Max Verstappen venceu neste domingo (24) o Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O holandês da Red Bull foi ameaçado nos metros iniciais da corrida no circuito de Suzuka, mas logo começou a abrir vantagem para garantir sua 13ª vitória no ano. O resultado ainda garantiu a conquista do Mundial de Construtores para a equipe austríaca.
A segunda posição ficou com Lando Norris, que terminou a corrida longe de conseguir ao menos pressionar Verstappen. A McLaren ainda viu Oscar Piastri, companheiro de Norris, completar o pódio com o terceiro lugar. Charles Leclerc, com a Ferrari, terminou com a quarta posição, enquanto Lewis Hamilton, com a Mercedes, foi o quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Carlos Sainz, com a Ferrari, foi o sexto, seguido por George Russell, sétimo com a Mercedes após apostar em uma estratégia de uma parada. Fernando Alonso levou a Aston Martin ao oitavo lugar, enquanto Pierre Gasly e Esteban Ocon, ambos pilotos da Alpine, completaram a lista dos dez melhores no circuito de Suzuka.
LEIA MAIS:
F1: com volta perfeita, Verstappen fatura pole position no Japão
F1: Verstappen bate Norris para liderar TL3 no Japão
Veja como está o grid da Fórmula 1 para a temporada 2024
F1: AlphaTauri anuncia renovação de contrato com Tsunoda e Ricciardo
F1: Verstappen supera Leclerc e lidera segundo treino no Japão
F1: Verstappen lidera com folga primeiro treino no Japão
A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 no dia 8 de outubro, com a disputa do Grande Prêmio do Catar, corrida marcada para o circuito de Losail.
Confira como foi a corrida
A corrida em Suzuka começou com Max Verstappen pulando na frente, mesmo sendo pressionado por Lando Norris, que passou por Oscar Piastri nos metros iniciais. Charles Leclerc e Carlos Sainz fechavam o top-5. Atrás, Alexander Albon foi atingido por Valtteri Bottas, enquanto GuanYu Zhou teve a asa dianteira danificada. O Safety Car foi acionado ainda no giro inicial.
Na terceira volta, Sergio Pérez, que tocou em Lewis Hamilton na largada, foi aos boxes para trocar a asa dianteira, despencando para a 18ª colocação. O mexicano, porém, passou a ser investigado por uma infração durante o período de Safety Car. A bandeira verde veio na abertura da quinta volta em Suzuka com Verstappen na frente, seguido por Norris e Piastri.
Fernando Alonso, que largou em décimo e apareceu em sexto logo na volta inicial, abriu ataque sobre Sainz, em disputa pelo quinto posto. Um giro depois, George Russell chegou a passar por Lewis Hamilton, mas viu o heptacampeão retomar a sétima posição alguns metros depois. No mesmo momento, Logan Sargeant acertou Bottas, que rodou.
Com sete voltas de prova, Verstappen disparou dois segundos de frente para Norris, o segundo colocado, enquanto Bottas foi aos boxes para uma nova parada. Mais atrás, Yuki Tsunoda, que vinha em décimo, passou a ser pressionado por Lance Stroll, piloto da Aston Martin. Com nove voltas, Nico Hulkenberg se dirigiu aos boxes.
Sargeant foi punido em cinco segundos pelo incidente com Bottas, que abandonou a disputa. Na décima volta, foi a vez de Pérez ser punido por infringir as regras do Safety Car. Esteban Ocon passou por Kevin Magnussen, tomando o 12º lugar. Com 12 voltas, Alonso foi aos boxes para receber pneus duros da Aston Martin. No mesmo momento, Magnussen rodou após ser tocado por Pérez.
O mexicano foi aos boxes para colocar uma nova asa dianteira, enquanto Piastri foi aos boxes na volta 14, pouco antes de o Safety Car Virtual ser acionado. Ainda no mesmo giro, a relargada foi autorizada. No giro seguinte, Pérez abandonou a disputa. Com 16 giros, Russell e Hamilton se estranharam e quase bateram.
Verstappen foi aos boxes na volta 17, recebendo pneus médios, enquanto Hamilton, que também fez seu pit stop, ganhou pneus duros. Na volta 18, Norris e Leclerc fizeram a troca de pneus, com o inglês optando por compostos duros, e o monegasco, pelos médios. Sainz visitou os boxes na volta 19, ganhando pneus médios em seu carro.
Líder do campeonato, Verstappen retomou a liderança ao superar Russell. Sainz passou por Alonso, na volta 20, e por Ocon, no giro seguinte, tomando a sexta posição. Com 22 voltas, foi a vez de Hamilton deixar para trás os dois adversários. Lance Stroll abandonou a disputa no giro 22, enquanto Russell foi aos boxes na volta 25, ganhando pneus duros.
Enquanto Sargeant abandonou a disputa na volta 25, enquanto Russell passou por Alonso no mesmo giro. O espanhol da Aston Martin, então, visitou os boxes, o que foi feito também por Liam Lawson. Com 27 voltas, foi a vez de Albon deixar a disputa, enquanto Ocon foi aos boxes na volta 29, o que foi seguido por Tsunoda dois giros depois.
Com 34 voltas de prova, Verstappen abriu 15 segundos de frente para Norris, o segundo colocado. A corrida entrou em um momento de calmaria, sem disputas na pista e com cinco abandonos. Na volta 35, a segunda rodada de paradas nos boxes foi aberta, com Leclerc, Hamilton e Gasly parando nos pits, o que foi feito por Piastri na volta 36.
Norris parou nos boxes na volta 37, o que foi seguido por Verstappen na passagem seguinte, enquanto o inglês da McLaren passou por Russell. Já na volta 39, foi a vez de Sainz parar pela segunda vez. Com 40 giros, a Red Bull mandou Pérez de volta à pista, recolhendo o carro aos boxes após completar algumas voltas.
Píastri tomou a terceira colocação na volta 42, ao passar por Russell. O dono do carro número 63 sofria com a estratégia de apenas uma parada e acabou superado por Leclerc na volta 45. Hamilton, então, passou a pressionar o companheiro de equipe, trazendo consigo Sainz. A ultrapassagem veio na volta 49. Na volta 50, Sainz passou por Russell.
A corrida seguiu com Verstappen tranquilo para vencer, seguido por Norris e Piastri.
Deixe seu Comentário