Card image
Notícias
Marçal Muller é o mais rápido da sexta-feira de Porsche Cup em Portimão

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/06/2025
  • Atualizado: 27/06/2025 às 15:15
  • Por: Redação

Uma sexta-feira de altas temperaturas, diversas voltas deletadas por excessos nos limites de pista e muita ação marcou a jornada de treinos livres da Porsche Cup C6 Bank no Algarve. A manhã começou com dupla liderança feminina, com Antonella Bassani na Carrera e Cecília Rabelo na Challenge dominando os treinos livres pela primeira vez em 2025. À tarde, Marçal Muller estabeleceu o melhor tempo do dia entre os carros da geração 992, com Jose Moura Neto liderando o treino da Challenge _sem entretanto superar a marca estabelecida pela manhã por Cecilia.

Marçal Müller
Foto: Rafael Gagliano

Encantados com a característica única do Autódromo Internacional do Algarve, os pilotos experimentaram o máximo que os carros de competição mais produzidos no mundo tinham a oferecer nas quatro sessões. Além de acharem as linhas mais rápidas do traçado de 4.653m, prepararam o acerto ideal tanto para a sessão classificatória, que abre a programação do sábado, quanto para as corridas, marcadas para a tarde no horário português, quando as temperaturas normalmente sobem além dos 30°C no verão local. No caso da Carrera, um desafio adicional para os competidores era encontrar o trecho mais adequado para emprego do Boost, mecanismo de acréscimo de potência aos carros introduzido no campeonato na etapa passada, em Interlagos.

Todas as sessões da sexta-feira foram muito parelhas, sinal de disputa intensa pelos melhores lugares do grid no fim de semana. As duas atividades da Carrera tiveram os 11 primeiros pilotos separados por intervalo inferior a 1s. No caso da Challenge, o segundo treino registrou uma dezena de competidores na mesma margem.

Pela manhã o melhor tempo na Carrera ficou com Antonella Bassani, anotando 1:47.554 em sua melhor passagem. Foi a primeira vez que a campeã da Challenge de 2023 liderou uma sessão oficial neste ano que marca sua estreia com os carros mais potentes do grid. Muller foi segundo na sessão, a 0.074s da competidora catarinense.

À tarde, o campeão de 2024 mostrou que não fez duas poles e um segundo lugar no grid nas três primeiras corridas por acaso: Muller estabeleceu 1:47.144, abrindo vantagem de apenas 0.026 sobre Miguel Mariotti e 0.030 sobre Chris Hahn.

Pela Challenge, o tempo referência do dia veio pela manhã, nas mãos de Cecilia Rabelo. Autora da primeira pole da história da F4 Brasil como evento-suporte do GP São Paulo de F1 há dois anos, a pilota do Porsche #98 foi a única dos carros da geração 991.2 a baixar da casa de 1:50. Pela manhã, Cecilia estabeleceu 1:49.839. O líder do campeonato, Caio Chaves, veio a seguir. À tarde, Moura Neto cravou 1:50.059. O segundo foi Gerson Campos, vice-líder da divisão e maior vencedor da Porsche Cup na temporada considerando suas duas classes (o piloto do #82 ganhou todas as três provas disputadas no sábado em 2025).

No sábado a pista será aberta com com o quali da Carrera. Os pilotos serão separados em três grupos no Q1, conforme seu enquadramento em cada subcampeonato do evento. Os dez mais velozes da primeira fase do quali retornam para correr pela pole. A seguir acontece o quali da Challenge, de acordo com regras idênticas.

As corridas 1 serão disputadas à tarde, a partir das 13:40 (pelo horário de Brasília, ou 17:40 no fuso português), começando pela prova da Carrera.

Deixe seu Comentário

Comentários