Card image
Copa Truck
Freios serão fundamentais em etapa com sol e calor da Copa Truck em Goiânia

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/05/2022
  • Atualizado: 31/05/2022 às 16:38
  • Por: Ana Oliveira

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), recebe neste domingo (5) a quarta etapa da temporada 2022 da Copa Truck. O atual campeonato tem disputa apertada pela liderança da tabela, com Beto Monteiro apenas dois pontos à frente de Wellington Cirino, e apenas 14 à frente de Felipe Giaffone, o terceiro colocado.

Goiânia recebe a quarta etapa da Copa Truck (Foto: Wanderley Soares)

O circuito de 3.835 metros é conhecido por ser bastante exigente com os freios. Sua longa reta principal, de mil metros de extensão, obriga os pilotos a uma forte frenagem para a primeira curva do traçado, onde os caminhões reduzem em 200 metros a velocidade de 190 para 100 km/h.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O miolo do circuito também é bastante técnico, com a freada da última curva do traçado, que antecede a reta, em que os pilotos reduzem de 170 para 80 km/h em apenas cinco segundos e 180 metros.

LEIA MAIS:
TCR chega em Goiânia para última etapa em solo brasileiro

“A pista de Goiânia é mista, com uma das maiores retas do calendário e um miolo bem travado, com curvas de baixa. Alcançamos até 230 km/h, e com uma freada muito forte no fim da reta e na entrada do miolo, onde dependemos da qualidade das pastilhas de freio, que são submetidas a altas temperaturas. Desde que passamos a usar o material da Fras-le, a durabilidade e a qualidade da frenagem melhoraram muito. É uma pastilha que dissipa o calor muito bem e isso foi um ótimo ganho para a categoria”, comentou José Augusto Dias, piloto da R9.

“Ano passado os caminhões perderam potência por força do regulamento, mas graças as pastilhas da Fras-le nós conseguimos superar isso e os tempos de volta são iguais ao que tínhamos antes com mais potência, porque estamos freando mais próximos das curvas. A capacidade de frenagem melhorou muito, especialmente durante as corridas”, destacou o piloto, que compete na classe Super Truck. As pastilhas podem chegar a picos superiores a 900 graus em regime de prova.

Nas três etapas realizadas até agora, em Santa Cruz do Sul (RS) e em São Paulo (SP), o vice-líder Wellington Cirino foi quem mais venceu corridas, com três vitórias; Roberval Andrade, Paulo Salustiano e o líder Beto Monteiro venceram uma cada. Monteiro (Volkswagen) soma 103 pontos, contra 101 de Cirino (Mercedes-Benz) e 89 de Giaffone (Iveco).

A programação prevê dois treinos livres para sexta-feira (3) e uma sessão livre mais a classificação às 13h30 de sábado (4). No domingo (5), a primeira largada acontece às 12h10 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV e pelo YouTube oficial da Copa Truck.

Deixe seu Comentário

Comentários