![Card image](https://racingonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/carro-da-TGR-acelerando-na-neve.jpg)
A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team pretende dar continuidade ao seu forte início na temporada 2025 do Campeonato Mundial de Rally da FIA quando a neve e o gelo do Rally da Suécia receberem a segunda etapa do campeonato entre os dias 13 e 16 de fevereiro.
![](https://racingonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/carro-da-TGR-acelerando-na-neve-1024x683.jpg)
A equipe TGR-WRT começou a defesa do título mundial de fabricantes com a pontuação máxima e uma dobradinha no Rally de Monte Carlo, em janeiro, quando Sébastien Ogier conquistou a sua 10ª vitória, sendo este um recorde na icônica abertura da temporada.
Com Ogier disputando um cronograma parcial de ralis e não presente na Suécia, é o companheiro de equipe Elfyn Evans que efetivamente lidera a luta pelo título de pilotos. Evans será responsável por abrir a prova onde ele marcou sua primeira vitória com a equipe em 2020.
“Nosso pódio em Monte Carlo foi um começo sólido para o ano e estamos ansiosos para o próximo desafio na Suécia. É uma prova que é sempre muito divertida de pilotar com as etapas sendo bem rápidas. Abrir a prova pode dificultar o começo do fim de semana se houver muita neve fresca como no ano passado. Por outro lado, se estiver alguns dias sem nevar, o terreno pode jogar a nosso favor. Nós daremos tudo de qualquer maneira”, diz Elfyn Evans, piloto do carro 33.
O terceiro na estrada será Kalle Rovanperä, que conquistou a vitória na Suécia em 2022. Completando a formação da equipe está Takamoto Katsuta, que também já andou forte na Suécia anteriormente, enquanto Sami Pajari representa a TGR-WRT2 em seu primeiro rali de inverno completo em carros Rally1.
A equipe TGR-WRT ainda entrará com um total de cinco carros GR YARIS Rally1 na Suécia, com Lorenzo Bertelli participando de um de seus ralis favoritos por meio do programa de clientes da equipe pelo terceiro ano consecutivo.
Considerado o único evento de inverno puro do WRC, o Rally da Suécia guarda boas lembranças para a TGR-WRT como o cenário de sua primeira vitória em 2017, quando o atual diretor da equipe Jari-Matti Latvala estava ao volante. Em 2022, o rali mudou para Umeå, a maior cidade do norte da Suécia, e uma curta viagem pelo Golfo de Bótnia da Finlândia, onde fica a sede da TGR-WRT. O novo local — mais próximo do Círculo Polar Ártico do que da capital Estocolmo — ajudou a garantir condições extremas de inverno e também trouxe estradas ainda mais rápidas.
O rali começa nesta quinta-feira (13) à noite com uma etapa Sprint em Umeå. A região também recebe o encerramento no domingo, mas a competição também passa por outras áreas como Vännäs e Andersvattnet. A previsão do tempo aponta temperatura na casa de -4ºC para a competição.
Deixe seu Comentário