Card image
Notícias
F1: Verstappen vira líder na largada e vence no México

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/10/2023
  • Atualizado: 29/10/2023 às 19:29
  • Por: Leonardo Marson

O holandês Max Verstappen venceu neste domingo (29) o Grande Prêmio da Cidade do México, 19ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull tomou a liderança na largada, ao superar Charles Leclerc e Carlos Sainz, em lance do qual Sergio Pérez bateu, e não ter dificuldades para abrir vantagem sobre os rivais no Autódromo Hermanos Rodríguez. O resultado iguala o tricampeão a Alain Prost como quarto maior vencedor da história da categoria, agora com 51 vitórias.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que não teve ritmo para acompanhar Verstappen. O pódio foi completado por Charles Leclerc, terceiro com a Ferrari, sendo seguido por Carlos Sainz, seu companheiro de equipe. O grupo dos cinco melhores na capital mexicana foi completado por Lando Norris, piloto da McLaren que largou da 19ª posição.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

George Russell completou a corrida com a sexta colocação com uma Mercedes, sendo seguido por Daniel Ricciardo, sétimo com a AlphaTauri, somando seus primeiros pontos no ano. Oscar Piastri levou a outra McLaren do grid ao oitavo lugar, enquanto Alexander Albon foi o nono com a Williams. Esteban Ocon, com a Alpine, completou o top-10.

LEIA MAIS:

MotoGP: Martín segura Binder e Bagnaia e vence na Tailândia

A corrida foi marcada por uma bandeira vermelha provocada por um acidente com Kevin Magnussen. O piloto teve uma quebra de suspensão ao passar pela curva 9 do traçado mexicano e acertou com violência a mureta de proteção, causando inicialmente a entrada do Safety Car. Com um princípio de incêndio, a direção de prova interrompeu a disputa.

A temporada 2023 da Fórmula 1 terá sequência já no próximo final de semana com a disputa do Grande Prêmio de São Paulo, corrida marcada para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Confira como foi a corrida

A prova na Cidade do México começou com Max Verstappen tomando a liderança, sendo seguido por Charles Leclerc, que se envolveu em um incidente com Sergio Pérez. O mexicano foi catapultado e escapou da pista, deixando a corrida pouco depois. Carlos Sainz caiu para terceiro, sendo seguido por Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton.

Mesmo com o carro danificado, Leclerc seguiu na pista, ainda que com Verstappen abrindo vantagem. Na quinta volta, o Safety Car Virtual foi acionado por conta de detritos na pista, com a bandeira verde sendo acionada pouco depois. Hamilton passou a atacar Ricciardo pela quarta posição na sétima volta de corrida.

Verstappen mantinha uma distância controlada em relação a Leclerc, com dois segundos de frente na nona volta, enquanto Yuki Tsunoda cometeu um erro e visitou os boxes, colocando pneus duros. Na 11ª volta, Hamilton conseguiu ultrapassar Ricciardo para tomar a quarta colocação. Lance Stroll, por sua vez, deixou para trás Fernando Alonso, tomando o 15º lugar.

A corrida chegou na volta 16 com Verstappen na ponta com pouco mais de quatro segundos de frente para Leclerc, enquanto Hamilton passou a se aproxima de Sainz pelo terceiro lugar. Com 20 voltas, Verstappen foi aos boxes e viu a Red Bull colocar pneus macios em seu carro. O holandês retornou à pista na sétima colocação.

Hamilton seguiu próximo de Sainz, mas não conseguia a ultrapassagem sobre o espanhol da Ferrari, enquanto Leclerc ampliava sua liderança, ao passo que Verstappen aparecia em sexto, pouco mais de 14 segundos atrás do monegasco da Ferrari. Verstappen chegou em Ricciardo, o quarto colocado, na volta 24, conseguindo a ultrapassagem.

Hamilton foi aos boxes na volta 25, recebendo um jogo de pneus duros da Mercedes. Na volta seguinte, foi a vez de Piastri visitar os boxes. Russell foi aos pits no giro 27, enquanto Ricciardo trocou pneus na volta 28. Leclerc e Sainz, com a Ferrari, seguiam na pista. O espanhol, porém, acabou ultrapassado por Verstappen na volta 29.

Sainz foi aos boxes na volta 31, recebendo um jogo de pneus duros. Na volta 33, Kevin Magnussen bateu com a Haas na curva 9 do circuito mexicano, abandonando a disputa. Com um princípio de incêndio, a direção de prova acionou a bandeira vermelha, não antes de Max Verstappen visitar os boxes para colocar pneus duros.

Após alguns minutos, a prova foi retomada com regime de Safety Car. Entre os 18 pilotos ainda na corrida, Hamilton, Piastri, Russell, Hulkenberg, Norris, Albon, Ocon e Sargeant tinham pneus médios, enquanto todos os outros competidores usavam compostos duros. A relargada, parada, teve Verstappen mantendo a ponta, seguido por Leclerc e Hamilton.

Verstappen disparou dois segundos de frente para Leclerc, que se defendia de Hamilton. Com 39 voltas, a asa móvel voltou a ter o uso autorizado. Mais atrás, Piastri tomou a sétima posição de Tsunoda. Na volta 40, Hamilton conseguiu a ultrapassagem sobre Leclerc para tomar a segunda colocação. O inglês se colocou três segundos atrás do líder.

Com Sainz mais lento, Russell passou a atacá-lo na volta 44, trazendo consigo Ricciardo. Na frente, Verstappen chegou aos cinco segundos de frente para Hamilton. No pelotão de trás, Norris passou por Ocon, passando a ocupar a 11ª colocação da prova, enquanto no giro seguinte, o de número 47, o piloto da McLaren entrou na zona de pontos ao passar por Nico Hulkenberg.

Tsunoda tentou superar Piastri, e os dois se tocaram, com o australiano mantendo a sétima posição. Fernando Alonso abandonou a disputa na volta 48 com problemas em sua Aston Martin. No giro seguinte, Tsunoda tentou nova ultrapassagem sobre Piastri, e os dois se tocaram de forma mais forte, com o japonês rodando e perdendo posições.

Norris passou por Albon para tomar a oitava colocação, enquanto Verstappen chegou aos 8,7 segundos de frente em relação a Hamilton na volta 50. Mais atrás, Bottas passou a atacar Gasly pela 12ª colocação. Após uma ordem da McLaren, Piastri abriu passagem para Norris passar a ocupar a sétima posição da prova.

A prova chegou à volta 60 com Verstappen 12 segundos à frente de Hamilton, enquanto Norris passou por Ricciardo para tomar a sexta colocação. Em décimo, Hulkenberg passou a ser pressionado por Ocon e Gasly, ambos pilotos da Alpine. Norris, com um ritmo mais forte, se aproximou rapidamente de Russell, o quinto colocado da prova.

Ocon passou por Hulkenberg, tomando o décimo lugar, enquanto Norris passou por Russell no estádio para ocupar a quinta colocação. No pelotão de trás, Stroll rodou ao tentar ultrapassar por Bottas. A corrida se encaminhou ao final com Verstappen chegando à vitória, sendo seguido por Hamilton e Leclerc.

Deixe seu Comentário

Comentários