Fernando Alonso se converteu neste domingo (27) no primeiro piloto campeão mundial de Fórmula 1 a vencer as 24 Horas de Daytona. O espanhol, que defendeu a Wayne Taylor Racing (WTR) e teve como companheiros Kamui Kobayashi, Renger van der Zande e Jordan Taylor na prova que abriu a temporada da IMSA SportsCar, teve grande atuação nos três stints que fez ao longo da maratona, que foi marcada por um período de chuva que forçou dois períodos de paralisação da prova, sendo a segunda delas, acionada no início da penúltima hora, definitiva.
LEIA MAIS:
Com Alonso, WTR vence as 24 Horas de Daytona
Ainda no início da corrida, Alonso protagonizou ótima disputa pela liderança com Helio Castroneves, com um Acura da Penske, e René Rast, que correu com um protótipo Mazda, tomando a primeira posição. Já na parte final da corrida, o espanhol batalhou pela primeira colocação com Felipe Nasr, que levou a melhor em um primeiro momento, mas cometeu um erro pouco antes de a bandeira vermelha ser acionada pela segunda vez.
Alonso é o sexto piloto com ao menos uma vitória na Fórmula 1 a vencer as 24 Horas de Daytona, juntando-se a Juan Pablo Montoya, Thierry Boutsen, Pedro Rodríguez, Jo Siffert e Lorenzo Bandini. Considerando pilotos com passagens pela categoria máxima do automobilismo mundial, a lista aumenta para 12, pois o bicampeão do mundo se junta a Chris Amon, Martin Brundle, Rolf Stommelen, Brian Redman, Mark Donohue, Kamui Kobayashi, além dos brasileiros Christian Fittipaldi e Raul Boesel.
Um outro piloto campeão da Fórmula 1 venceu em Daytona uma vez: Mario Andretti. O americano, porém triunfou na prova americana quando esta foi disputada com apenas seis horas de duração, em 1972.
Foto: IMSA
Deixe seu Comentário