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F1: Verstappen supera Leclerc e lidera segundo treino no Japão

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  • Publicado: 22/09/2023
  • Atualizado: 22/09/2023 às 3:58
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do segundo treino livre para a disputa do Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na madrugada desta sexta-feira (22) no circuito de Suzuka, o piloto da Red Bull, que já havia liderado o primeiro ensaio, anotou 1min30s688 com pneus macios para dominar a segunda atividade.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi 0s320 mais lento em relação a Verstappen. Lando Norris, com a McLaren, anotou o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Carlos Sainz, quarto com a outra Ferrari do grid. O grupo dos cinco melhores foi completado por George Russell, piloto da Mercedes.

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Fernando Alonso, com a Aston Martin, completou o treinamento na sexta posição da folha de tempos, sendo seguido por Alexander Albon, sétimo com um carro da Williams. A oitava posição ficou nas mãos de Oscar Piastri, da McLaren, enquanto Sergio Pérez, da Red Bull, foi o nono. Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, fechou o grupo dos dez melhores.

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A programação da Fórmula 1 em Suzuka terá sequência a partir das 23h30, quando será realizado o terceiro treino livre. Depois, às 3h de sábado (23), ocorre a classificação. O Grande Prêmio do Japão será disputado no domingo, a partir das 2h.

Confira como foi o treino

A segunda atividade do final de semana começou com temperatura em 28°C e umidade do ar em 63%. O asfalto tinha 40°C no início da sessão. O primeiro a registrar tempo foi George Russell, com a marca de 1min34s398 com a Mercedes equipada com os pneus de testes da Pirelli. Pouco depois, Carlos Sainz e Alexander Albon se colocaram na frente.

Sergio Pérez tomou a liderança com seis minutos de atividade, mas segundos depois foi superado por Valtteri Bottas, que com os compostos de teste marcou 1min33s163 com a Alfa Romeo. Oscar Piastri partiu para a pista com a McLaren e se colocou na segunda colocação, distante 0s260 da marca obtida pelo finlandês.

Max Verstappen foi para a pista pela primeira vez na sessão e destruiu o tempo de Bottas, marcando 1min31s377, usando compostos macios em sua Red Bull. Lando Norris, com a McLaren, tomou a segunda posição instantes depois, sendo seguido por Charles Leclerc, com a Ferrari. Com 13 minutos, Piastri retomou o terceiro lugar, enquanto Esteban Ocon apareceu em sexto com a Alpine.

Albon voltou a subir na tabela de classificação, se colocando em terceiro lugar, enquanto Kevin Magnussen se estranhou com Carlos Sainz. O espanhol da Ferrari partiu para sua primeira volta rápida com 15 minutos de atividade, e avançou para o segundo lugar usando pneus médios, ainda 0s708 longe da marca obtida pelo líder do campeonato.

Também com os compostos de faixa amarela, Leclerc voltou ao segundo lugar pouco depois, com uma volta 0s331 aquém da obtida por Verstappen. A Mercedes saiu para a pista com pneus macios pela primeira vez no final de semana com 19 minutos de treino, e viu Russell se colocar na terceira posição, enquanto Logan Sargeant apareceu em sexto com a Williams.

Lewis Hamilton tomou a posição do americano com 21 minutos de sessão ao marcar o sexto tempo com a Mercedes. Com 25 minutos de treino, foi a vez de Kevin Magnussen aparecer em sexto com a Haas. Instantes depois, Norris tomou a liderança da atividade ao marcar 1min31s152, tendo pneus macios em sua McLaren.

Albon pulou para a terceira colocação, enquanto Piastri partiu para uma nova volta com 27 minutos de sessão, e marcou o quarto tempo. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Leclerc avançar para a liderança da sessão, cravando 1min31s008. Sainz foi outro que fez um novo giro, e tirou a posição do tailandês da Williams, tomando a terceira posição no fechamento da metade inicial do treino.

Alonso abriu os 30 minutos finais do treinamento cravando o quinto tempo com a Aston Martin, enquanto Magnussen acabou atrapalhado por um adversário da AlphaTauri. GuanYu Zhou, por sua vez, quase perdeu o controle de sua Alfa Romeo. Verstappen retornou à pista e tomou o primeiro lugar com 34 minutos de atividade, marcando 1min30s688.

Russell voltou a melhorar seu tempo, e se colocou em quinto com a Mercedes. Norris, por outro lado, já trabalhava na simulação de corrida com a McLaren com 38 minutos de atividade. Hamilton baixou seu melhor tempo, mas se posicionou apenas em 14º com 40 minutos de sessão, momento em que o top-5 era formado por Verstappen, Leclerc, Norris, Sainz e Russell.

O terço final da sessão foi dedicado aos long runs, o que fez com que os tempos não baixassem mais. A pista, aliás, contava com os 20 pilotos na pista, todos sob os olhares de Sebastian Vettel, que acompanhava as atividades do paddock de Suzuka. Hamilton seguia marcando voltas com pneus macios, permanecendo com o 14º tempo.

Oscar Piastri escapou da pista na curva nove quando restavam oito minutos para o encerramento da atividade. Zhou, por sua vez, seguia nos boxes por conta de um vazamento que afetava o funcionamento dos freios. A sessão foi encerrada com uma bandeira vermelha após Esteban Ocon bater sua Alpine quando restavam dois minutos para o final. Verstappen liderou, com Leclerc e Norris fechando o top-3.

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