Card image
Notícias
F1: Verstappen acerta volta voadora e fatura pole position no Catar

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/10/2023
  • Atualizado: 06/10/2023 às 15:13
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira (6) a pole position para o Grande Prêmio do Catar, 17ª etapa da temporada 2023. Na fase final da classificação realizada no circuito de Losail, o piloto da Red Bull registrou a marca de 1min23s778 usando pneus macios, garantindo a posição de honra para a corrida que será disputada neste domingo.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição no grid de largada ficou com George Russell, piloto da Mercedes que foi 0s441 mais lento que Verstappen. Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, vai largar em terceiro, dividindo a segunda fila com Fernando Alonso, quarto com a Aston Martin. Charles Leclerc, com a Ferrari, ficou com a quinta colocação no grid.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Oscar Piastri ficou com a sexta colocação no grid após ter uma volta excluída por conta dos limites de piata, enquanto a Alpine monopolizou a quarta fila do grid, com Pierre Gasly largando à frente de Esteban Ocon. Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, parte em nono, enquanto Lando Norris, outro que teve voltas excluídas, parte em décimo com a McLaren. Único piloto ainda com chances de tirar o título de Verstappen, Sergio Pérez caiu no Q2 e vai largar da 13ª posição.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen acerta volta no final e lidera treino livre no Catar
F1: Haas escala Bearman para treinos livres no México e em Abu Dhabi
F1: Gabriel Bortoleto se torna piloto de desenvolvimento da McLaren
Saiba o que Verstappen precisa para faturar tri da F1 no Catar
F1: Lawson segue no lugar de Ricciardo no GP do Catar
Confira a programação e onde ver na TV ao GP do Catar de F1

O sábado (7) da Fórmula 1 será reservado para a corrida curta. O shootout será disputado a partir das 10h, definindo o grid para a Sprint, marcada para 14h30. O Grande Prêmio do Catar será disputado no domingo, a partir das 14h.

Confira como foi o treino

Q1
A primeira rodada da classificação em Lusail começou com temperatura em 31°C e umidade do ar em 53%. O asfalto estava em 34°C. A sessão viu Esteban Ocon e Pierre Gasly, pilotos da Alpine, quase baterem na saída dos boxes. Já a Red Bull viu, logo no início, Max Verstappen marcar 1min26s884, mais de um segundo melhor em relação ao tempo de Sergio Pérez, que fechou a volta segundos antes.

A partir de cinco minutos de sessão, a liderança passou a se alternar entre os pilotos. Fernando Alonso se colocou na frente, sendo batido na sequência por Charles Leclerc, que marcou 1min26s444. Lando Norris chegou a se colocar na frente, mas teve a volta excluída pelos comissários por ultrapassar os limites de pista do circuito.

Enquanto Verstappen avançava para a segunda colocação, Alonso se colocou na liderança com 1min25s685, sempre usando pneus macios. Com dez minutos para o final, chamava atenção a Mercedes, que ainda não havia mandado seus pilotos à pista. George Russell e Lewis Hamilton saíram para a pista pouco depois, e marcaram o segundo e o terceiro tempo, respectivamente.

Leclerc melhorou seu tempo para 1min25s452 quando restavam quatro minutos para o final do treinamento, marca que seria batida por Norris pouco depois. Já Verstappen, com dois minutos para o final, cravou 1min25s007 para liderar o treinamento, sendo seguido por Norris e Alonso. Logan Sargeant, Lance Stroll, Liam Lawson, Kevin Magnussen e GuanYu Zhou foram os eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com parte dos pilotos deixando os boxes logo que eles foram liberados. O primeiro a marcar volta foi Piastri, com 1min25s745, sendo seguido por Sainz e Bottas. Leclerc se colocou na ponta com cinco minutos de sessão, sendo superado por Gasly na sequência. Verstappen, então, marcou 1min24s758 para tomar a liderança com a Red Bull.

Norris enfrentou trânsito quando estava em volta rápida, abortando o giro. Russell, por sua vez, pulou para o segundo lugar, sendo seguido por Hamilton. Albon, por sua vez, avançou para a décima colocação quando o relógio apontava sete minutos para o encerramento da atividade. Carlos Sainz, enquanto vinha em volta rápida, cometeu um erro e perdeu o giro.

Com seus dois pilotos na zona de eliminação, a McLaren soltou seus carros na pista. E viu Norris tomar a liderança com 1min24s685, marca 0s039 melhor que a de Piastri. Leclerc foi para a pista e marcou o quinto tempo com a Ferrari quando restavam dois minutos para o final da sessão. Verstappen, por sua vez, acabou atrapalhado por uma Ferrari. Enquanto Sainz subiu para o nono lugar.

O espanhol da Ferrari caiu para 11º após Pérez e Bottas melhorarem seus tempos. Ocon, por sua vez, subiu para o quinto lugar. Hamilton marcou 1min24s381 para liderar a sessão, sendo seguido por Verstappen, Norris, Piastri e Russell. Tsunoda, Sainz, Pérez, Albon e Hulkenberg foram eliminados.

Q3
A rodada final da classificação começou com Bottas sendo o primeiro a visitar a pista. Leclerc, em sua primeira volta, escapou da pista. Alonso tomou a liderança pouco depois, sendo superado por Piastri, enquanto Norris teve a volta excluída por conta dos limites de pista. Aí Verstappen marcou 1min23s778 para tomar a liderança, sendo seguido por Hamilton e Russell.

Os pilotos retornaram aos boxes para fazer os últimos ajustes nos carros antes da última tentativa de volta rápida. Norris avançou para a segunda posição, sendo seguido por Russell e Piastri. Hamilton cometeu um erro e ficou com o quinto tempo. Verstappen, que não tentou um segundo giro, ficou com a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários