Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na atividade realizada na noite desta quinta-feira (21) no circuito de Suzuka, o piloto da Red Bull registrou 1min31s647 com a Red Bull equipada com pneus macios no mais veloz de seus giros.
A segunda colocação ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi 0s626 mais lento em relação ao tempo obtido por Verstappen. Charles Leclerc, com a McLaren, terminou a sessão com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. Yuki Tsunoda, com a AlphaTauri, foi o quinto mais rápido.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Fernando Alonso fechou a sessão com o sexto melhor tempo com a Aston Martin, sendo seguido por Oscar Piastri, sétimo com a McLaren. Alexander Albon, com um carro da Williams, foi o oitavo, enquanto Liam Lawson, com a outra AlphaTauri, completou o treinamento em nono. Lance Stroll, da Aston Martin, foi o décimo.
LEIA MAIS:
Lance Stroll confirma participação no GP do Japão de F1
F1: McLaren anuncia ampliação de contrato com Piastri
Site indica possível ida de Drugovich para a Williams no lugar de Sargeant
Confira a programação e onde ver na TV ao GP do Japão de F1
F1: Sainz segura rivais nas últimas voltas e vence GP de Singapura
A partir das 3h desta sexta-feira (22) será realizada a segunda sessão de treinos do final de semana. O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 será disputado neste domingo, com largada marcada para 2h.
Confira como foi o treino
A sessão em Suzuka começou com temperatura em 27°C e umidade do ar em 74%. Já o asfalto estava em 37°C. O primeiro a sair para a pista foi Max Verstappen, e o piloto da Red Bull marcou 1min33s719, sendo seguido por Fernando Alonso, com a Aston Martin. Pouco depois, o holandês melhorou sua marca, cravando 1min33s354.
A McLaren viu seus pilotos, usando pneus médios, avançarem na classificação. Oscar Piastri se colocou na segunda posição, 0s845 distante da marca de Verstappen, e Lando Norris cravar a terceira melhor marca. Com 12 minutos de treinamento, George Russell partiu para uma volta rápida e se posicionou em quinto com a Mercedes.
Verstappen voltou à pista com os pneus protótipos da Pirelli, que foram testados nesta sessão, e marcou 1min32s597. Com 16 minutos de sessão, foi a vez de Alonso pular para a segunda colocação com os compostos médios, enquanto Sergio Pérez, com a outra Red Bull, marcou o terceiro tempo. Alexander Albon partiu para sua primeira volta rápida e cravou 14º tempo.
O líder do campeonato voltou a baixar seu tempo de volta com 20 minutos, com 1min32s442, novamente com os pneus que estão sendo testados pela Pirelli. Logan Sargeant, por sua vez, escapou da pista, sem causar problemas com sua Williams. Yuki Tsunoda, com os pneus médios, apareceu na 13ª posição com a AlphaTauri.
Russell retornou à pista e marcou o terceiro tempo, ainda distante 1s364 do tempo de Verstappen, enquanto Lance Stroll tomou a posição do inglês pouco depois, sendo superado por Lewis Hamilton na sequência. No fechamento da primeira metade da sessão, Liam Lawson marcou o oitavo tempo com o carro da AlphaTauri.
Com pneus macios, Nico Hulkenberg surpreendeu ao colocar a Haas na terceira posição, batendo a marca de Norris, que caiu ao quarto lugar. O piloto da McLaren perdeu mais uma posição ao ser superado por Russell. Pérez, por sua vez, avançou ao segundo lugar, formando o 1-2 da Red Bull, ainda que distante 0s601 do tempo de Verstappen.
O holandês retornou à pista com os pneus macios e marcou 1min31s647 com 35 minutos de treinamento. A Ferrari, então, mandou seus pilotos à pista e viu Carlos Sainz marcar o segundo tempo, enquanto Charles Leclerc ficou com o terceiro posto na tabela de classificação. Alonso, então, marcou o terceiro tempo para se colocar entre os companheiros da equipe italiana.
Albon mostrou força ao colocar a Williams na quinta posição. Pouco depois, Leclerc voltou ao terceiro lugar ao desbancar Alonso. Stroll, então, apareceu em sexto quando restavam 15 minutos para o encerramento da sessão. Lawson retornou à pista e se colocou na sexta colocação, caindo um posto após Norris voltar ao quinto lugar.
Tsunoda pulou ao quarto posto com 11 minutos para o final do treinamento. Cinco minutos mais tarde, uma chuva leve passou a atingir o paddock do circuito japonês. Nos instantes finais, Pierre Gasly se colocou em 11º com a Alpine, uma posição à frente de Russell. A sessão terminou com Verstappen na liderança, seguido por Sainz e Leclerc.
Deixe seu Comentário