Carlos Sainz foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã deste sábado (16) no circuito de Marina Bay, o piloto da Ferrari, que havia sido o mais veloz da sexta-feira, marcou 1min32s065 usando pneus macios.
A segunda posição ficou com George Russell, piloto da Mercedes que acabou superado em 0s069 por Sainz. Lando Norris, com a McLaren, fechou o treinamento com a terceira colocação, sendo seguido por Max Verstappen, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco melhores foi completado por Charles Leclerc, da Ferrari.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Lewis Hamilton colocou a outra Mercedes do grid na sexta posição da folha de tempos, sendo seguido por Oscar Piastri, sétimo com a McLaren. Sergio Pérez anotou o oitavo melhor tempo com a Red Bull, sendo seguido por Nico Hulkenberg, da Haas. A lista dos dez melhores foi completada por Yuki Tsunoda, da AlphaTauri.
LEIA MAIS:
Sainz supera Leclerc e lidera segundo treino da F1 em Singapura
F1: Leclerc lidera primeiro treino com 1-2 da Ferrari em Singapura
GP de São Paulo de F1 abre vendas para Heineken Village na próxima semana
F1: Alfa Romeo anuncia renovação com Zhou para 2024
Confira a programação e onde ver na TV ao GP de Singapura de F1
A partir das 10h será realizada a classificação que determinará as posições de largada. O Grande Prêmio de Singapura tem largada marcada para 9h de domingo.
Confira como foi o treino
A terceira sessão de treinos livres no circuito de Marina Bay começou com temperatura em 31°C e umidade do ar em 69%. A temperatura da pista estava em 39°C. Diferente do que ocorre normalmente, poucos pilotos deixaram os boxes logo que a pista foi liberada. Valtteri Bottas foi o primeiro a completar volta, com 1min35s082, sendo seguido por GuanYu Zhou, também da Alfa Romeo.
Com sete minutos de sessão, Sergio Pérez se colocou em segundo, caindo algumas posições após alguns pilotos se revezarem na liderança do treinamento. Lance Stroll se colocou na frente com a Aston Martin, mas logo foi batido por Carlos Sainz. Então, Max Verstappen pôs a Red Bull na frente pela primeira vez no final de semana ao marcar 1min34s402 com pneus médios.
Bottas voltou a se colocar em segundo, sendo superado por Stroll pouco depois. Sainz tomou a ponta da tabela de tempos com 12 minutos, cravando 1min33s778, ao passo que George Russell avançou para a segunda colocação usando pneus macios na Mercedes, equipe que viu Lewis Hamilton pular para o quarto lugar na folha de tempos.
Enquanto Charles Leclerc avançou para terceiro, sendo seguido por Lando Norris, Verstappen voltou a pontear a sessão, agora com 1min33s660, ainda com pneus médios. Fernando Alonso, em sua primeira volta rápida na sessão, avançou apenas para a 13ª colocação com a Aston Martin. O monegasco da Ferrari deu outra volta e subiu para segundo, 0s003 distante de Verstappen.
Aos 20 minutos de treino, Russell tomou a liderança da sessão ao marcar 1min33s440 com pneus macios, mas logo foi batido por Sainz, que com os médios anotou 1min33s195 com compostos médios. Pouco depois, Leclerc cometeu um pequeno erro e escapou da pista, sem maiores problemas com a Ferrari.
Alexander Albon colocou a Williams na décima colocação com 25 minutos de sessão, enquanto Liam Lawson rodou no primeiro setor com a AlphaTauri, voltando ao traçado sem maiores problemas. Russell voltou à liderança do treinamento ao marcar 1min32s883, novamente usando compostos macios em sua Mercedes. Hamilton, por sua vez, marcou o segundo tempo, 0s222 distante do companheiro de equipe.
A sessão entrou na metade final com Oscar Piastri subindo da 20ª para a 15ª colocação com a McLaren. Leclerc trabalhava em uma simulação de corrida, sem se preocupar em baixar tempo. Russell, por sua vez, baixou mais meio segundo do próprio tempo e ampliou a liderança, agora com 1min32s364, sempre com pneus macios.
Albon avançou para a quarta colocação com a Williams, ainda um segundo distante de Russell. Pouco depois, Esteban Ocon colocou a Alpine na segunda posição. Com 43 minutos, Lando Norris colocou a McLaren na liderança com a marca de 1min32s303, usando os pneus de faixa vermelha. Hamilton, então, subiu para o terceiro lugar.
Piastri acertou boa volta para se colocar em quarto com a McLaren, enquanto Lawson avançou ao décimo posto. Verstappen voltou à pista, agora usando os pneus macios, e subiu para a quarta posição. Com dez minutos para o encerramento do treino, Sainz se recolocou na primeira posição, marcando 1min32s065.
A Haas viu Nico Hulkenberg subir para o oitavo lugar, sendo seguido por Kevin Magnussen, seu companheiro de equipe. Leclerc partiu para uma nova volta rápida, mas cravou apenas o quarto tempo. Nos cinco minutos finais, Russell tomou a segunda posição, 0s069 atrás de Sainz, que cometeu um pequeno erro em uma volta rápida.
Leclerc e Verstappen partiram para uma nova volta rápida com dois minutos para o final do treino, mas ambos erraram. Enquanto o monegasco abortou a volta, o holandês seguiu e pulou para o quarto lugar. A sessão terminou com Sainz na liderança, seguido por Russell e Norris.
Deixe seu Comentário