Card image
Notícias
F1: com volta perfeita, Verstappen fatura pole position no Japão

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/09/2023
  • Atualizado: 23/09/2023 às 4:34
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (23) a pole position para o Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Suzuka, o holandês da Red Bull não deu qualquer tipo de chance aos adversários, marcou 1min28s877 na melhor das suas voltas, garantindo a posição de honra pela nona vez no ano.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Oscar Piastri, piloto da McLaren que foi 0s581 mais lento em relação a Verstappen. Lando Norris, com a outra McLaren do grid, partirá em terceiro, dividindo a segunda fila com Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. A lista dos cinco melhores ainda conta com Sergio Pérez, com a Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Carlos Sainz, com a Ferrari, vai largar da sexta posição, enquanto a Mercedes monopolizou a quarta fila do grid, com Lewis Hamilton partindo em sétimo, logo à frente de George Russell. Correndo em casa neste final de semana, Yuki Tsunoda partirá em nono com a AlphaTauri, enquanto Fernando Alonso, com a Aston Martin, larga em décimo.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen bate Norris para liderar TL3 no Japão
Veja como está o grid da Fórmula 1 para a temporada 2024
F1: AlphaTauri anuncia renovação de contrato com Tsunoda e Ricciardo
F1: Verstappen supera Leclerc e lidera segundo treino no Japão
F1: Verstappen lidera com folga primeiro treino no Japão

A atividade contou com uma interrupção. Ainda na primeira das três rodadas da classificação, Logan Sargeant perdeu o controle de sua Williams na última curva do circuito, acertando a barreira de pneus, destruindo o carro. A direção de prova não teve alternativa que não fosse acionar a bandeira vermelha quando restavam 9min05s para o final.

O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 será disputado neste domingo (24), a partir das 2h.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação começou com temperatura em 27°C em Suzuka, que tinha 46% de umidade do ar. O asfalto estava em 38°C. Lance Stroll e Liam Lawson foram os primeiros pilotos a deixar os boxes quando a pista foi liberada. O canadense marcou 1min32s246, marca que logo foi batida pelo neozelandês, que marcou 1min31s729 com a AlphaTauri.

Com cinco minutos de sessão, praticamente todos os outros pilotos partiram para a pista. Pouco depois, Max Verstappen abriu sua primeira volta rápida na classificação, e cravou 1min29s878 para tomar a liderança, sendo seguido por Sergio Pérez, enquanto Lewis Hamilton marcou o terceiro tempo com a Mercedes.

Lando Norris, então, avançou ao segundo lugar com a McLaren, sendo seguido por Oscar Piastri, seu companheiro de equipe. Na metade da sessão, a primeira bandeira vermelha da classificação foi acionada após Logan Sargeant bater na última curva do circuito, destruindo sua Williams e interrompendo a atividade em Suzuka.

Após alguns minutos sem ação de pista, a classificação foi retomada com os pilotos da Ferrari sendo os primeiros a deixar os boxes. Charles Leclerc, GuanYu Zhou e Valtteri Bottas passaram a ser investigados por estourarem o tempo máximo de volta após o acionamento da bandeira vermelha. O monegasco subiu para terceiro, enquanto Carlos Sainz apareceu em quinto.

Lawson se colocou na sétima colocação com a AlphaTauri restando cinco minutos para o final da sessão. Com quatro minutos para o final do treinamento, um verdadeiro congestionamento se formou na saída dos boxes. O Q1 entrou em seus dois minutos finais sem que todos os pilotos tivessem ao menos uma volta rápida registrada.

Pierre Gasly, um dos pilotos que não tinha tempo aferido, subiu para o sétimo lugar, enquanto Esteban Ocon se colocou em oitavo. Os dois logo foram superados por George Russell, sétimo com a Mercedes. Lawson, então, subiu para o quarto posto. Verstappen foi o mais veloz, sendo seguido por Norris e Leclerc. Bottas, Stroll, Hulkenberg, Zhou e Sargeant foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com alguns pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a marcar tempo foi Verstappen, com 1min29s964. Albon se colocou em segundo, 1s593 distante do tempo do holandês. Leclerc se colocou em segundo pouco depois, sendo seguido por Sainz.

Pérez se colocou na segunda posição, distante 0s370 de Verstappen, enquanto Russell aparecia em quinto, seguido por Hamilton. Com oito minutos para o encerramento da sessão, Tsunoda avançou ao terceiro lugar, caindo dois postos após a McLaren ver Piastri se colocar em segundo, com Norris aparecendo em terceiro.

A sessão chegou aos cinco minutos finais com Verstappen ainda na liderança, enquanto Alonso aparecia em 11º, correndo risco de ser eliminado do Q3 pela primeira vez no ano. Ocon, Gasly, Albon e Magnussen completavam a lista, com o dinamarquês chegando a essa altura do Q2 ainda sem nenhum tempo aferido com a Haas.

Albon se colocou na sétima colocação com a Williams, enquanto os pilotos partiam para as últimas voltas rápidas. Piastri, porém, teve problemas com sua McLaren quando deixava os boxes. Leclerc tomou a liderança ao marcar 1min29s940 com o cronômetro no minuto final. Hamilton, por sua vez, avançou ao terceiro lugar, enquanto Russell se colocou em sétimo.

Leclerc fechou o Q2 como o mais rápido, seguido por Verstappen e Pérez, que tomou o terceiro lugar no final. Lawson, Gasly, Albon, Ocon e Magnussen foram eliminados.

Q3
A rodada final da classificação em Suzuka começou com a maior parte dos pilotos partindo para a pista imediatamente. Verstappen foi o primeiro a marcar tempo, cravando 1min29s012, enquanto Piastri se colocou em segundo, distante 0s446 atrás do tempo do holandês. Norris apareceu em terceiro, sendo seguido por Pérez e Hamilton.

Enquanto os outros pilotos visitavam os boxes, Russell e Alonso fizeram suas voltas. O inglês pulou para o quarto lugar, enquanto o espanhol ficou com o sexto tempo. Chamava atenção a Ferrari, que segurava seus pilotos nos boxes para uma única tentativa de volta. O time italiano soltou Leclerc e Sainz para a pista quando restavam pouco mais de três minutos para o final do treino.

Além da dupla da Ferrari, os outros oito pilotos estavam na pista para a volta rápida derradeira da classificação. Verstappen baixou ainda mais seu tempo, marcando 1min28s877, sendo o melhor nas três parciais para garantir a pole position. Piastri e Norris completam o grupo dos três melhores.

Deixe seu Comentário

Comentários