Charles Leclerc conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Las Vegas, penúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada na manhã deste sábado (18) no circuito montado nas ruas da capital do estado americano de Nevada, o piloto da Ferrari marcou 1min32s726 e faturou a posição de honra pela 23ª vez na carreira.
A segunda posição no grid ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que ficou 0s378 distante de Leclerc, e se beneficiou da punição de dez posições sofrida por Carlos Sainz, segundo na pista. George Russell vai largar da terceira posição com a Mercedes, enquanto Pierre Gasly colocou a Alpine em quarto. Alexander Albon, da Williams, partirá em quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
Logan Sargeant conseguiu seu melhor grid na temporada e partirá da sexta posição com a outra Williams. Valtteri Bottas partirá em sétimo com a Alfa Romeo, sendo seguido por Kevin Magnussen, oitavo com a Haas. Fernando Alonso colocou a Aston Martin na nona posição, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, fecha o top-10. Sainz, punido em dez posições, parte em 12º com a Ferrari.
LEIA MAIS:
Russell coloca Mercedes na frente no TL3 do GP de Las Vegas
Charles Leclerc lidera segundo treino da F1 em Las Vegas
F1: TL1 em Las Vegas é encerrado por problemas na pista. Leclerc lidera
GP de Las Vegas será o 1.100º da F1. Veja os vencedores de corridas “centenárias”
A atividade contou com algumas surpresas. Lewis Hamilton e Sergio Pérez caíram ainda no Q2, quando marcaram o 11º e o 12º tempo, respectivamente. A McLaren foi ainda pior, e viu seus dois pilotos caírem ainda na rodada inicial da classificação, com Lando Norris ficando com a 16ª colocação, e Oscar Piastri terminando com o 19º tempo.
O Grande Prêmio de Las Vegas será disputado neste domingo (19), a partir das 3h.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão que definiu as posições de largada começou com temperatura ambiente em 14°C e umidade do ar em 62%. O asfalto tinha 16°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista, e o primeiro a registrar tempo foi Kevin Magnussen, que, com a Haas, marcou 1min35s968, usando pneus macios.
Após alguma alternância entre os líderes, Charles Leclerc se colocou na ponta com 1min34s898, sendo seguido por Sergio Pérez, da Red Bull. O tempo do monegasco seguiu sendo o melhor até que, com dez minutos para o final da sessão, Carlos Sainz baixasse o tempo. Leclerc, instantes depois, cravou 1min34s072 para retomar a liderança.
Lando Norris chegou a colocar a McLaren na ponta, mas logo foi superado por Pérez e por Lewis Hamilton, caindo para o quarto lugar com sete minutos para o final do treinamento. George Russell, que pouco antes teve uma volta excluída, subiu para o quinto lugar, caindo um posto após Verstappen se colocar no segundo lugar da tabela de classificação.
Logan Sargeant avançou para o quarto lugar com pouco mais de três minutos para o final, enquanto Sainz tomou a liderança com 1min33s851, marca que foi batida por Leclerc pouco depois, com o monegasco marcando 1min33s617. Pierre Gasly se colocou em quarto com a Alpine, sendo seguido por Valtteri Bottas, da Alfa Romeo.
A sessão chegou aos instantes finais com Oscar Piastri tentando, sem sucesso, se colocar no top-15. Russell, que perdeu outra volta por conta dos limites de pista, marcou o terceiro tempo. A sessão terminou com Leclerc e Sainz na liderança. Norris, Ocon, Zhou, Piastri e Tsunoda foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com a maior parte dos pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos, exceções feitas a dupla da Mercedes, Verstappen e Bottas. Alonso foi o primeiro a marcar tempo, mas logo foi batido por Magnussen. A partir daí, os pilotos passaram a se alternar na liderança do treinamento.
Leclerc se colocou na frente com 1min33s966, sendo superado por Pérez pouco depois. Alonso seguiu na pista e cravou 1min33s880, avançando para o primeiro lugar. Albon se colocou em quinto com a Williams, enquanto Sargeant apareceu em oitavo. Com pouco mais de seis minutos para o final, a Mercedes mandou seus pilotos para a pista, com Hamilton tomando a liderança, e Russell ficando em segundo.
Verstappen tomou a primeira colocação ao marcar 1min33s607 quando restavam cinco minutos para o final da sessão. Pouco depois, Leclerc quebrou a marca de 1min33s ao anotar 1min32s834, com Sainz pulando ao segundo lugar. Magnussen seguia forte com a Haas e cravou o quarto tempo da atividade, 0s830 atrás do monegasco.
A sessão chegou aos instantes finais com Stroll avançando ao décimo posto, saindo da zona de classificação após Sargeant subir para sexto. Albon marcou o quinto tempo. Leclerc liderou a atividade, seguido por Sainz e Russell. Hamilton, Pérez, Hulkenberg, Stroll e Ricciardo foram os eliminados para a rodada final.
Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo para a pista rapidamente, exceções feitas a Sargeant e Bottas. Magnussen foi o primeiro a marcar tempo, sendo batido por Gasly e Alonso na sequência. Leclerc tomou a liderança ao marcar 1min33s021, sendo seguido por Sainz e por Verstappen, ambos menos de um décimo atrás do monegasco.
Com cinco minutos para o final, Russell marcou o quinto tempo, quando estava sozinho na pista. Os outros pilotos retornaram à pista pouco depois. Magnussen avançou ao quarto lugar, enquanto Leclerc melhorou seu tempo para 1min32s726, mantendo a primeira colocação. Sainz se colocou em segundo, 0s044 atrás. Verstappen foi aos boxes e ficou com o terceiro tempo.
Russell melhorou seu tempo e marcou o quarto tempo, ficando à frente de Gasly. Leclerc celebrou a pole em Las Vegas.
Deixe seu Comentário