Alonso atacando Norris pela sexta posição, enquanto Russell passou por Piastri para tomar a liderança da corrida se aproveitando de um erro do australiano. Logan Sargeant escapou sozinho da pista e ficou preso na brita, causando novo acionamento do Safety Car ainda no terceiro giro. Pérez, por sua vez, caiu para 11º, sendo superado por Pierre Gasly.
A bandeira verde foi acionada na volta sete, com Sainz atacando Piastri pelo segundo lugar, sem sucesso. Alonso, mais atrás, passou por Esteban Ocon, retomando a sétima colocação. Na frente, Russell disparou 1,5 segundos na abertura da oitava volta, mesmo momento em que a asa móvel foi liberada. Verstappen, então, passou por Leclerc para tomar o quarto lugar.
O holandês seguiu avançando e tomou a terceira colocação de Sainz na décima volta. Mais atrás, Hamilton passou por Gasly para assumir o 11º lugar. Piastri, por sua vez, colou em Russell e tomou a liderança da prova no giro 11, no mesmo momento em que Norris passou por Leclerc para assumir a quinta colocação da prova.
O campeonato acabou na volta 11, quando Esteban Ocon e Sergio Pérez bateram em lance também com participação de Nico Hulkenberg, causando nova entrada do Safety Car. Desta forma, o mexicano passou a não ter mais chances de título.
A prova recomeçou na volta 15, com Gasly passando por Hamilton para tomar a oitava posição. Na frente, Piastri disparou dois segundos de frente para Verstappen, que passou por Russell na abertura da volta 16. Norris, por sua vez, passou novamente por Leclerc e abriu ataque sobre Sainz, passando as duas Ferrari em três curvas para assumir a quarta posição.
Gasly cometeu um erro e acabou ultrapassado por Hamilton, que assumiu o oitavo lugar. O inglês da Mercedes passou por Alonso e passou a atacar as duas Ferrari. O heptacampeão passou por Leclerc no mesmo momento em que Norris superou Russell para ser terceiro. Hamilton ainda passou por Sainz para ser o quinto. Piastri seguiu para vencer, seguido por Verstappen e Norris.
Deixe seu Comentário