Card image
Indy
Indy: Grosjean fatura pole do GP de São Petersburgo

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/03/2023
  • Atualizado: 04/03/2023 às 17:38
  • Por: Ana Oliveira

Romain Grosjean conquistou, neste sábado (4), a pole position para o GP de São Petersburgo da Indy. O piloto da Andretti tirou tudo o que podia do carro no final da classificação para garantir a posição de honra na abertura da temporada 2023 da Indy.

Grosjean conquistou pole para abertura da temporada (Foto: IndyCar)

Colton Herta, que disputou diretamente a pole com o companheiro de equipe, vai largar em segundo. Pato O’Ward, da McLaren, ficou em terceiro, seguido por Marcus Ericsson. Kyle Kirkwood, que bateu sua Andretti, ficou com a quinta posição. Scott McLaughlin, da Penske, larga em sexto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Alex Palou, da Chip Ganassi, abriu a quarta fila com o sétimo melhor tempo. Felix Rosenqvist, da McLaren, veio logo depois. Já Scott Dixon, também da Ganassi, vai largar em nono, seguido por Will Power, da Penske. Christian Lundgaard obteve o 11º melhor tempo com o carro da Rahal Letterman. Alexander Rossi fechou o top-12 com a McLaren.
LEIA MAIS:
Indy: Herta lidera segundo treino em São Petersburgo
Dixon comanda primeiro treino da Indy em São Petersburgo
Indy inicia 2023 com promessa de disputa entre pilotos jovens e veteranos

O GP de São Petersburgo, que abre a temporada 2023 da Indy, acontece neste domingo, às 14h00. A TV Cultura transmite ao vivo na TV aberta, além de ESPN e Star+. Veja como foi a classificação:

Grupo 1

O grupo 1 foi para a pista com os pilotos em busca da classificação para a próxima fase. O treino vinha correndo normalmente, porém, nos segundos finais, Simon Pagenaud bateu em uma barreira de pneus. A bandeira vermelha foi acionada, mas os pilotos tiveram mais uma chance.

Passaram para o top-12: Felix Rosenqvist (McLaren), Christian Lundgaard (Rahal Letterman), Kyle Kirkwood (Andretti), Pato O’Ward (McLaren), Scott McLaughlin (Penske) e Marcus Ericsson (Chip Ganassi)

Grupo 2

O grupo 2 não teve incidentes e contou com nomes como Alex Palou, Colton Herta, Newgarden, Alexander Rossi e Will Power, atual campeão. Devlin DeFrancesco liderou boa parte da sessão, mas foi superado na parte final.

Passaram para o top-12: Scott Dixon (Chip Ganassi), Colton Herta (Andretti), Romain Grosjean (Andretti), Alex Palou (Chip Ganassi), Alexander Rossi (McLaren) e Will Power (Penske).

Top-12

Os carros saíram para a pista assim que liberado. Kirkwood vinha para sua primeira volta rápida quando acabou saindo do traçado, mas retornou em seguida. Enquanto isso, Palou assumia a ponta com 1m01s079.

Poucos minutos depois, Christian Lundgaard tambpém saiu da pista na mesma curva em que Kirkwood. Rossi assumiu a liderança com 1m00s004, seguido por Herta e O’Ward.

Passaram para o top-6: Colton Herta, Kyle Kirkwood, Romain Grosjean, Pato O’Ward, Marcus Ericsson e Scott McLaughlin

Top-6

Já no começo da sessão, Kyle Kirkwood acabou se chocando forte contra uma das barreiras do traçado na abertura de sua volta rápida. A bandeira vermelha foi acionada.

A sessão retornou pouco tempo depois, com os pilotos já acelerando em busca da pole position. McLaughlin vinha rápido, mas acabou rodando na pista. O carro não voltou a ligar, e a bandeira vermelha precisou ser acionada novamente.

Os minutos finais mostraram uma boa disputa, principalmente entre os pilotos Andretti. Grosjean acabou se dando melhor e conquistando a pole do GP de São Petersburgo.

Deixe seu Comentário

Comentários