Max Verstappen foi o piloto mais rápido do único treino livre para a disputa do Grande Prêmio do Catar, 17ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (6) no circuito de Losail, o piloto holandês aproveitou os instantes finais para cravar 1min27s4228, usando pneus macios em sua Red Bull.
A segunda posição ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi 0s334 mais lento em relação a Verstappen. Charles Leclerc, com a outra Ferrari, ficou com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Fernando Alonso, quarto com uma Aston Martin. O grupo dos cinco primeiros colocados ainda contou com Sergio Pérez, da Red Bull.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, obtido nos momentos finais da sessão, ficando à frente de Nico Hulkenberg, sétimo com a Haas. George Russell colocou a Mercedes na oitava posição, enquanto Oscar Piastri e Lando Norris completaram o grupo dos dez melhores com os dois carros da McLaren no grid.
LEIA MAIS:
F1: Haas escala Bearman para treinos livres no México e em Abu Dhabi
F1: Gabriel Bortoleto se torna piloto de desenvolvimento da McLaren
Saiba o que Verstappen precisa para faturar tri da F1 no Catar
F1: Lawson segue no lugar de Ricciardo no GP do Catar
Andretti tem aprovação da FIA para entrar na F1
Confira a programação e onde ver na TV ao GP do Catar de F1
A partir das 14h será realizada a classificação que determinará as posições de largada para o Grande Prêmio do Catar, marcado para o domingo (8), também às 14h.
Confira como foi o treino
A única sessão de treino livre do final de semana começou sob forte calor em Lusail, com temperatura em 35°C e umidade em 31%. O asfalto estava em 41°C. O primeiro a marcar tempo foi Kevin Magnussen, piloto da Haas que marcou 1min42s411 com pneus médios, marca obtida com pneus médios. Pouco depois, Valtteri Bottas colocou a Alfa Romeo na liderança.
Carlos Sainz se colocou na ponta com a Ferrari, mas viu Max Verstappen cravar 1min34s913, marca mais de dois segundos melhor que o do espanhol, usando pneus duros. George Russell chegou a tomar a primeira posição, mas acabou batido por Fernando Alonso, que em seu primeiro giro no treino anotou 1min34s724 com a Aston Martin.
Russell voltou para a ponta ao cravar 1min32s420, deixando Verstappen com a segunda posição com um tempo 0s818 mais lento. O holandês da Red Bull foi batido por Pierre Gasly com nove minutos de sessão. Oscar Piastri apareceu em quarto, seguido por Bottas. Já Lando Norris acertou uma placa de isopor, que ficou destruída.
Com 12 minutos de treinamento, Lewis Hamilton tomou a liderança da sessão ao cravar 1min31s279, ainda com pneus duros. Pouco depois, Russell recuperou a primeira posição, enquanto Alonso e Verstappen derrubaram o heptacampeão ao quarto lugar. Sainz, por sua vez, escapou do traçado com a Ferrari, sem causar danos ao carro.
Nico Hulkenberg acertou uma boa volta com a Haas, e se colocou em nono com 17 minutos de treinamento, logo à frente de Sergio Pérez, da Red Bull. Já Logan Sargeant escapou do traçado com a Williams enquanto Russell baixava ainda mais seu tempo, marcando 1min29s725, sendo seguido por Verstappen, que avançou ao segundo lugar.
Com 21 minutos de sessão, Alonso tomou a liderança do treino, sendo superado primeiro por Verstappen, e depois por Charles Leclerc, que marcou 1min29s082 com pneus duros em sua Ferrari. Yuki Tsunoda, com a AlphaTauri, avançou ao décimo lugar. Três minutos depois, o espanhol da Aston Martin voltou para a ponta com 1min28s624.
A sessão chegou à metade com Alonso na liderança, sendo seguido por Leclerc, Verstappen, Russell e Norris. Com 34 minutos de sessão, o monegasco da Ferrari retornou à pista com pneus médios, o que foi repetido por Sainz, com o espanhol pulando para o segundo lugar. Verstappen deu uma escapada da pista, o que também ocorreu com Leclerc.
Após 40 minutos de sessão, Piastri tomou a liderança da sessão ao marcar 1min28s380, também usando pneus duros em sua McLaren, sendo seguido por Norris. Leclerc, então, recuperou a liderança com 15 minutos para o final da sessão, cravando 1min28s104 com os compostos médios. Já Alexander Albon partiu para a pista com pneus macios, mas escapou da pista.
O número de pilotos que partiu para a pista com pneus macios aumentou nos dez minutos finais. Sargeant avançou para a sexta colocação com oito minutos para o final, ainda um segundo atrás do tempo de Leclerc. Na sequência, Hulkenberg apareceu em segundo, 0s067 distante do tempo obtido pelo monegasco da Ferrari.
Alonso retomou a primeira posição com quatro minutos para o final do treinamento, registrando 1min27s919 com os pneus médios. Pérez avançou para o segundo lugar. Pouco depois, Verstappen cravou 1min27s428 com os pneus macios. Ainda houve tempo para que Tsunoda subisse para a sexta colocação nos momentos finais.
Deixe seu Comentário